Muito se fala em análise de sentimentos, que soa como o canto da sereia para o pessoal de marketing. Existe muita teoria e pouca experiência prática, especialmente quando falamos em projetos envolvendo grande volume de dados. O cenário fica ainda mais vazio quando buscamos projetos, dessa magnitude, em português. Por isso temos que comemorar o lançamento do projeto Ei! , cuja tecnologia possibilitará a análise de sentimentos em português de grande volume de dados, de forma completamente automática.
O projeto Ei! da IBM é simples no conceito, mas ousado e complexo na realização. A missão é analisar os posts publicados pelos milhões de torcedores no Twitter sobre os jogos da seleção brasileira na Copa das Confederações, consolidá-los em "insights" e disponibilizá-los para o acesso do técnico da seleção. Tudo em "real time". Esse é o resumo do Ei!
Antes do projeto ser oficialmente anunciado, foram realizadas simulações em partidas de grande repercussão, como Corinthians e Chelsea na final do Mundial Interclubes em 2012, e Brasil e Inglaterra, jogo ocorrido em maio passado. Foram analisadas milhões de mensagens no Twitter relacionadas a essas partidas. A experiência evidenciou a complexidade em executar tal projeto em tempo real na Copa das Confederações.
A expectativa do Ei! é a análise de milhões de tweets, que exigirá alta capacidade de processamento e excepcional capacidade analítica. Em tempo real, serão geradas estatísticas e gráficos que ilustrarão os comentários sobre os temas mais discutidos no Twitter, como performance individual dos jogadores da seleção, desempenho da equipe, da comissão técnica e do árbitro antes, durante e após os jogos. O projeto pioneiro foi desenvolvido pelo laboratório de pesquisas da IBM Brasil sob a liderança de Claudio Pinhanez.
Para completar a ousadia do projeto, o resultado das análises será divulgado através do aplicativo chamado Ei!, desenvolvido pela IBM especialmente para esse projeto, que poderá ser acessado exclusivamente pelo técnico da seleção (caso ele queira, obviamente) através de um login e senha especiais. Nos dias dos jogos, os resultados desta análise de sentimentos poderão ser vistos durante a transmissão da Band, parceira da IBM na ação.
Para divulgar e gerar buzz, a IBM acaba de lançar uma campanha incentivando os torcedores a serem treinadores auxiliares, fazendo sua opinião ser ouvida e, quem sabe, ser considerada pelo técnico da seleção. A imprensa já começa a abraçar o projeto como algo inovador e vem reverberando a novidade. Não deixe de ver o divertido vídeo no final deste post.
Eu gosto de analisar o projeto sob o prisma da inovação. Pela primeira vez eu vejo todas as grandes tendências tecnológicas modernas misturadas num único projeto. É tudo junto e misturado!! Adoro a equação abaixo:
Projeto Ei! =
Big Data + Cloud + Social Business + Real Time + Crowdsourcing+ Análise de Sentimento
Tenho certeza que as empresas, especialmente os meus colegas de marketing e relacionamento com clientes, estão atrás desse tipo de recurso. Os consumidores são formadores de opinião, compartilhando de forma massiva as suas percepções sobre produtos e serviços nas redes sociais. Existe uma explosão de dados a disposição das empresas, que têm muita dificuldade em lidar e analisar tudo isso. As redes sociais parecem uma mina de ouro escondida. As empresas sabem que existem pepitas de ouro nesta imensidão de dados a sua disposição, mas não sabem como fazer ou chegar lá. Na tentativa de explorar estes dados valiosos, as empresas têm buscado a análise de sentimentos para compreender a preferência de seus clientes, tendências e reconhecimento da sua marca no mercado, mas tudo ainda é muito incipiente e incerto.
A tecnologia usada no Ei! oferece a capacidade das empresas identificarem opiniões coletivas e usá-las em prol do seu negócio. Pela primeira vez, surge de fato, a base tecnológica para a utilização da análise de sentimentos no mercado brasileiro.
Conheça mais sobre análise de dados aplicadas aos esportes em www.eitreinadores.com.br
Observação do autor:
A primeira vez que ouvi falar de Sentiment Analysis em português foi numa visita ao excepcional blog brasileiro Artificial Intelligence in Motion , blog criado e mantido por estudantes brasileiros de Pernambuco. Num post publicado em 2010, eles citavam a criação de uma ferramenta/algoritmo para analisar os post publicados em português no Twitter. Se você não conhece, vale muuuuito a visita.
6 comentários:
Um recurso imprescindível nesse algoritmo é a opção de contabilizar os smiles :) :( e saber diferenciar de uma palavra entre (parênteses), porque as ferramentas gringas entendem um abre parêntese como negativo
Falei dessa iniciativa no Dois Na Web de quinta-feira.
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/dois-na-web/DOIS-NA-WEB.htm
Falei da iniciativa no Dois na Web, na última quinta-feira, citando a análise de sentimento ;-)
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/dois-na-web/DOIS-NA-WEB.htm
Eu vi, Cris. Foi excelente. Como sempre você didática e ojetiva. Bjs. Mauro.
Very well written article. It will be helpful to anybody who employess it, as well as myself. Keep doing what you are doing – i will definitely read more posts.
go language online training
QuickBooks Payroll Support Number made payroll management quite definitely easier for accounting professionals. There are so many individuals who are giving positive feedback if they process payroll either QB desktop and online options.
Postar um comentário