domingo, 3 de janeiro de 2010

Redes sociais geram 12,5% de perda de produtividade nas empresas indianas

Para quem cultiva a liberdade do uso das redes sociais nas empresas, eu tenho que confessar que fiquei incomodado com o resultado de uma pesquisa recentemente divulgada pela ASSOCHAM Social Development Foundation. Segundo a pesquisa, as "distrações" na rede reduzem em 12,5% a produtividade dos trabalhadores das empresas indianas.

A ASSOCHAM, Associated Chambers of Commerce and Industry of India, fez uma pesquisa com aproximadamente 4 mil funcionários de empresas indianas, com idades variando de 21 a 60 anos, em várias cidades, entre elas Delhi, Bangalore e Mumbai. A pesquisa foi realizada de setembro a novembro de 2009, ou seja, é bem atual.

O resultado da pesquisa aponta que cada funcionário entrevistado gasta 1 hora por dia navegando por diversas redes sociais, tais como Orkut, Facebook e Linkedin. Este tempo é usado para conversar, jogar ou fazer qualquer outra atividade com objetivo de satisfação pessoal. Portanto, o dia efetivo de trabalho é reduzido de 8 para 7 horas.


A pesquisa informa que 77% dos trabalhadores que estão no Orkut surfam nesta rede social durante o expediente, enquanto 83% dos pesquisados não vêem nada de errado surfar durante o expediente.

Vale a pena ler o press-release que sumariza a pesquisa para ver mais números e detalhes interessantes, tais como as razões que motivam os funcionários a procurarem as redes sociais.

Em relação às empresas, a pesquisa diz que a maioria delas não monitora os sites de redes sociais da mesma forma que fazem com o email, o que aumenta a chance de violação das políticas de comunicação corporativa.

Das empresas pesquisadas, 19% delas permitem o uso de redes sociais apenas para fins de trabalho, enquanto 16% permitem o uso pessoal limitado (isso não ficou claro pra mim - o que é uso pessoal limitado?). Apenas 40% dos trabalhadores entrevistados disseram que suas empresas permitem o acesso livre às redes sociais durante o horário de trabalho.

Não precisa de nenhuma pesquisa para afirmarmos que o uso de redes sociais durante o expediente pode distrair e desviar os funcionários de suas prioridades. Mas também não precisa ser nenhum gênio para concluir que se existem funcionários distraídos demais é porque as suas respectivas cargas de trabalho estão suaves, que o sistema de gestão das empresas não está funcionando adequadamente, que os funcionários estão desmotivados com suas atividades de trabalho ou que os gerentes não conhecem ou não têm consciência do que os seus subordinados estão fazendo. Basta uma destas condições, ou uma combinação delas, para que as redes sociais no local de trabalho se tornem em algo mais interessante do que o próprio trabalho. O uso que os empregados darão às redes sociais no trabalho será diretamente proporcional ao engajamento e atitude já existente dentro da empresa.

A questão do impacto das redes sociais na produtividade do funcionário é sempre tema de discussões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Melbourne da Austrália cita que o acesso livre à internet no trabalho gera produtividade, enquanto que outras pesquisas, como a da Nucleus Research dos EUA, diz que o efeito é perverso e que a queda de produtividade chega a 1,5% nos empregados que acessam o Facebook no ambiente de trabalho.

Independentemente das pesquisas, a percepção dos executivos é muito negativa. Um whitepaper chamado “Social Media: Embracing the Opportunities, Averting the Risks”, produzido pela Russel Herder e pelo Ethos Business Law, afirma que 8 em cada 10 executivos estão preocupados com os riscos de segurança e de danos à reputação da empresa que a mídia social pode causar. Apenas 1/3 dos entrevistados dizem ter implementado políticas de mídia social.

Enfim, a minha avaliação é que o acesso livre à internet e o uso de redes sociais nas empresas são boas práticas e, em breve, serão inevitáveis. Em algumas empresas, o uso das redes sociais já é uma necessidade inerente às áreas fins de negócio. Já em outras, dependendo do segmento e das características do trabalho, o acesso às redes sociais pelos empregados pode até gerar mais produtividade. Em alguns momentos do dia, entrar numa rede social e postar um recado poderá causar no funcionário o mesmo efeito de uma pausa, um descanso para a mente. Essa pausa gera um "refresco" mental, permitindo que a pessoa volte ao trabalho original com mais concentração e maior produtividade. Funciona quase como uma caminhada nos corredores da empresa ou uma paradinha para tomar um café ou água.

Enfim, liberdade para as redes sociais... com moderação.

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8 comentários:

Luiz Henrique disse...

Muito boa sua matéria. Mostra pesquisas dos dois lados, mas fecha com uma opinião que eu também tenho, de que o acesso pessoal às redes funciona como uma paradinha para o café, só que ao invés de encontrar sempre as mesmas pessoas, podemos conversar sobre outros assuntos, que não aqueles de sempre intra-empresa. Eu queria ver pesquisas recentes sobre perda de produtividade com telefonemas e cafezinho.
Abraço.
Luiz Henrique

Pedro Fernandes disse...

Matéria excelente, mas acho que falta publicidade para a adoção melhor das redes sociais como um instrumento corporativo.

Os estudos nesse sentido são pouco convincentes também. Tem um apelo menor eu acho.

Washington Sales disse...

Enfim, liberdade para as redes sociais... com moderação.( rsrsrs)
Olá Mauro,
Também defendo o uso das Redes Sociais. Gostei de saber da pesquisa e os dois lado da moeda. No entanto o que é melhor: Criar políticas de uso dentro do ambiente empresarial? ou ter profissionais chateados por que uma norma não permite ele se relacionar com seus amigos, durante o trabalho?
Crio o que estar faltando, é um maior interesse das empresas em saber o que tudo isso pode trazer de melhor para empresa.

Mauro! Estou terminado uma pesquisa (TCC) sobre a Utilização da Web 2.0, como ferramenta de comunicação (Promoção) nas pequenas empresas, posso passar para vc dá uma olhada?

Até mais,
Washington Sales

Mauro Segura disse...

Claro, Washington. Pode mandar sim. vai ser ótimo. Abcs. Mauro.

Mari disse...

Oi Mauro, legal esse post para refletirmos sobre alguns pontos e concordo com você... quem disse que gastar 1h por dia nas redes sociais significa perda de produtividade? em um simples bato-papo podemos ter ideias brilhantes para nossos negócios... não podemos ? E quem disse que gastar um tempinho conversando com os amigos não dá uma "quebrada" no rotina de trabalho e até ajuda para depois produzirmos mais?? Acho que temos que ter moderação sim, mas em tudo... Ah, em tempo, saiu na revista Valor Setorial - Comunicação Corporativa de novembro o resultado de uma mesa redonda sobre mídias sociais entre executivos de empresas brasileiras. Você chegou a ver? É muito bacana a matéria.

Vera disse...

Tem um outro lado que pouca gente lembra, mas com as pessoas cada vez mais enfiadas no computador, os escritorios estao muito silenciosos hoje em dia e cada vez mais boring... ou eh impressao minha?

Mauro Segura disse...

Vera. Você está certa. Os escritórios estão bem diferentes de dez anos atrás, especialmente nas empresas mais globalizadas. Acho que vou até escrever sobre isso. Você me deu uma ideia para um post que vou ter que desenvolver. Beijos e obrigado por visitar o blog. Mauro.

Verinha disse...

Oi Mauro, acho legal vc abordar esse assunto sim. Pra mim, nada substitui a comunicação face a face - o resto é só apoio.

Bjos, Verinha

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