Texto publicado no Nós da Comunicação.
Uma pesquisa no ano passado, publicado pelo site UBERCEO, mostrou que os executivos realmente estão distantes das redes sociais, e os principais motivos são os riscos que as redes podem trazer para a reputação da empresa, pelo vazamento de informações estratégicas, pela falta de conhecimento em como lidar com as redes e pela paranoica percepção de que o acesso livre às redes gera improdutividade do funcionário.
Uma pesquisa feita por mim junto a CEOs de algumas empresas, recentemente, apontou dez motivos por que os executivos não blogam.
Sabendo que sou estudioso do tema redes sociais nas empresas, muitos colegas me perguntam qual é a minha visão pessoal a respeito dos executivos não blogarem. Pois bem, eu tenho uma visão bem simplista a este tema e desculpe se ela vai decepcionar você. Os executivos não blogam porque eles têm coisas mais importantes para fazer. Tão simples quanto isso.
Imagine a situação de um executivo que está assoberbado de tarefas e, de repente, chega uma tuitada dizendo que o banheiro do terceiro andar está sujo e que isso é um absurdo, que a empresa deveria se preocupar mais com o banheiro dos funcionários, e blá, blá, blá. O que o executivo deve fazer? Ele deve parar o projeto estratégico da empresa de ‘transformar o mundo’ e cuidar de chamar alguém para limpar o banheiro ou... ele não deve dar ouvidos para aquele funcionário chato que resolveu reclamar do banheiro com o cara errado?
Os executivos, especialmente os presidentes, estão focados em cumprir os objetivos assumidos com a empresa e seus investidores, em criar relações sadias e duradouras com a sociedade, em atender e surpreender seus clientes, etc etc. As metas são desafiadoras e os planos arrojados, quase impossíveis. Colocando tudo isso na balança, fica quase evidente que blogar não parece algo tão prioritário assim. Ahhh, soma-se a isso o velho dilema da falta de tempo, que é algo real... e vai sempre piorar.
Investir num blog só vale a pena para alguém que tenha realmente o que falar. Se o executivo precisa falar com diversos públicos e identifica um blog como um canal adequado, então é hora de ir a luta e investir num projeto desse tipo.
Tenho que reconhecer que blogs e redes sociais têm um enorme poder de causar distração, de tirar você do foco. Analise você mesmo ao navegar na internet. Você começa por um caminho e, em menos de 10 minutos, você já está navegando por outros mares, vendo e fazendo outras coisas que não pensou inicialmente. Aplique este mesmo conceito na vida de um executivo e você verá o poder de destruição que isto pode causar em sua agenda de prioridades. No fundo, no fundo, blogar é uma delícia, mas a obrigatoriedade de blogar é um saco... e a obrigatoriedade de blogar ‘certo’ é pior ainda.
Tudo isso é uma pena. Eu acho que um blog seria um espaço perfeito para os executivos falarem o que pensam. Atualmente os CEOs são muito controlados para falar publicamente. Qualquer coisa impacta as ações na bolsa, os clientes, os funcionários e a sociedade. Eu, confesso, faço parte da turma que coordena relações públicas numa grande empresa e ajudo na construção desta percepção a respeito dos CEOs. Isso tudo transforma os comandantes das empresas em seres arredios a emitir opinião própria, especialmente as negativas e polêmicas, eles quase sempre seguem a visão da empresa a respeito de determinado assunto.
Seria maravilhoso para sociedade ver os executivos contribuindo para a blogosfera. São pessoas mais experientes, com muito conteúdo, que contribuiriam para uma discussão melhor e mais rica. Infelizmente a internet está abarrotada de pessoas que contribuem pouco, a maioria participa de forma muito superficial. Como diz a Lucy Kellaway, colunista do ‘Financial Times’: "a maioria das pessoas entra na internet para esculhambar algo ou alguém, é um grande passatempo global".
8 comentários:
Mauro, lendo seus posts sobre "porquê os executivos não blogam" fiquei pensando ... e as pessoas hoje têm tempo pra que? Pra nada. Não têm tempo para comer, ler, sonhar... vivem numa correira desvairada, essa é a verdade. Então, dar a desculpa do "tempo" é uma ótima saída para os dias de hoje. Só não bloga quem realmente nao quer e pronto! E isso vale para qualquer pessoa, não só executivo... adorei o post, gde abraço!
Mari. É isso mesmo. Existem muitas discussões sobre o tema, mas a verdade pura e simples é que as pessoas não blogam porque elas julgam que existem coisas mais interessantes para fazer. Enfim, é uma discussão longa, mas simples na essência, né?
Agora uma pergunta de português. Eu usei a forma correta do "porque" nos títulos dos meus últimos dois posts? Obrigado antecipado pela aula. :) Abraços e obrigado por participar do meu blog. Mauro.
Mauro, seu artigo é interessnte e muito relevante.
Cada vez mais os executivos precisam repensar seus papéis e entender que pelas suas competências e vivências podem contribuir muito com as pessoas que o cercam e com a sociedade como um todo. Em meu blog procuro passar um pouco do que conheço com muito carinho para aqueles que possam se interessar por tais assuntos.
Um grande abraço,
Nei Grando
http://neigrando.blog.br
www.twitter.com/neigrando
Olá, tudo bem?
Meu nome é Ricardo Rosa, trabalho na Produção online do Avesso, um programa que mostra os bastidores das ações de comunicação de grandes marcas. ( www.avesso.com.br ).
Fiz uma visita ao seu blog e queria dizer que está de parabéns pelo trabalho que está fazendo.
Nós desenvolvemos parcerias com diversos blogs das áreas de comunicação, moda, comportamento, meio ambiente, esportes entre outros, e gostaríamos de ter seu blog como parceiro Avesso.
Acesse o nosso site www.avesso.com.br e assista aos nossos programas.
Caso tenha interesse, por favor entre em contato.
Um grande abraço.
Obrigado!
Ricardo Rosa
ricardo@avessotv.com.br
Tel. (11) 3578-0777
____________________
www.avesso.com.br
www.meadiciona.com.br/avessotv
Oi Mauro, eu acho que os executivos não blogam porque tem medo de colocar suas idéias para os outros verem. Acho que tempo é desculpa para tudo o que não queremos fazer.
Adorei o artigo ( ainda mais porque conversamos antes dele sair) bjs Carol
Oi Mauro!
Parabens, adorei seu post. A verdade nua e crua, pois é importante analisar os dois lados da moeda. Só complemento que essa ausencia dos executivos na internet leva alguns dele a generalizar o assunto tambem quando se fala de atender e ouvir o consumidor nas redes sociais.
Um abraço!
Xiii Mauro, a aula dos porquês foi sua! Você escreveu corretamente nos seus títulos... eu é que comi bola. Para quem quiser aprofundar no tema, segue um link que pesquei no bom e velho google: http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
Bjs
Mauro,
os assuntos aqui abordados são aulas e provocações.
Eu acho que os executivos não blogam pq não querem. Nós é que queremos que eles bloguem, queremos o conhecimento que eles tem, as experiências, suas histórias, etc...
Somos diferentes e tem gente que gosta, tem ente que não. Entendo porém que o ponto que tocou no fim do post é fundamental. Estamos cheios de pessoas por aqui que simplesmente querem criticar e denegrir os outros, os famosos "Trolls", e isto sim, não faz bem para ninguém.
Abraços
Pedro Prochno
http://relacoes.wordpress.com
@prochno
Postar um comentário