Dias atrás eu escrevi um post especulando sobre o futuro do livro de papel. Recebi vários emails falando "isso e aquilo" de mim. As pessoas têm dificuldade de imaginar o livro fora do papel. Mas falar o sobre futuro e quebra de paradgimas é sempre divertido.
Para mostrar como o futuro vem a galope, convido você a ver a entrevista que Jô Soares fez com Jean Paul Jacob, pesquisador emérito da IBM, em 1996. Pouquíssimo tempo atrás, né? Somente 13 aninhos.
Divirta-se com JP e Jô conversando sobre futuro.
Logo no início, o Jô pergunta para JP o que web representa no mundo da informática. Depois JP fala em ferramenta de busca. Lembro que o Google só nasceu em 1998. Eles também conversam sobre o futuro do livro. JP fala sobre o impacto da internet na vida das pessoas, tentando adivinhar o que vai acontecer nos anos seguintes. Enfim, a internet como conhecemos hoje ainda estava nascendo, era apenas uma criancinha, há pouco mais de uma década. Assistir esse vídeo nos dias atuais parece estranho.
Prá terminar, convido você a retornar ao presente. Veja AQUI uma boa matéria, publicada no Estado de Minas Online, que resume uma palestra dada pelo mesmo Jean Paul num evento recente em Minas Gerais.
3 comentários:
Demais este vídeo, já em 96 falava e fazia buscas na rede, também uma espécie de google street view (cameras nas cidades), a história de incorporar e utilizar energia da pele para gerar energia para estes processadores (a história do sapato ele meio que viajou hehehe) e dos livros on line, e ele nem falou em kindle ou coisas do genero, falou mesmo em comprar direitos e ler no computador.
Abraços Mauro,
Mateus d'Ocappuccino
Mauro, não vou falar nem "isso nem aquilo" de você, mas me chamou a atenção o fato de, há 13 anos, afirmarmos que o livro ia desaparecer e, até hoje, ele continuar firme e forte. Tá bom vai, nem tão firme nem tão forte, mas não inventaram nada que se compare a folhear um bom livro e tirar os olhos do computador ou de qualquer outra ferramenta digital. Será que daqui a 13 anos o cenário será totalmente diferente?
beijos, Izabel
É verdade Izabel. Já se passaram 13 anos quando JP falou sobre o fim do livro. Hoje em dia se vende mais livro que antigamente. Por outro lado, prever o futuro é sempre um risco. Veja só o quanto que a internet evoluiu nesses 13 anos. É até engraçado assistir o papo entre JP e Jô sobre a internet. Considere também que a telefonia celular bandas A e B começaram a operar no Brasil em 1997, ou seja, veja só o quanto que essa tecnologia evoluiu em tão pouco tempo. Hoje o celular é um computador de bolso, com acesso a internet, maquina fotografica, mp3 player, etc, etc. Enfim, o futuro é sempre um desafio. Eu ainda acredito no "quase" desaparecimento do livro nas próximas décadas. Um beijo e obrigado por visitar meu blog. Mauro.
Postar um comentário