domingo, 1 de abril de 2012

Duas palestras sobre Redes Sociais que valem a pena

Sempre recebo pedidos a respeito de materiais educativos de redes sociais nas empresas, especialmente sobre casos reais e boas práticas implementadas.. No entanto, outras vezes me chegam perguntas sobre teoria das redes e estruturas sociais. São perguntas do tipo: como uma rede social se estrutura? Qual é a dinâmica? Como uma informação flui numa rede social?

Eu sei que existem bons materiais na web, mas de bate pronto eu sempre recomendo o excelente blog da Raquel Recuero. Não conhece? Então vai lá pois tem muita coisa legal para aprender. Para quem vive o dia a dia pragmático e imediatista das empresas, os estudos da Raquel Recuero nos alimentam de conceitos que muitas vezes sustentam coisas que temos dificuldade de entender e estruturar.

No blog dela tem um post simples, talvez meio esquecido pelo tempo, que recomenda duas boas palestras que valem a pena. Atenção: as duas palestras não focam redes sociais online, mas cobrem redes sociais em geral. Particularmente eu destaco a primeira, que é tão legal que eu resolvi publicar aqui no blog. Quero tê-la dentro do meu espaço.

A palestra é de 17 minutos, feita no TED por Nicholas Christakis (autor do livro Connected), a respeito de redes sociais e epidemias. O lance não é saber das epidemias, mas sim a estrutura de como uma epidemia evolui dentro de uma rede de relacionamentos, o que é muito interessante sob o ponto de vista da difusão de qualquer coisa dentro de uma rede social - pode ser uma informação, uma ideia ou qualquer outra coisa. É uma palestra introdutória muito fácil de entender, mesmo considerando o vídeo em inglês (tem legenda).

Fuçando na web, acabei chegando numa segunda palestra do TED do mesmo Nicholas Christakis. Tal qual a primeira, ele é brilhante na explanação. Muitos dos pontos apresentados podem ser trazidos para o mundo do trabalho.

É uma aula e tanto. Abre a cabeça mesmo. E "liga" as legendas, ajuda muito na compreensão.





Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

7 comentários:

TRiate - marketing esportivo disse...

legenda nas palestras? não as encontrei...

TRiate - marketing esportivo disse...

não achei as legendas

TRiate - marketing esportivo disse...

Não encontrei as legendas em ambos os vídeos

Mauro Segura disse...

No primeiro video, ao pressionar o play, vai aparecer uma caixa com opções de linguagem na parte esquerda abaixo do vídeo. Escolha English.
No segundo vídeo, ao pressionar o play, vai aparecer uma caixinha vermelha com "CC". Pode pressionar e escolher "Transcrever aúdio". Assim aparecerá a legenda em inglês.
Espero que funcione para você pois funciona muito bem para mim. Abcs. Mauro.

Bruna Gomes disse...

Incrível! Estava procurando algo assim para me educar um pouco mais sobre o tema. Adorei. Incrível também é o fato de o TED conseguir disponibilizar legendas em tantos idiomas e tão rápido, contando principalmente com a colaboração voluntária de quem acessa os materiais. Abraços!

Mauro Segura disse...

Bruna. O TED é formidável e está cada vez melhor. Surpreende mesmo a rapidez das coisas. Obrigado por visitar o blog e pelo comentário. Abraços. Mauro.

Fernanda Assis disse...

Bem, como todo mundo já elogiou o vídeo, deixa eu elogiar a Raquel Recuero. Meu primeiro livro sobre redes sociais foi dela "Redes sociais na internet" É um e-book gratuito que apresenta e define os conceitos de redes sociais. Ela é uma grande defensora do Orkut. Como estudiosa do assunto,ela sempre publica trabalhos muito interessantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...