terça-feira, 1 de junho de 2010

Estudo: Mídias sociais nas empresas no Brasil

A Deloitte acaba de disponibilizar um documento chamado “Mídias sociais nas empresas – O relacionamento online com o mercado”. O estudo é muito legal pois ele é dirigido ao Brasil e teve a participação de mais de 300 empresas de diversos segmentos econômicos e de portes diferentes. Além de dar uma visão geral da utilização das mídias sociais nas empresas, ele evidencia o grau de maturidade destas empresas em relação a estas novas ferramentas.

Estão disponíveis dois documentos:
1- Relatório
2- Apresentação Executiva

Se você estuda ou tem interesse no assunto, eu recomendo que leia todo o documento. Ele tem dados muito interessantes. Aqui, no blog, pretendo destacar os pontos que mais me chamaram a atenção.

A principal conclusão do estudo é que as empresas no Brasil, em geral, ainda não utilizam as mídias sociais como estratégia para seus negócios. Existem boas intenções, boa vontade, mas pouca realização.

A pesquisa mostrou que a maior parte das ações em mídias sociais está atrelada a campanhas de marketing, portanto, não nos surpreende saber que é o departamento de Marketing que comanda as iniciativas em 73% das empresas pesquisadas. O que me gerou surpresa foi saber que TI é o segundo departamento mais presente nestas ações, com 16%. Eu esperava ver as áreas de Customer Service e Recursos Humanos com alguma presença significativa, considerando que mídias sociais são ferramentas muito interessantes para o atendimento ao cliente e para o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo dentro das empresas.

Também fiquei surpreso ao saber que a maioria das empresas identifica uma falta de participação da Diretoria e do departamento de Comunicação no comando das ações em mídias sociais. Isso é decepcionante, né?

Em relação às dificuldades, o estudo aponta a falta de tempo e a mobilização como os principais obstáculos apontados pelas empresas na execução de suas estratégias em mídias sociais. Em seguida vem a falta de conhecimento em gestão de mídias sociais. Apesar do resultado da pesquisa, eu ainda penso ser esta última a principal barreira para o maior uso destas ferramentas no mundo corporativo.

Gostei do alerta do relatório quando diz que "a falta de tempo assinalada por grande parte dos respondentes requer a reavaliação da necessidade de recrutar um profissional, uma equipe dedicada ou terceirizar o serviço para cuidar das iniciativas em mídias sociais". Isso é muito importante.

"As empresas que ainda não utilizam ou monitoram mídias sociais, apontam que a dificuldade para mensurar e monitorar os benefícios é a principal barreira para começar a utilizar estas ferramentas. Falta de conhecimento sobre o assunto e falta de adequação à cultura da empresa aparecem logo em seguida com 45% e 42%, respectivamente".

Uma das partes mais valiosas do documento, na minha opinião, é a lista de dez dicas para fazer com que as estratégias em mídias sociais sejam bem-sucedidas. Vejam abaixo um super-resumo, mas não deixem de ir no documento para ver a informação completa:
1- Obter o apoio dos executivos líderes da empresa;
2- Desenvolver disseminadores internos;
3- Começar em mídias sociais por pequenos passos;
4- Definir o objetivo central dessa estratégia e desmembrá-la em objetivos menores;
5- Trabalhar com governança flexível;
6- Definir papéis e responsabilidades claras para a equipe responsável;
7- Estabelecer políticas e orientações de uso de mídias sociais claras e com linguagem simplificada;
8- Avaliar os impactos e riscos que as mídias sociais podem trazer para os processos e negócios da empresa;
9- Encontrar a melhor forma de mobilizar seu público;
10- Definir a linguagem que deverá ser usada.

Enfim, trata-se de um excelente conteúdo para todos aqueles que estudam redes sociais corporativas. Fico feliz de ter contribuído, já que eu fui um dos entrevistados na pesquisa.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

7 comentários:

Washington Sales disse...

Bom dia Mauro!!!
Assim, se eu acreditasse em bola de cristal que pudesse prever a vidas de outras pessoas eu diria que você tem uma!! rsrs.
Como já falei aqui anteriormente, descobrir o seu blog quando estava fazendo um trabalho de pesquisa sobre a web 2.0 e redes sociais, que por sinal me ajudou muito. Hoje estou ajudando a outras pessoas em outras pesquisas e sempre que vem ao blog, fico feliz, por encontro o que estou procurar de forma, clara e objetiva e sempre descubro o que tenho que aprender e pesquisa mais... Muito bom isso!!!

Abraços,

Carol Terra disse...

Mauro, excelente post e dica! Vou recomendar em meu twitter! Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Lili disse...

Fantástico! Ainda não li os documentos pq estou vendo pelo cel, mas pelo seu resumo pareceu incrível e ainda melhor por falar do mercado brasileiro.


Em uma ação da empresa aonde trabalho para entender a necessidade de posicionamento da marca nas redes sociais levantaram a ideia da criação de um comite de redes sociais, é exatamente a questão de termos profissionais voltados para isso nas companhias. Acho bastante pertinente e inovador, e confesso que me canditaria para o cargo facilmente!


Bjs,

Lili

Mari Cimini disse...

OI Mauro, achei o post muito bom, e queria me aprofundar mais sobre o assunto, tentei abrir o relatório mas a página está corrompida, você pode mandar para o meu e-mail?

Abraços

Mauro Segura disse...

Oi, Publicitária... não sei seu nome!!! :)
Teve alguma mudança e o link foi perdido. Obrigado por me alertar. Já consertei. Abraços e obrigado por visitar meu blog. Divulga ele!!! Mauro.

curso de excel disse...

Sempre lemos os artigos do seu Blog, pela alta qualidade destes. Feliz 2013 ! Iria Helena Leite

Mauro Segura disse...

Iria, obrigado pelo carinho. Feliz 2013 para vocês também. Abcs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...