quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Te conheço, Washington?

Em 2007, nós vivemos um fato muito interessante na empresa. Um rapaz, chamado Washington, mudou o seu número de celular e resolveu enviar um e-mail informando o novo número para os amigos. Nada mais natural, pois todos nós fazemos isso.

O grande problema, e até hoje não entendi muito bem o motivo, é que em vez dele usar uma lista dos seus amigos, ele pegou uma lista de distribuição com todos os nomes da empresa e deu um “send all”. Prá que se dar o trabalho de montar uma lista de amigos? É mais prático mandar para todos os funcionários da empresa. E mandou brasa.

Ele usou uma lista de distribuição com mais de 10 mil nomes e ids. Até hoje nós não sabemos como ele conseguiu essa lista, que deveria ser protegida e ter acesso proibido, mas isso é outra história.

O fato é que Washington enviou o tal “e-mail informativo” para os tais 10 mil nomes.

Em questões de segundos, vários deles começaram a responder dando “reply all” dizendo algo do tipo: “Não te conheço Washington”, “Parabéns Washington”, “Não faça mais isso Washington”, “Quem é você Washington”, “Você é maluco, Washington?”, "Foi bom conhecê-lo, Washington", etc.

Foram centenas de e-mails sendo enviados. Eu recebi vários deles. Eram todos respondendo para todos. Aquele primeiro e-mail singelo deu origem à uma corrente sem controle, algo viral e intenso, num curto espaço de tempo. A rede da empresa rapidamente apresentou problemas de performance, chegou a travar várias vezes. Tudo aquilo porque o Washington resolver comunicar a mudança de celular de uma maneira mais “abrangente”.

E para tornar a história mais pitoresca. Em pouco mais de 1 hora surgiu uma comunidade no Orkut chamada: “EU TENHO O CEL DO WASHINGTON!!”, com vários participantes.

O email do Washington foi enviado às 14:37hs do dia 16/03/07. A comunidade no Orkut foi criada às 15:57hs do mesmo dia e ainda está lá, disponível para ser visitada. Eis o link:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=29237591

Essa história, apesar de divertida, causou transtorno e muita discussão na companhia. O caso tem várias facetas e dá para tirarmos muitos aprendizados. Uma das evidências é que o “povo” quer mesmo é se relacionar. Bastou surgir uma oportunidade instantânea, informal, engraçada, para que os funcionários começassem a reagir e criar uma corrente. Ou melhor, uma rede de mensagens relacionadas ao fato do rapaz ter mudado o celular.

Enfim, o caminho da comunicação interna nas grandes empresas necessariamente passa pelas redes de relacionamento e fóruns de troca de experiências e mensagens. As empresas têm que criar e viabilizar essas redes sociais internas. É uma oportunidade de ouro para conhecer mais as ansiedades, os desafios e as aspirações dos funcionários. Essa é a empresa do futuro, que fala, se relaciona e libera os potenciais e sonhos dos funcionários. Ainda temos muito que caminhar em comunicação interna, desenvolvimento e clima dentro do mundo corporativo.

Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

8 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Grande washington...as empresas precisam mesmo estimular estas redes de relacionamento interno, e como disseste no podcast da idgnow nem todas estão preparadas, creio que o relacionamento na rede é reflexo da cultura organizacional e do relacionamento interno da empresa

abraços,
mateus d'ocappuccino

Anônimo disse...

Mário, que fim levou Washington?

Mauro Segura disse...

Washington continua firme e forte como funcionário...

Anônimo disse...

Vai virar executivo

Anônimo disse...

De 2004 para 2007, com um pesado investimento, o facebook atingiu 49 Milhões de usuários.
Somente com 1 email, alguns minutos e sem investimento nenhum, o washington criou um ciclo de comunicação
e relacionamento entre 10 mil usuáiros que potencialmente reponderiam responder todos para todos.
Se ele tivesse o investimento e os 3 anos que o face teve para explodir no mercado, O facebook hoje
poderia se chamar "Te conheco Washington".

Pedro Amorosino disse...

hahahaha estou chorando de rir!
Lembro muito bem deste caso Mauro, e sinceramete, eu dei um reply para o Washington ;). Dizem que foi sem querer mesmo, não sei como ele conseguiu tal "sem querer", mas dimensão que isso tomou foi incrivel e fica claro o que você diz sobre as pessoas quererem se relacionar, qlqr um poderia deletar a mensagem e ignorar, mas todos responderam para todos. Washignton criou a primeira rede social de nossa empresa :)
Abraços

Sidney Cratiu disse...

Oi, Mauro. Agora que o Orkut foi desativado, o link para a comunidade não está funcionando mais. Abraços!

Anônimo disse...

Mauro este ano foi muito corrido, e não tive tempo de mandar mensagem de Feliz Ano Novo para todos. Você pode me passar o contato do Washington? Assim consigo fazer à tempo!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...