segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jean Paul Jacob e o Futuro

Dias atrás eu escrevi um post especulando sobre o futuro do livro de papel. Recebi vários emails falando "isso e aquilo" de mim. As pessoas têm dificuldade de imaginar o livro fora do papel. Mas falar o sobre futuro e quebra de paradgimas é sempre divertido.

Para mostrar como o futuro vem a galope, convido você a ver a entrevista que Jô Soares fez com Jean Paul Jacob, pesquisador emérito da IBM, em 1996. Pouquíssimo tempo atrás, né? Somente 13 aninhos.

Divirta-se com JP e Jô conversando sobre futuro.
Logo no início, o Jô pergunta para JP o que web representa no mundo da informática. Depois JP fala em ferramenta de busca. Lembro que o Google só nasceu em 1998. Eles também conversam sobre o futuro do livro. JP fala sobre o impacto da internet na vida das pessoas, tentando adivinhar o que vai acontecer nos anos seguintes. Enfim, a internet como conhecemos hoje ainda estava nascendo, era apenas uma criancinha, há pouco mais de uma década. Assistir esse vídeo nos dias atuais parece estranho.

Prá terminar, convido você a retornar ao presente. Veja AQUI uma boa matéria, publicada no Estado de Minas Online, que resume uma palestra dada pelo mesmo Jean Paul num evento recente em Minas Gerais.





Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Demais este vídeo, já em 96 falava e fazia buscas na rede, também uma espécie de google street view (cameras nas cidades), a história de incorporar e utilizar energia da pele para gerar energia para estes processadores (a história do sapato ele meio que viajou hehehe) e dos livros on line, e ele nem falou em kindle ou coisas do genero, falou mesmo em comprar direitos e ler no computador.

Abraços Mauro,
Mateus d'Ocappuccino

Izabel Guimarães disse...

Mauro, não vou falar nem "isso nem aquilo" de você, mas me chamou a atenção o fato de, há 13 anos, afirmarmos que o livro ia desaparecer e, até hoje, ele continuar firme e forte. Tá bom vai, nem tão firme nem tão forte, mas não inventaram nada que se compare a folhear um bom livro e tirar os olhos do computador ou de qualquer outra ferramenta digital. Será que daqui a 13 anos o cenário será totalmente diferente?
beijos, Izabel

Mauro Segura disse...

É verdade Izabel. Já se passaram 13 anos quando JP falou sobre o fim do livro. Hoje em dia se vende mais livro que antigamente. Por outro lado, prever o futuro é sempre um risco. Veja só o quanto que a internet evoluiu nesses 13 anos. É até engraçado assistir o papo entre JP e Jô sobre a internet. Considere também que a telefonia celular bandas A e B começaram a operar no Brasil em 1997, ou seja, veja só o quanto que essa tecnologia evoluiu em tão pouco tempo. Hoje o celular é um computador de bolso, com acesso a internet, maquina fotografica, mp3 player, etc, etc. Enfim, o futuro é sempre um desafio. Eu ainda acredito no "quase" desaparecimento do livro nas próximas décadas. Um beijo e obrigado por visitar meu blog. Mauro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...