quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Use as Redes Sociais com moderação. A vítima pode ser você

Uma mulher canadense está de licença do trabalho desde o ano passado. Ela foi diagnosticada com uma grande depressão e estava recebendo um valor mensal de benefício da seguradora Manulife, uma das maiores do Canadá.

Neste último trimestre de 2009 ela parou de receber o benefício. Ao entrar em contato com a Manulife, ela soube que os pagamentos foram suspensos por conta de suas fotos no Facebook, onde aparentemente parece estar se divertindo. Tem fotos dela num bar, em sua festa de aniversário e num dia ensolarado na praia. Segundo a seguradora, as fotos mostram que a mulher já está curada. A mulher vai tentar recorrer dessa decisão alegando que tentou se divertir por orientação médica. Acesse AQUI para saber mais detalhes.

Daqui podemos tirar duas lições:
1- Use as redes sociais com moderação. Ela é uma janela aberta para sua vida pessoal.
2- Se estiver deprimido, evite a praia, não entre num bar e nunca, nunca mesmo, comemore seu aniversário.
Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

7 comentários:

Blog do Leonardo Domingues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BETH GUARALDO disse...

Mauro,
Ontem mesmo eu estava pensando que discrição e cuidado com a imagem pessoal e profissional deveriam ser incluídos no job description de qualquer profissional. É claro que isso é um pouco exagerado. Mas, com a internet, qualquer atitude pode ter – num vídeo, numa foto, num post qualquer – uma conotação totalmente diferente. Se alguém, por exemplo, flagrar uma figura pública tropeçando diante de um bar e fizer um vídeo ou uma foto, qual vai ser a leitura? De um simples tropeço? Ou a de que a tal figura tomou uns drinques a mais?

Claro que não podemos passar a vida pensando nisso, mas não há como negar que George Orwell estava certo, muito certo, em seu “1984”. O big brother está aí, observando tudo e todos. Cabe a cada um de nós a moderação que vc recomenda, o cuidado e a discrição.
Abs,

Beth

Mauro Segura disse...

Caramba, Beth. Eu não tinha pensado nisso. Tenho que tomar cuidado para não tropeçar na frente de um bar. Mas quer saber? Eu não preciso me preocupar pois eu não sou uma figura pública. Gostei da associação com o Big Brother de George Orwell. É isso mesmo. O Big Brother está aí, cada vez mais big. Abraços. Mauro.

BETH GUARALDO disse...

Mauro,
usei a figura pública apenas como exemplo. Mas, quer saber? Querendo ou não, todos somos figuras públicas dentro dos nossos respectivos universos. Então, eu diria: preocupe-se, sim.
abs

Tatiana Kielberman disse...

Olá Mauro,

Concordo plenamente com você. As redes sociais devem ser utilizadas com cautela e muita precaução!

Ao mesmo tempo em que são muito úteis para promover o networking, podem nos trazer grandes problemas também.

Excelente colocação!

Um abraço,
Tatiana Kielberman - Grupo Foco

Ocappuccino.com disse...

D+ a segunda lição. Ri muito alto e minha mãe veio saber o que tinha acontecido hahahahahahhaha

MATEUS

Zee Lima disse...

É por casos assim que as pessoas preferem mentir e viver mentiras do que viver qualquer tipo de outra coisa.

Imagine o caso exposto no formato "politica"... não precisa muito, uma emissora não gravou acessores politicos "falando baixaria" sobre um assunto delicado?

E quantas vezes não chingamos clientes ao desligar o telefone? Afinal a vida não é feita só de coisas boas... entretanto falar das coisas ruins é abrir caminho para ser pego por pessoas de índole duvidosa.

E ainda mais, se a moça em questão estava tão deprimida ao ponto de receber dinheiro por não poder sequer trabalhar... pq "fingir" que era uma pessoa normal numa rede social? Pq não buscar ajuda e sair da situação, e assim voltar a ser produtiva?

E a seguradora tem envergadura moral para fazer o que fez? Entrar na vida social de uma pessoa que poderia mesmo estar usando a rede social para se recuperar, e voltar a ser produtiva!

Orwell estava certíssimo, o Big Brother somos nós. Nós criamos uma guerra que não existe só pra justificar nossas situações paradoxais e insalubres.

Já dizia Joseph Campbell, nós somos os atores, o palco e os especatadores do teatro da vida.

Abraço à todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...