sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A world of connections - um reporte especial da The Economist

Ler a matéria "Batendo papo no escritório" da Carta Capital edição 583 (estava nas bancas na semana passada) é um pouco decepcionante. O artigo fala sobre as redes sociais nas empresas, seus dilemas e potenciais. Mas o pior da matéria é o próprio título. É sarcástico. É tendencioso. Muito infeliz este título, né?

Mas não podemos culpar a Carta Capital. Afinal a matéria é a tradução para o português da matéria "Yammering away at the office - A distraction or a bonus?" publicada na "The Economist" edição de 28 de jan de 2010. Aqui o título parece até pior que na Carta Capital, considerando que a tradução de "yammering" é "choramingando".

O primeiro parágrafo da matéria fala de duas pesquisas que já publiquei e comentei aqui no blog. A primeira é a pesquisa da Morse, que mostra que as redes sociais nas empresas geram perda de dinheiro para as empresas. Já a segunda pesquisa citada é da Nucleus Research, que fala que as redes sociais trazem produtividade para as empresas. Enfim, nada de novo. Já estou até cansado de citar estas pesquisas. Estou atrás de dados diferentes e novos estudos.

Mas o legal mesmo na edição da The Economist de 28 de janeiro de 2010 é o reporte especial "A world of connections - A special report on social networking". Este é daqueles documentos que devemos imprimir e ler com calma. Talvez até guardar para futura referência. Tem vários insights legais para quem estuda e deseja aumentar o conhecimento em redes sociais nas empresas.

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4 comentários:

Dyanne de Sá disse...

Oi, Mauro

Mais um ótimo post!

Acredito que os temas rede sociais nas empresas e novas mídias geram muitos dilemas. Mas estamos em uma era de facilidade, interatividade e de empresas ‘jovens’ e com novas atitudes.
Acredito e confio na pesquisa da Nucleus Research. Dar a voz para os funcionários e trabalhar com uma comunicação de mão dupla é aprendizado tanto para a empresa, quanto para os departamentos e funcionários (que muitas vezes pensam que suas ideias podem não ser tão boas). Mas as pessoas estão sempre estudando, se inovando, então pq não aceitar e ouvir novas ideias? Pq não sair de sua caixinha e discutir opiniões?

Encontrei uma pesquisa realizada pela Altimer Group e Wetpaint, que comprova: “As empresas que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas. A pesquisa foi feita com as 100 empresas mais valiosas do mundo, apontadas pela Business Week. O investimento em mídias sociais representou um crescimento, em média, de 18% nos últimos 12 meses.”

Eu acredito nisso!

Beijos.

Mauro Segura disse...

Dyanne.
Obrigado pelos comentários. Eu já conhecia a pesquisa da Wetpaint/Altimer Group, que foi publicada no meio de 2009, mas eu nunca tinha escrito um post sobre ela. Lembro que a pesquisa apresentava um conteúdo excelente e muito rico. A sua lembrança me motivou a escrever um post sobre ela. Vou rever o documento que salvei pois merece um post sim. Bjs e obrigado. Mauro.

Zee disse...

É Mauro...

Sabeo que tudo isso me lembra? a guerra declarada do Sr. Rupert Murdoch contra a Google.

Que tbm remete aos motivos do nascimento do Creative Commons. Em resumo, o CC nasceu para responder de forma temperada e justa a questão dos direitos autorais e o mundo da internet. A base é simples, em vez da lei começar com "o direito é meu, então peça pra mim o que fazer" muda-se para "quem criou fui eu, mas vc pode fazer uso, desde que respeitoso".

E por respeitoso pode ou não entrar cifras. E cifras são o grande problema.

Creio que os anos 80 consolidaram a idéia do "quem controla a informação detém o poder". A impresa até ganhou a alcunha de "quarto poder"...

E o que a web e as relações naturais humanas vem fazendo é minar tudo isso. Afinal de contas, verdade seja dita, essa história de poder é infantil demais não?

Em suma, vejo tudo isso se refletindo nas empresas hj. A questão de segurança de informação, que é muito séria; cedeu lugar para a sua versão imatura de "quem está no bate papo no escritório".

Como se as pessoas não batessem papo umas com as outras no escritório. Não bebessem água, nem fosse ao banheiro. Até parece que gastamos 100% do nosso tempo produzindo...

Enfim, creio que é por causa disso que nós temos que realmente trazer o que importa para a pauta: educação no uso de recursos corporativos; postura social (etiqueta dentro e fora da web); segurança de informação; entre outros temas!

Empresas não são escolinhas onde os gerentes e coordenadores não passam de bedéis procurando alunos que cabulam aula.

Abraço a Todos!

Zee disse...

Off Topic!

Mauro desculpa o off topic mas eu vi esta matéria e queria passar pra vc, acho que vc vai gostar, isso é, se já não viu!

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11954

Forte Abraço!

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