segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Eu sou preconceituoso mesmo, e daí?

Quem vive no meio corporativo sabe como é que é. Os líderes das empresas, em sua maioria, são impacientes, estão sempre cobrando resultados e não tem tempo para perder ou divagar. Conversar sem pressa, sem uma agenda ou olhando para a janela, não dá certo. Para eles, conversa boa é aquela dentro de uma reunião. E reunião tem que ter apresentação, um powerpoint, uma pauta ou um documento para olhar. Qualquer reunião começa e, em poucos minutos, já está rolando um papo de quem é o responsável por tal tarefa, prazo e resultados. Já rola logo também um papo de retorno sobre investimento. E já marca uma nova reunião para cobrar os resultados. Não se permite sonhar ou divagar. Conversa sem objetivo não rola.

Dado esse contexto, o fato ocorrido abaixo, contado por um colega, foi mais ou menos assim.

O presidente de uma empresa foi convidado para se reunir com um grupo que estava montando um projeto na área de responsabilidade social. A ideia era apresentar o conceito do projeto para o executivo e ver se ele topava investir. No grupo, havia uma integrante que era muito inteligente, mas que divagava um pouco e às vezes partia para um "brainstorming". Ao longo da reunião, na terceira vez em que ela falou sobre algo que estava pensando, o presidente mostrou desconforto e disse que não tinha tempo para divagações. A reunião terminou mal e as pessoas sentiram um anticlímax na despedida.
Depois da reunião, um dos diretores que acompanharam o presidente na reunião, se virou para ele e falou:
-- Puxa, você pegou pesado. Você e seu velho preconceito com quem não é objetivo e pragmático.
O presidente respondeu:
- Eu sou preconceituoso mesmo, e daí? Meu interesse é a empresa e não posso perder tempo.

Eu não preciso citar aqui o nome da empresa onde aconteceu o fato, até porque acredito que essa é uma situação comum em muitas empresas, especialmente nas maiores onde os líderes têm uma rotina alucinante de trabalho. Aliás, o fato se alinha com um outro post que já escrevi chamado "Os líderes têm pouco tempo para pensar". O problema é que acontecimentos como esse minam a capacidade criativa das empresas.

Rowan Gibson, autor do excelente livro "Inovação Prioridade No. 1", Editora Elsevier, afirma que existem três precondições críticas para que a inovação genuína aconteça dentro das empresas:
1- Criar tempo e espaço na vida das pessoas para reflexão, geração de ideias e experimentação;
2- Maximizar a diversidade de ideias necessárias à inovação;
3- Favorecimento da ligação e troca de ideias - a "química da combinação", que serve de terreno fértil às ideias revolucionárias.

Ou seja:

Inovação = Tempo + Diversidade + Colaboração

Rowan Gibson pe
diu a mais de 500 gerentes, de nível médio e sênior, de grandes empresas norte-americanas para identificarem as maiores barreiras à inovação em suas respectivas organizações. Uma das respostas mais comuns foi a "falta de tempo".

Mas só tempo não é suficiente. Estabelecer momentos de conversa livre, franca e
transparente faz toda a diferença. No post passado, chamado "A gente adora floresta de pinheiros", eu apresentei um ponto de vista sobre a questão da Inovação, que tem profunda conexão com a cultura corporativa.

O caso contado acima, onde o presidente da empresa diz que é preconceituoso, pode não ser um bom exemplo. Afinal, em toda a empresa, tem que existir momentos específicos de decisão pragmática e reuniões objetivas, e outras situações onde reflexão e brainstorming são bem-vindos. Portanto, quando as pessoas se juntam dentro de uma empresa, todas têm que ter consciência do que esperar daquele momento ou daquele grupo. No caso do exemplo acima, pode ter ocorrido um erro de expectativa dos integrantes da reunião. O presidente queria tomar decisões, enquanto outros poderiam querer propor ideias e diferentes alternativas às existentes. Mas, no fundo, lá no fundo mesmo, o único preconceito que o presidente não pode ter é quanto à inovação.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo rima com Martelo e eu estou aqui para quebrar todo tipo de preconceito!

Ser preconceituoso é praticar a arte da ignorância
A pessoa preconceituosa julga algo ou alguém sem conhecer e muitas vezes nem se preocupa em conhecer, só em julgar.
Ou julga algo ou alguém por ser diferente, mas nenhuma coisa no mundo é igual a outra e nada é perfeito
Já se vc bate no peito e defende os seus preconceitos
Pq se acha bom o bastante
Saiba q vc ñ passa de um bosta ignorante.

Só p concluir... "Os ignorantes, acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: Aprender."

Vamos tentar vencer nossa ignorância e quebrar nossos preconceitos
Preconceito todo mundo tem e também já sofreu algum tipo... Então vamos tentar ser pessoas melhores p viver num mundo melhor.

Marcello.santhos@hotmail.com

Eduardo disse...

Excelente reflexão, Mauro.
Obrigado.
Eu sou professor e gostaria de usar seu artigo, citando a fonte é claro, em exercício ou prova sobre a ética. Você me autoriza?
abs
Eduardo (edu@clarearpp.com.br)

Mauro Segura disse...

Olá Professor Eduardo.
Por favor, use e abuse. Tudo que está no blog é público. É uma satisfação saber que ele será usado dessa forma.
Sinta-se livre para usar todo o conteúdo do blog da maneira que desejar. Agradeço sempre que cite a fonte, até porque estou sempre em busca de novos leitores e relacionamentos. Através do blog eu tenho conhecido pessoas interessantes e profissionais competentes.
Abraços e boa sorte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...