O post "O aporte das redes organizacionais" no blog da Tree Branding põe uma minhoca em nossas cabeças.
Já imaginei logo a seguinte situação: E se reconstruíssemos a organização de uma empresa com base em suas redes informais de comunicação em vez de mantê-la dividida em departamentos estanques como fazemos tradicionalmente?
Parece muito ousado, né? Eu já tinha escrito um post falando desse lado "dark" das empresas, mas o post da Tree Branding é muito mais instigante.
O post diz que o mapeamento dessas redes informais poderá desvendar as dimensões chaves da comunicação organizacional dentro da empresa. Vão aparecer redes de:
COOPERAÇÃO - quem troca informação com quem;
CONFIANÇA - quem pede conselhos a quem;
INOVAÇÃO - como é fluxo de troca de novas ideias;
MOTIVAÇÃO - quem são os colaboradores que estimulam e motivam.
Depois fala em identificarmos o perfil desses colaboradores dentro dessas redes informais. Vão surgir os "expert brokers", os gargalos, os periféricos sub-utilizados e outros.
Enfim, achei esse post o máximo e viajei nos conceitos.
Como já escrevi várias vezes nesse blog, na IBM, onde eu trabalho, nós temos liberdade absoluta na criação e uso de blogs, wikis e redes sociais, internas e externas. Esse ambiente interno da IBM ajuda a identificarmos algumas redes informais de comunicação pois muitas delas florescem nos blogs e wikis internos. Eu tentei aplicar os conceitos descritos pela Tree Branding em algumas redes informais que acredito existirem na IBM Brasil e tenho que confessar que os conceitos funcionam sim. Isso tudo está me inspirando a pensar numa nova abordagem estratégica dentro do meu trabalho. Como gestor de comunicação da IBM Brasil, eu vivo o desafio constante de tentar gerir esse mundo virtual, alavacando o capital intectual, motivando pessoas e gerando valor para os objetivos empresariais.
Já estou pensando em analisar algumas das redes informais internas de comunicação, entender sua dimensão e mapear os perfis dos principais participantes e líderes. Saber entender o perfil de cada um vai me ajudar a descobrir quem são os reais líderes, os reverberadores, os motivadores, os "expert brokers" (adorei isso!!), etc. Com esse mapa na mão eu terei a capacidade de identificar aqueles que poderão se integrar na nossa máquina de comunicação interna, se tornando agentes influenciadores e até líderes na transmissão das principais mensagens da empresa. Enfim, já estou cheio de ideias.
Não deixe de ler o post no blog da Tree Branding. Aliás, vale muuuito a pena navegar por todo blog, tem muita coisa interessante.
5 comentários:
Caro Mauro,
Muito obrigado por mencionar o enfoque de redes organizacionais que abordamos na Tree Branding. Legal que existam convergências com suas idéias e práticas. O seu post “As comunidades que as empresas desconhecem - O lado Dark” nos remete a um conceito importante das redes informais que é a identificação e desenvolvimento das Comunidades de Prática (CoP), fundamentais para aprimorar outro onceito importante que é o Capital Social Corporativo. A IBM sempre foi uma referencia para a aplicação de novos enfoques e tecnologias colaborativas e, com certeza, uma abordagem de Análise de Redes Organizacionais daria bons frutos!
Mas uma vez obrigado e ficamos à disposição para colaborações futuras.
Um abraço,
Ignacio
Mauro, esse blog é muito bom.
Um abraço.
Arno.
Ignacio. Eu é que agradeço a sua visita aqui no blog. Os conceitos que vocês apresentam na Tree Branding emolduram uma realidade que as grandes empresas estão enfrentando atualmente, porém, o principal desafio é que poucas delas estão realmente enxergando essa revolução que está acontecendo. Parabéns, continuarei aprendendo no blog da Tree Branding. Abraço. Mauro.
Arno. Obrigado pelo elogio ao blog. Desenvolver e escrever os posts tem sido um desafio prá mim, especialmente por conta do tempo. Normalmente faço isso nas madrugadas e nos finais de semana, mas tenho que confessar que faço com enorme prazer. Virei um verdadeiro blogólatra. Navego por dezenas de blogs ao longo da semana e aprendo muito. Por isso me sinto obrigado a compartilhar um pouco das minhas percepções e experiências que vivo no dia a dia. Um abraço e obrigado por prestigiar meu blog com sua visita e comentário. Mauro.
Caro Mauro, tudo bem? Este não é um comentário, mas uma forma de entrar em contato com vc e informá-lo que estamos abrindo escritório em SP e já estamos morando na cidade.
Gostaríamos muito de ter a oportunidade de conversar com você sobre as potencialidades da Análise de Redes Organizacionais e saber mais das suas experiências com as ferramentas colaborativas que vc menciona no blog. Informo meus contatos: ignacio@treebranding.com, celular: 11 9638-8877 e 11 2614-3402. Agradeço sua atenção e estamos à disposição.
Um abraço, Ignacio.
Postar um comentário