
O relatório também evidencia uma grande preocupação dos executivos com a produtividade dos funcionários. Ironicamente, apesar de todo esse "medo", os mesmos executivos declararam que as redes sociais são importantes para melhorar a comunicação da empresa, interna e externa, para a construção da imagem e reputação da marca, e para melhorar o relacionamento da empresa com os clientes. Também falam em benefícios para o moral interno dos funcionários. Enfim, a maioria dos executivos parece reconhecer benefícios nas redes sociais.
Agora olha a surpresa: 40% das companhias pesquisadas bloqueiam o acesso de seus funcionários às redes sociais. Eu sinceramente esperava um número mais a favor das mídias sociais.
E um susto: apenas 13% dos executivos pesquisados disseram que seus planos de comunicação para crises incluem as redes sociais. Achei incrível esse dado. Tenho a impressão que as empresas estão despreparadas para crises no mundo atual.
Enfim, vale a pena ler todo o relatório. Não preciso ficar aqui resumindo o que documento mostra.
De tudo que é dito no white paper, tem uma coisa que me incomodou muito. É a velha questão de que as mídias sociais causam dispersão e distração na força de trabalho. Como venho dizendo em posts anteriores, acho isso uma balela. Minha experiência pessoal mostra exatamente o contrário. Mas não sou só eu que afirmo isso. Já publiquei um post anterior a respeito de um estudo que comprova que o acesso aumenta a produtividade. Acesse AQUI.
No MediaPost Blogs você encontra um bom resumo do reporte. Acesse AQUI. Porém, acho que nada substitui uma boa leitura do reporte completo (ele é curto, são só 9 páginas). Sugiro imprimir para ler melhor. Acesse AQUI.
3 comentários:
Acredito que a maioria das empresas ainda demore para ver as mídias sociais como aliada. Provavelmente, eles tem medo de perder o controle do conteúdo divulgado e queda na produção.
Boa Noite Mauro Segura,
Gostaria de poder entrar em contato para apresentar um site que desenvolvi - uma Rede Social Empresarial. Através desse portal as empresas podem ter um canal de relacionamento para realização de negócios.
Um sistema totalmente voltado para relacionamento empresarial.
meu e-mail para maiores informações:
sergioricardo@fecom.com.br
Meu site:
www.fecom.com.br
Até mais.
Mauro,
Excelente tema a ser levantado.
Apesar da necessidade de participar das redes sociais, seja monitorando ou efetivamente interagindo, os executivos tem medo de prejudicar a reputação e imagem de suas corporações. É preciso perder a mentalidade de controle absoluto da marca e abrir-se para um novo paradigma: de diálogo, de conversação, de ouvir o que a audiência tem a dizer sobre sua marca,produto, serviço.
Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog
Postar um comentário