quarta-feira, 6 de março de 2013

Cancelei minha assinatura do jornal, e agora? Será que consigo viver sem isso?

Foi com muito pesar que eu cancelei dias atrás a assinatura do meu jornal impresso predileto nos últimos 20 anos. Confesso que fiz isso com medo de me arrepender, mas também confesso que tomei essa atitude por não aguentar mais ver jornais acumulados pela casa, ainda no saquinho de plástico reciclável verde. Juntava os jornais e no final de semana lá ia eu abrir os saquinhos e ler vários jornais ao mesmo tempo, um atrás do outro. Pelo menos os saquinhos eram úteis pois serviam para recolher o cocozinho do Zequinha, o cão de guarda da casa :)

A fato que me desesperou foi quando passei quase três semanas acumulando os jornais sem leitura. Como estava deixando a casa feia, peguei todos os saquinhos com os jornais e joguei na mala do carro: "Depois eu leio"... e nunca mais li. A foto aqui nesse post não me deixa mentir :)

Publiquei um post "Cancelei meu jornal" no Facebook e recebi mensagens encorajadoras. Eu não imaginava que ia encontrar amigos e colegas com a mesma dor. E, melhor, descobri que essa turma não se arrependeu e se sente muito bem informada. 

Alguns me disseram que vivem melhor desde que cortaram a leitura diária do jornal e até da TV. Optaram por uma espécie de "dieta" de informação. Um deles disse que cancelou há muitos anos as assinaturas de jornais e revistas, até as mensais. E, eventualmente, compra jornal no final de semana, quando sente vontade, e se permite variar com jornais locais e até de outros estados. Um amigo disse que o jornal impresso é feito "ontem", com notícias de "ante-ontem" para ser lido hoje. Ou seja, é notícia velha. Além disso, tudo parece ser muito repetido. Jornal Nacional, Jornal das Dez, Jornal da Band, Folha, Estadão, O Globo, Veja, Época, todos cobrem as mesmas notícias fazendo você ver e ler as mesmas coisas várias vezes. E, para piorar, o excesso de informação gera ansiedade e falta de foco no que é importante para a vida das pessoas. E ele terminou dizendo: "Informe-se duas vezes por semana que tá otimo. O resto o povo te conta no corredor".

Pensei em cancelar a assinatura impressa e partir para uma assinatura digital. Mas descobri que O Globo, ridiculamente, não tem a sua aplicação disponível para Android, somente para iPad. E eu uso um tablet Android. :(

Por fim, para fechar o post, compartilho um momento de intimidade: a foto da mala do meu carro com dezenas de saquinhos de jornal que fiquei para ler depois :)




Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

4 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Sentimento comum entre muitas pessoas. Não perdi, ainda, o hábito de ler jornais diários, mas confesso que concentro minha atenção mais aos artigos do que às matérias factuais.

Edney Souza disse...

Assinava 2 jornais e 5 revistas em 1995, fui abandonando tudo até 1998 quando as noticias mais importantes pro meu mercado já chegavam primeiro via internet.

Hoje não leio jornal, não leio portais, não vejo noticiarios na TV.

Leio blogs especializados em marketing e tecnologia que é o suficiente pra minha vida profissional. O restante eu fico sabendo entre os links jogados pelo Twitter e Facebook.

E o interessante é que nunca estou por fora de nada, não rola aqueles comentários do tipo: onde você estava que não ficou sabendo disso. Sei de todas as coisas importantes para os meus círculos de amizade porque eles estão comentando isso nas redes sociais o dia todo.

Meus amigos são meu filtro de notícias, não é mais nenhum veículo tradicional.

BETH GUARALDO disse...

Consegue, sim. Também cansei disso e cancelei minha assinatura há dois meses. Nos primeiros dias, foi um tanto difícil, mas a gente se acostuma rápido.

Mauro Segura disse...

Já estou me acostumando... mas domingo eu sinto falta...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...