sábado, 12 de dezembro de 2015

Entrevista de Obama é um marco na mídia podcast



Em junho desse ano, o presidente norte-americano Barack Obama foi à casa de Marc Maron, mais especificamente na garagem, e ficou mais de uma hora falando com ele sobre diversos assuntos, alguns sérios, mas outros divertidos e bem pessoais. Você não conhece Marc Maron? Ok, dá para entender, mas o Obama você sabe quem é, com certeza.

Marc Maron é comediante e tem um dos podcasts mais legais e mais acessados nos Estados Unidos. Chama-se WTF (que é a abreviação de "What the fuck?"). É um podcast composto por programas que já alcançaram a casa de centenas de milhões de downloads. Obama foi à garagem da casa dele exatamente para gravar um podcast.

Aqui ficam alguns comentários:

1) É imperdível os primeiros minutos do podcast com Obama. Nele, Marc Maron compartilha sua ansiedade e excitação com tudo aquilo. Acho que nem ele acreditava no que estava para acontecer. Ouça aqui o podcast.

2) Você consegue imaginar a complexidade de se levar o presidente da nação mais poderosa do mundo, com segurança, na garagem de uma casa localizada em Los Angeles? A casa é simples e sem luxo. A equipe de segurança do presidente norte-americano tomou conta da área desde o dia anterior da gravação. Veja aqui as fotos do encontro, que mostram o presidente Obama muito à vontade na casa de Marc, o pessoal da segurança e o ambiente onde Marc grava os programas.

3) Ao chegar para gravar o programa, Obama disse ser "um grande fã" de Marc, e gentilmente disse que a garagem era "cool". Brincou com Marc dizendo que ele era narcisista por ter um monte de fotos próprias no local. Falou que morou em Pasadena, perto dali, quando começou a faculdade aos 19 anos e que escreveu um diário dos 20 até os 27 anos de idade. Obviamente que a entrevista cobre temas políticos, econômicos e sociais dos Estados Unidos, mas ganha mais brilho quando ele fala sobre o seu cotidiano e temas pessoais. Obama comenta a sua vida social muito restrita, diz que as suas filhas são a sua maior alegria, mesmo considerando que elas estão se afastando dele em função da idade, e fala sobre o seu pai alcoólatra. Trata-se de uma entrevista única, longa, divertida em alguns momentos, que somente a pegada da mídia podcast permite.

4) Quer mais detalhes da experiência da gravação e do conteúdo conversado no podcast do Obama com Marc? Vá ao excelente artigo da Lúcia Guimarães publicado no Estadão e curta muito. Ela faz uma excelente análise.

Esse podcast do Obama é um marco e a evidência perfeita de como a mídia podcast está ganhando espaço. Para conhecer mais, não deixe de ler o meu post chamado "Sua marca está pronta para os podcasts?", no qual faço uma análise mais detalhada dessa mídia e do que está por vir num futuro breve.



Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...