A Deloitte acaba de disponibilizar um documento chamado “Mídias sociais nas empresas – O relacionamento online com o mercado”. O estudo é muito legal pois ele é dirigido ao Brasil e teve a participação de mais de 300 empresas de diversos segmentos econômicos e de portes diferentes. Além de dar uma visão geral da utilização das mídias sociais nas empresas, ele evidencia o grau de maturidade destas empresas em relação a estas novas ferramentas.
Estão disponíveis dois documentos:
1- Relatório
2- Apresentação Executiva
Se você estuda ou tem interesse no assunto, eu recomendo que leia todo o documento. Ele tem dados muito interessantes. Aqui, no blog, pretendo destacar os pontos que mais me chamaram a atenção.
A principal conclusão do estudo é que as empresas no Brasil, em geral, ainda não utilizam as mídias sociais como estratégia para seus negócios. Existem boas intenções, boa vontade, mas pouca realização.
A pesquisa mostrou que a maior parte das ações em mídias sociais está atrelada a campanhas de marketing, portanto, não nos surpreende saber que é o departamento de Marketing que comanda as iniciativas em 73% das empresas pesquisadas. O que me gerou surpresa foi saber que TI é o segundo departamento mais presente nestas ações, com 16%. Eu esperava ver as áreas de Customer Service e Recursos Humanos com alguma presença significativa, considerando que mídias sociais são ferramentas muito interessantes para o atendimento ao cliente e para o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo dentro das empresas.
Também fiquei surpreso ao saber que a maioria das empresas identifica uma falta de participação da Diretoria e do departamento de Comunicação no comando das ações em mídias sociais. Isso é decepcionante, né?
Em relação às dificuldades, o estudo aponta a falta de tempo e a mobilização como os principais obstáculos apontados pelas empresas na execução de suas estratégias em mídias sociais. Em seguida vem a falta de conhecimento em gestão de mídias sociais. Apesar do resultado da pesquisa, eu ainda penso ser esta última a principal barreira para o maior uso destas ferramentas no mundo corporativo.
Gostei do alerta do relatório quando diz que "a falta de tempo assinalada por grande parte dos respondentes requer a reavaliação da necessidade de recrutar um profissional, uma equipe dedicada ou terceirizar o serviço para cuidar das iniciativas em mídias sociais". Isso é muito importante.
"As empresas que ainda não utilizam ou monitoram mídias sociais, apontam que a dificuldade para mensurar e monitorar os benefícios é a principal barreira para começar a utilizar estas ferramentas. Falta de conhecimento sobre o assunto e falta de adequação à cultura da empresa aparecem logo em seguida com 45% e 42%, respectivamente".
Uma das partes mais valiosas do documento, na minha opinião, é a lista de dez dicas para fazer com que as estratégias em mídias sociais sejam bem-sucedidas. Vejam abaixo um super-resumo, mas não deixem de ir no documento para ver a informação completa:
1- Obter o apoio dos executivos líderes da empresa;
2- Desenvolver disseminadores internos;
3- Começar em mídias sociais por pequenos passos;
4- Definir o objetivo central dessa estratégia e desmembrá-la em objetivos menores;
5- Trabalhar com governança flexível;
6- Definir papéis e responsabilidades claras para a equipe responsável;
7- Estabelecer políticas e orientações de uso de mídias sociais claras e com linguagem simplificada;
8- Avaliar os impactos e riscos que as mídias sociais podem trazer para os processos e negócios da empresa;
9- Encontrar a melhor forma de mobilizar seu público;
10- Definir a linguagem que deverá ser usada.
Enfim, trata-se de um excelente conteúdo para todos aqueles que estudam redes sociais corporativas. Fico feliz de ter contribuído, já que eu fui um dos entrevistados na pesquisa.
7 comentários:
Bom dia Mauro!!!
Assim, se eu acreditasse em bola de cristal que pudesse prever a vidas de outras pessoas eu diria que você tem uma!! rsrs.
Como já falei aqui anteriormente, descobrir o seu blog quando estava fazendo um trabalho de pesquisa sobre a web 2.0 e redes sociais, que por sinal me ajudou muito. Hoje estou ajudando a outras pessoas em outras pesquisas e sempre que vem ao blog, fico feliz, por encontro o que estou procurar de forma, clara e objetiva e sempre descubro o que tenho que aprender e pesquisa mais... Muito bom isso!!!
Abraços,
Mauro, excelente post e dica! Vou recomendar em meu twitter! Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)
Fantástico! Ainda não li os documentos pq estou vendo pelo cel, mas pelo seu resumo pareceu incrível e ainda melhor por falar do mercado brasileiro.
Em uma ação da empresa aonde trabalho para entender a necessidade de posicionamento da marca nas redes sociais levantaram a ideia da criação de um comite de redes sociais, é exatamente a questão de termos profissionais voltados para isso nas companhias. Acho bastante pertinente e inovador, e confesso que me canditaria para o cargo facilmente!
Bjs,
Lili
OI Mauro, achei o post muito bom, e queria me aprofundar mais sobre o assunto, tentei abrir o relatório mas a página está corrompida, você pode mandar para o meu e-mail?
Abraços
Oi, Publicitária... não sei seu nome!!! :)
Teve alguma mudança e o link foi perdido. Obrigado por me alertar. Já consertei. Abraços e obrigado por visitar meu blog. Divulga ele!!! Mauro.
Sempre lemos os artigos do seu Blog, pela alta qualidade destes. Feliz 2013 ! Iria Helena Leite
Iria, obrigado pelo carinho. Feliz 2013 para vocês também. Abcs.
Postar um comentário