sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Futuro do Marketing - Painel imperdível no ProXXIma

O estudo global dos CMOs realizado pela IBM em 2011 apresentou que os maiores desafios dos líderes de marketing e comunicação no mundo estão conectados a 4 grandes tendências:
- A EXPLOSÃO DE DADOS (BIG DATA);
- AS MÍDIAS SOCIAIS;
- O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE CANAIS E DISPOSITIVOS;
- UM NOVO CONSUMIDOR – INFLUENTE E COLABORATIVO.

Os CMOs, líderes de marketing e comunicação das empresas, de forma geral, não se sentem bem preparados para enfrentar os 4 desafios acima. Eu participei ativamente dessa pesquisa, tendo o privilégio de fazer ao vivo 16 entrevistas no Brasil, que contemplou mais de 1700 entrevistas em todo o mundo.

Desde 2011 a IBM realizou outras pesquisas e vários grandes eventos ao redor do mundo com CMOs. Aprendemos bastante nos últimos dois anos. Um time de consultores e especialistas em marketing mergulhou em estudar esse novo marketing que vem surgindo na sociedade atual e desenvolveu um “POV – Point of View” do “Futuro do Marketing”. E, uma das constatações, até evidente, é que o marketing é hoje uma disciplina completamente dependente de tecnologia.

Hoje lidamos com grandes volumes de dados, um enorme números de variáveis, clientes informados, colaborativos, que esperam um tratamento diferenciado e individualizado das marcas em que confiam.

Como prover uma experiência especial para cada cliente? Não dá mais para o marketing trabalhar como antigamente. Hoje o marketing precisa de tecnologia e sistemas para criar formas ágeis e confiáveis no relacionamento com seus clientes, entendê-los, automatizar a própria operação de marketing dentro da empresa e criar experiências únicas para os clientes em que cada momento de relacionamento deles com a empresa.

Não basta somente tecnologia, tem que ter pensamento sistêmico, metodologias e ferramentas. Estamos diante de um novo mundo do marketing.

O POV sobre o Futuro do Marketing aponta 3 grandes pilares:

1- ENTENDER CADA CLIENTE COMO UM INDIVÍDUO

2- CRIAR UM SISTEMA DE RELACIONAMENTO QUE MAXIMIZE A GERAÇÃO DE VALOR A CADA INTERAÇÃO

3- DESENVOLVER A CULTURA E A MARCA PARA QUE SEJAM AUTÊNTICAS


1
O Cliente não quer mais ser tratado como alguém pertencente a uma classe ou a um grupo de pessoas que pensam parecido. Ele quer ser tratado como um indivíduo, único, com singulares pensamentos, desejos e necessidades. Como capturar e entender os seus hábitos de forma que possamos conhecê-lo melhor e prever os seus próximos passos e necessidades?
Como fazer isso de forma massiva? Como alcançar esse “nirvana” quando se tem milhares ou milhões de clientes?
Empresas munidas de forte capacidade analítica são capazes de melhor prever a próxima oferta, ação ou necessidade para cada cliente.

2
O Cliente conversa com a empresa por múltiplos canais, nas mais diferentes formas, horários e interações. Como criar um sistema de relacionamento com o Cliente para que ele tenha uma experiência diferenciada em cada interação? Como criar uma  experiência única em cada contato?
Empresas que pensam sistemicamente são capazes de fazer a oferta certa, no ponto de contato certo e no momento certo - e ainda desenvolver um melhor relacionamento do cliente com a marca.

3
No passado, quando alguém tinha uma experiência negativa com uma empresa, apenas esse indivíduo sentia. Hoje ele pode contar para todo mundo... na mesma hora.
Os profissionais de marketing sempre foram os responsáveis pela promessa da marca. Agora, temos de prestar a mesma atenção a todos os funcionários e a todos os membros de nossa rede de fornecimento e distribuição - cada um deles passou a ser um ponto de interação. Em um mundo de transparência total, essa tarefa está em uma escala muito diferente. Precisamos criar empresas genuinamente excelentes e, portanto, excelentes marcas. E isso começa pela cultura.
Todos os dias, milhões de ações direcionadas pela nossa cultura influenciam o que os outros pensam da nossa marca. Participando das redes sociais e desenvolvendo relacionamentos genuínos, a nova profissão de marketing elimina as diferenças entre a promessa da marca e o que ocorre na vida real.
Como reforçar e aumentar o valor da marca de forma a criar um relacionamento realmente genuíno com o cliente?

O ProXXIma, um dos principais eventos voltados para a comunidade de marketing do país, ocorre nos dias 8 e 9 de maio. Eu estarei lá, no dia 8, apresentando "O Futuro do Marketing" às 14h30, na sessão de Garage.

Mas não é só isso, o mais legal será o painel que teremos em seguida com 4 importantes líderes de marketing do país para discutir como eles estão fazendo, hoje, "o futuro do marketing" em suas empresas. Já agradeço antecipadamente a participação da Cristina, Marcelo, Mônica e Pedro nessa discussão. Estou entusiasmado com isso.
Imperdível !!!


Monica Gregori - Diretora de Marketing e Comunicação da Natura
Pedro Guasti - VP de Marketing Intelligence do Buscapé
Cristina Paslar - VP de Marketing da Mastercard
Marcelo Miranda - Diretor de Marketing da Sky

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7 comentários:

Gustavo disse...

