quarta-feira, 20 de março de 2013

Por que ninguém comenta no meu blog ?

Tempos atrás eu citei no Twitter o post "10 reasons people aren't commenting on your blog". Naquela época, eu recebi um monte de retweets mostrando que o assunto interessa. Passado todo esse tempo, esta continua sendo uma pergunta frequente de blogueiros e colegas interessados em criar um blog. Existe uma certa paranoia de que blogs de sucesso são aqueles que recebem muitos comentários, o que pode até ser verdade, apesar que eu nunca tive uma preocupação grande com isso aqui no meu blog. Eu me preocupo em escrever conteúdo relevante, me posicionar pessoalmente sobre os temas, compartilhar algumas confidências e buscar discussões mais polêmicas. Acho que é isso que interessa quando alguém decide partir para um blog pessoal como o meu.


Comentários em blog? Eu tenho uma visão pessoal sobre isso. O primeiro ponto que surge é se a preocupação é maior com o número ou com a qualidade dos comentários. Isso pode fazer a diferença. No entanto, de forma geral, se você é blogueiro ou pensa em criar um blog de conteúdo relevante, acho que você deveria se preocupar com os seguintes pontos:

1- NÃO SEJA UM MERO REPRODUTOR DE CONTEÚDO
Apresente o seu ponto de vista. Você pode citar um determinado conteúdo, mas acrescente o seu pensamento e análise. Seja instigante. Uma dose de polêmica é sempre bem-vinda.

2- EVITE SER GENERALISTA OU SUPERFICIAL
Tente ser mais específico sobre o que escreve. Coloque alguma informação diferenciada ou exclusiva. Uma dose de profundidade é sempre desejável. 

3- NÃO SEJA CHATO
Escreva de forma bem pessoal. Pense numa conversa de bar tomando um chope. Vejo muito blogueiros escrevendo na terceira pessoa e de forma quase institucional. Isso não funciona e é muuuito chato. Os leitores conhecerão você e como pensa através da forma que escreve.

4- NÃO SEJA ASSERTIVO O TEMPO TODO
As pessoas querem conhecer a sua visão sobre determinado assunto, mas também gostam quando se deparam com perguntas sem respostas, incentivando que elas se posicionem e comentem a respeito. A blogosfera é um ótimo ambiente para debate e discussão, portanto provocar a troca de opiniões é sempre legal.

5- FAÇA REFERÊNCIAS
Um dos grandes lances de qualquer post em blogs é a capacidade de se inserir links (no meio do texto) para outros posts relevantes. Isso deve ser usado com frequência e vai dar ao leitor um conteúdo variado ao redor do tema. Incluir links para outros blogs também é muito desejável.

6- ESTABELEÇA UMA FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO
É muito interessante que os seguidores do blog tenham na cabeça a frequência de publicação de seus posts. Isso cria rotina e expectativa. Não é preciso que você publique todo os dias, mas pelo menos uma vez por semana é desejável.

7- TAMANHO NÃO É DOCUMENTO
Esta é uma pergunta constante: Qual deveria ser o tamanho típico de um post? Não existe resposta certa para isso. O correto é que o post tenha conteúdo relevante, seja objetivo e não encha linguiça. Tempo é algo precioso e o leitor vai procurar sempre os blogs de leitura rápida e objetiva. 

8- O PRIMEIRO PARÁGRAFO É O SEGREDO DE QUALQUER POST
É na leitura das primeiras linhas que os leitores decidirão se vão ler o post inteiro ou não. Portanto, capriche nas primeiras linha e dê uma boa ideia do tema a ser tratado. O primeiro parágrafo funciona como isca do post inteiro.

9- ENTRE NA CONVERSA
Se as pessoas postam comentários relevantes no blog, então estabeleça uma conversa com elas. Essa é uma ótima oportunidade de trocar percepções e experiências, além de conversar com pessoas que nem sempre você conhece.

