
Para quem trabalha em comunicação interna nas empresas esta abordagem é uma mensagem e tanto. Existe uma preocupação evidente dentro das empresas em informar a estratégia e os objetivos empresariais básicos através dos canais internos de comunicação. Todos consideram importante os funcionários conhecerem a estratégia e entenderem para onde a empresa está indo, mas a grande dificuldade é fazer os funcionários conectarem a tal estratégia da empresa com as suas atividades rotineiras diárias.
Na verdade, de que serve uma estratégia se a empresa não consegue implementá-la? E não são meia dúzia de executivos que farão ela acontecer. A estratégia e os principais planos da empresa devem ser o objetivo primário de todos os funcionários, e cada um deles tem que entender como o seu trabalho diário contribui para tais objetivos. No fundo, no fundo, são os funcionários que determinarão o sucesso da estratégia. É aí que começa o desafio da comunicação interna.
Comunicar a estratégia é a parte mais fácil. Coloca uns tópicos na intranet, publica alguma coisa nos murais, bota o presidente para gravar um vídeo de 5 minutos, tudo isso resolve o problema da divulgação da estratégia. O nó acontece quando o João da contabilidade, a Maria Lúcia da linha de produção, o Márcio da transportadora e a Ana Paula da área financeira tomam conhecimento da estratégia e não se vêem nela. É aí que o problema existe.
É nesta hora que entra a parte mais difícil e existe um elemento fundamental que vai fazer toda a diferença: o gerente imediato. É ele que os funcionários vão procurar nos momentos de aperto e dificuldade. E deveria ser ele o principal elo de ligação entre o trabalho individual dos funcionários e o objetivo coletivo de todos. E este objetivo coletivo tem que ter uma "cola" clara e evidente com a estratégia da empresa.

Fazer os gerentes entenderem seu papel na implementação da estratégia da empresa deveria ser uma obsessão das empresas. São eles que são capazes de influenciar a atitude e o foco dos funcionários. E não vejo isto como uma missão de recursos humanos, acho que isto é missão básica da área de comunicação interna.
Conquistar o engajamento e o entusiasmo do corpo gerencial no alinhamento dos objetivos de seu grupo com os objetivos maiores da empresa deveria ser foco da área de comunicação interna. Para isso, o desenvolvimento de programas e a criação de canais diferenciados de comunicação para os gerentes parecem ser um bom caminho, mas isto já é papo para outro post.
3 comentários:
Não querendo cobrar mas já o fazendo: estou ansiosa por esse novo post. Tenho mais experiência em Comunicação Externa e ando fascinada por esse outro lado, que no meu entender ganha ainda mais importância com a web 2.0 (vide o caso Locaweb). Além da discussão que vc vai trazer para o blog e do material que a Aberje torna disponível, você recomendaria algo mais?
Abs,
Tatiane
Este post me fez lembrar outro mais antigo que fala do "The Candle Problem". É preciso transparência, propósito e autonomia, do contrário nem o gerente mais próximo conseguirá transmitir a estratégia ao corpo de funcionários. Não te parece Mauro?
Ps: não sei se já viu, mas a professora viviane mansi citou o texto no blog comunicaçao interna > http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2010/04/comunicacao-interna-por-mauro-segura.html
MATEUS
Nossa, Mauro... O tema de como engajar os funcionários em torno dos objetivos é mega. Concordo 100% com você e acredito que esta preocupação deva ser adotada no modelo de gestão da empresa. É imprescindível a participação relevante dos Gerentes para "cascatear" a informação para os funcionários. Compartilhar a visão da empresa e da alta direção com os gerentes é mandatorio para que possam compreender o caminho e inspirar a seus funcionários de modo a que todos estejam trabalhando pelo mesmo. Mais do que objetivos, acredito que compartilhar a visão é algo de extrema importância para gerar engajamento. Mais que comunicar é preciso inspirar...
Postar um comentário