- O estudou pesquisou 34.400 funcionários de empresas no mundo;
- Apenas 20% das empresas pesquisadas tem uma política definida para uso de mídias sociais, e deste grupo, 63% dos funcionários dizem que tal política ajuda a evitar perda de produtividade no uso das mídias;
- Apenas 4% das pessoas consultadas disseram que a reputação da empresa foi afetada negativamente pelo uso de mídias sociais.
O estudo comprova duas situações já conhecidas.
A primeira é que muitas empresas ainda se lançam nas mídias sociais sem definir uma política ou estratégia. A segunda é que, na prática, o potencial de risco à reputação para as empresas é bem menor do que as pessoas imaginam.
Mas o mais legal do reporte é o excelente sumário que a Manpower apresenta para o uso de mídias sociais nas empresas. Consulte o reporte AQUI pois alguns exemplos de empresas são citados.
O uso das mídias sociais nas empresas pode gerar:
- Ganho de produtividade;
- Aumento da colaboração;
- Compartilhamento de conhecimento, ideias e práticas;
- Aumento da inovação aberta e espontânea;
- Maior engajamento e alinhamento dos funcionários;
- Melhoria no processo de recrutamento e seleção:
- Novos recursos para marketing, comunicação e relações públicas;
- Melhor suporte à operação da empresa em casos de desastres e emergências;
- Motivação para os funcionários inovarem e contribuírem com ideias;
- Descoberta de novos talentos e "experts";
- Criação de senso de comunidade;
- Maior envolvimento e participação dos funcionários na estratégia, objetivos e "grandes temas" da empresa.

- Quebra da barreira hierárquica;
- Quebra da barreira geográfica;
- Comunicação direta sem intermediários;
- Criação de identidade pessoal;
- Criação de referências;
- Transparência e política de portas abertas.
Quer saber? Eu ainda não entendi o que as empresas estão esperando para entrar nessa.
3 comentários:
Ótimo post, Mauro!
Com freqüência me faço a mesma pergunta que você fez no final, e a conclusão a que chego é a de que trata-se apenas de uma questão de tempo. Acompanho de perto a evolução da área nos EUA e na Europa, e o entendimento já está muito mais avançado do que aqui no Brasil.
Não que a comunicação digital seja solução para tudo, claro. Mas pelo que tenho ouvido por aí, as "desculpas" para se manter alheio a esse potencial têm mais a ver com o medo, o receio do novo e a pressão para encontrar certezas e elementos concretos em um ambiente tão volátil. Nenhuma delas me convence.
Uma outra coisa que em nada ajuda a causa é o fato de que muitos profissionais da área passam o tempo todo pregando para convertidos, ou seja, se gabando e mendigando reconhecimento de seus pares. Isso é bem diferente de colaboração e networking, que são hábitos saudáveis e que nos beneficiam a todos.
Com tanta gente fazendo bons trabalhos por aí, penso que cabe a nós profissionais encontrar as soluções, o tom e os argumentos certos para mostrar os resultados.
É isso. Um abraço e até a próxima!
Este texto do link pode minimizar o receio das empresas e motivá-las a entrar no mundo social digital com mais assertividade. http://webinsider.uol.com.br/2010/04/19/planejando-a-sua-campanha-para-redes-sociais/
Sempre ótima leitura no AQO.
MATEUS
Mauro parabéns pelo post! tem tudo a ver com as ultimas interações feitas por aqui.
Redes sociais para muitas empresas é algo muito novo, uma revolução 360graus e que pegou todos os mais tradicionais de "surpresa". Eles enxergam uma mudança radical e a sensacao de insegurança, já que o poder vai para as maos do usuário. Paradigmas persistem.
Obrigada Mauro, até mais!
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