10- COMENTE EM OUTROS BLOGS
Faça parte do mundo da blogosfera. Acesse outros blogs, publique seus comentários lá, conheça pessoas com pensamentos diversos dos seus, faça referência ao seu blog, ou seja, estabeleça uma rede de relacionamento. Esse é o conceito básico do mundo das redes sociais. Além disso, como bônus, você trará mais tráfego para o seu blog.

Os 10 pontos acima são coisas que aprendi nos meus anos de blogueiro. Existem muito mais recomendações, cada um tem que construir a sua própria experiência e aprendizado, afinal não existe uma fórmula mágica. Quer ver alguém com 10 dicas diferentes das minhas? Acesse AQUI esse post chamado "10 Dicas de sucesso para seu blog" que tem dicas que complementam as que apresentei acima.

Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

13 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo!

Felipe S.N. disse...

Esse é um tópico muito interessante mesmo.. Além de eu mesmo sofrer com a pergunta "meu blog está sendo apreciado/útil?", também já tive amigos que, pelo mesmo motivo, pararam de postar.
Eu creio que o que nos motiva a parar e investir tempo para postar o conteúdo que for é ser relevante para alguém. Relevante para divertir, para informar, colaborar. Queremos acrescentar uns nas vidas dos outros. Os bons comentários (virtuais ou não) ajudam a mostrar que você não escreve em vão. Mostram que alguém leu um texto por completo, coisa que a contagem de acesso não informa.
Enfim, só compartilhando. Gostei bastante das dicas! Abs!

Mauro Segura disse...

Obrigado Felipe. No meu caso, pessoal, o que mais me motiva a postar é o desafio constante de desenvolver e externar meus pensamentos. Raramente fico curioso se o número de comentários está aumentando ou diminuindo, isso apenas me alerta se estou escrevendo temas polêmicos e/ou interessantes. Abcs e obrigado por colaborar com o blog. Mauro.

Marcel disse...

É o que eu sempre busquei desde o começo.

Logicamente, vamos aprimorando com o tempo.

Uma hora chega.

Unknown disse...

Há uma semana criei um blog, o Tudo sobre bichinhos, e estou seguindo as orientações para fazer tudo certo. O conteúdo é todo escrito por mim, tamanho aproximado de 300 palavras, uso subtítulo com a palavra em destaque (que deve estar no título e primeiro parágrafo), links externos, links internos, imagens com "alt" e "title" etc. Espero ter sucesso desta vez. Ainda não recebi um comentário. No face criei uma página para o blog e já consegui 400 curtidas. O blog é: http://tudosobrebichinhos.com.br . Aparece lá.

Anônimo disse...

Isto às vezes preocupa mesmo, mas as pessoas em geral tem preguiça de comentar, aproveito para te convidar para visitar meu blog: http://asincertezasdacor.blogspot.com.br/

Olhar Bipolar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Olhar Bipolar disse...

Nossa muito obrigada pelas dicas. Criei meu primeiro blog e estou morrendo de medo de ser rejeitada kkkkkkkkk... Vou segui-las fielmente. Um abraço.Quer quiser conhecer meu blog é : meuolharbipolar.blogspot.com

Mauro Segura disse...

Olhar Bipolar, que bom que o meu post ajudou você. Estou seguindo seu blog... e não tenha pressa, blog mais para você do que para os outros. Abraços.

Fran disse...

Obrigada pelas dicas...estou encantanda em poder ter um blog mas tenho esse receio...fico sempre aguardando que as pessoas comentem...sei que vai acontecer, mas me desaponto quando percebo que as pessoas curtiram a publicação nas redes sociais mas não comentaram o blog...
Mesmo assim estou animada e gostei muito de ler os comentários aqui postados...:)

Eu na Deprê disse...

criei um blog pra desabafo e faço essa pergunta porque as pessoas não comentam meu blog.

http://naochegonahora.blogspot.com.br/

Naochegonahora disse...

Criei um blog tem dois meses até tenho bastante visita mas ninguém comenta. Vou tentar suas dicas.

http://patricionico.wordpress.com/

meninadasminas disse...

Eu criei um blog e adoraria que fosse visto e comentado para que eu saiba onde estou errando e acertando
http://meninadasminas.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...