Olá! Descobri seu blog há algumas semanas atrás e desde então tenho lido bastantes postagens suas. Parabéns pelo trabalho.
Nesse post vc diz que a tendência no marketing é estar cada vez mais relacionado com a tecnologia, mídias sociais e tal.
Tenho 19 anos e estou me formando em análise de sistemas, mas estou tendo uma quedinha por marketing ultimamente, principalmente em mídias sociais. Gostaria de saber se vc acha que valeria a pena eu ir pra esse mercado de marketing, se eu iria aproveitar algo da minha formação em análise numa carreira de marketing, ou se seria algo como começar tudo do zero novamente.
Agradeço desde já.
Gustavo.

Mauro Segura disse...

Gustavo.
Obrigado pelo carinho com meu blog.
Acho que a combinação "análise de sistemas" e marketing faz muito sentido. Essa é uma formação muito especial e o mercado de trabalho vai demandar profissionais que tenham pés nessas duas áreas. Mas a decisão é muito pessoal. Você tem que analisar muito bem o que deseja para o seu futuro.
Veja abaixo a mensagem que acabei de receber no meu LinkedIn:
"Interessante este seu artigo, e uma alegria para profissionais "híbridos", que trabalham em marketing com um pé em TI. Talvez um perfil como o meu se torne mais comum: formação média em TI, superior em comunicação, MBA em e-Commerce, começo de carreira como programador de software e depois mudança para a área de marketing. E olhe que planejei esta carreira lá nos anos 90, depois de ler A Vida Digital (livro de Nicholas Negroponte, do MIT, sobre a convergência de meios que estava surgindo na época)."
A minha resposta para ele foi:
"Excelente. O seu perfil e experiência são pepitas de ouro no mercado. Parabéns pela ousadia de se aventurar em algo novo, no momento certo. Abraços."
Acho que isso responde um pouco a sua pegunta.
Abraços e obrigado por me prestigiar com seus comentários.
Mauro.

Renata de Lima disse...

Parabéns pelo blog! Sempre leio as postagens e sempre aprendo algo novo. Esse post, então, foi especial. Sou jornalista e estou cada vez mais interessada por esse novo relacionamento das empresas com os seus públicos. O que você apresentou no post só confirma esse novo desafio para as organizações. Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre esse tema. Parabéns pelo blog e continue compartilhando informações interessantes como essas!

Renata de Lima disse...

Olá! Parabéns pelo blog! Sempre acompanho as atualizações e este post, então, achei especial. Sou jornalista e, cada vez mais, estou interessada por esse novo relacionamento que está se configurando entre as organizações e seus diferentes públicos. Acredito que as novas formas de interações entre organização e públicos está pautando o trabalho de todos os comunicadores. Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre esse tema. Parabéns pelo blog e continue postando informações interessantes para nós!

Ignes Carvalho disse...

Entendo que proposta da sinergia entre marketing e TI é fundamental. Não somente em termos de tecnologia, mas também para entender as relações entre as informações e como elas se traduzem em conhecimento. A relação entre clientes - empresas, empresas - funcionários e funcionários - clientes deve ser capaz de observar não somente suas interações, como o efeito dessas interações. Dentro de uma perspectiva sistêmica, precisa buscar desvendar as conexões aparentemente ocultas provenientes de diferentes atores de ambientes variados. Dessa forma, percebe o individual, dentro das capacidades necessárias para que possa organiza o coletivo, aquilo que emerge como algo maior, inovador, intensamente conectado e mais capaz de ser sustentável em longo prazo. Entender o cliente como um indivíduo é um passo muito importante, assim como entender seus funcionários desse mesmo modo, e criar forma de utilizar essa capacidade coletiva para trabalhar de forma participativa, gerando e disseminando conhecimentos. A geração de valor poderia ser traduzida em capacidade de conexão, orientação que só poderia ser realizada através de uma intenção comum. Para isso é necessária uma cultura organizacional consistente com os valores de transparência, honestidade e responsabilidade (requisitos para uma boa governança), disseminados e entendidos por aqueles que fazem parte da empresa e que se espelha em sua marca, disseminando esse informação para seus clientes. A empresa então pode aumentar sua capacidade de atuar de forma flexível (inclusive de forma iterativa, aprendendo enquanto faz, aprimorando-se continuamente) e colaborativa, gerenciando riscos e mudanças, transformando desafios em oportunidades para atender as expectativas de seus clientes em longo prazo. Isso tudo faz parte da cultura da gestão da informação, assim como do conhecimento e somente dessa forma o marketing pode se fortalecer.
Já faz alguns anos que leio seu blog. Infelizmente falta tempo para acompanhá-lo de forma mais assídua, mas a leitura é sempre agradável e interessante.
Abraços,
Ignes

Mauro Segura disse...

Renata. Obrigado pelo carinho com o blog. Você, que é jornalista, está enfrentando essas grandes transformações ao vivo... ou melhor, fazendo as transformações acontecerem. Abraços e obrigar pr visitar e comentar no blog. Abraços. Mauro.

Mauro Segura disse...

Ignes. Que legal o seu comentário. Sabe do que mais gostei? Quando você escreveu "perspectiva sistêmica". O caminho é por aí mesmo. Porém,infelizmente, as áreas de marketing e comunicação não entendem muito bem essa coisa de "visão sistêmica" e tendem a fugir dessa conversa. Enfim, estamos diante de uma grande mudança. Ou você surfa essa onda ou ela vai te atropelar. Obrigado por visitar e comentar no blog. Abraços.... Mauro.

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