segunda-feira, 1 de março de 2010

Membros da Academia Brasileira de Letras usarão Kindles

Acredite se quiser, mas acadêmicos da ABL - Academia Brasileira de Letras - receberão Kindles para experimentação. Essa foi a notícia que li no jornal recentemente. Isso é uma surpresa e tanto pois não estamos falando de qualquer instituição. Entre no site da ABL e veja que ela é uma entidade fundada em 1897, composta por apenas 40 membros efetivos e perpértuos, e que amam livros... de papel.

A ABL já vem dandos passos interessantes na internet. O seu presidente, Marcos Vilaça, 71 anos de idade, tem uma evidente preocupação de inserir a ABL no mundo digital. Ele foi eleito presidente da casa em 15/dez/2005, mas despertou para o assunto mais recentemente. Uma das novidades, lançada dias atrás, foi a versão online do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Hoje em dia, algumas das sessões da ABL já podem ser assistidas em vídeo pela internet. Em janeiro, a ABL lançou um site comemorativo do centenário de morte de Joaquim Nabuco. Ou seja, a Academia vem dando os seus primeiros passos na web, ainda que timidamente.

Em dezembro de 2009, o presidente inaugurou o twitter da ABL com a seguinte mensagem:
“Se eu tuíto, tu tuítas e eles tuítam, a academia também tuíta”, diz Vilaça. Siga a ABL no Twitter [@abletras].

Mas a grande novidade foi a declaração de Vilaça dizendo que vai distribuir Kindles para os acadêmicos. "Vamos começar com uns cinco acadêmicos. Vou falar para eles: Use e depois me diga o que achou" - disse ele. A ideia é fazer um teste. Ele afirma que deseja levar a obra dos acadêmicos para o Kindle. Também disse que vai comprar mais aparelhos para distribuir para as áreas mais pobres.

Essa atitude da ABL é emblemática. Na área da literatura, em nosso país, é difícil imaginar uma entidade mais conservadora do que a ABL. E mesmo assim a entidade se movimenta e fala em experimentação do Kindle. Será que algum dia vamos ver a cena de uma reunião dos acadêmicos da ABL, todos com seus notebooks e kindles nas mãos, conectados à internet, googlando? Será que eles estarão usando fardão neste dia?

Por fim, só não ficou claro se o próprio presidente da ABL vai usar um Kindle. Deveria, né? Pra dar o exemplo.

Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

13 comentários:

Zee disse...

É Mauro, só tenho um comentário a fazer: excelente!

Melhor estímulo para os acadêmicos é impossível!


Abração à todos!

Anônimo disse...

Apesar deu ainda amar um bom livro... de papel, é bom saber que as instituições estão preocupadas não apenas com seus umbigos, mas em se conectar com as pessoas, com as tendências, contanto que isso não lhes tire a sua essência.
Abraço, Emanuela.

Blog de um Brasileiro disse...

amo o livro de papel e não preciso descrever, sob o risco de redundância, a delícia que é folhear um livro de papel. Contudo não podemos esquecer que o que realmente vale é o conteúdo de uma literatura, de um escrito e, por isso, a ferramenta digital é de vital importância nos dias de hoje.
Parabéns à ABL pela iniciativa

Mauro Segura disse...

Simplesmente excelente o "Blog de um brasileiro". Já estou seguindo. Abcs. Mauro.

André HP disse...

Esse velhos rabugentos ainda mudaram muito.

ganhar curtidas facebook disse...


Muito bom o post

comprar curtidas disse...

excelente post e website gostei

automacao email marketing disse...

Muy bueno tu blog y estoy siguiendo su cargo por un largo tiempo!

software de email marketing disse...

Muito bom!

marketing de email disse...

Muito bom!

mais seguidores disse...

excelentes!

comprar curtida no instagram disse...

Muito bom!

comprar seguidores brasileiros instagram disse...

Excelente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...