segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quatro casos pessoais e reais da minha vida de marketing e comunicação

As quatro situações abaixo são reais e... aconteceram comigo.


SITUAÇÃO 1
Eu apresentei o plano anual para a diretora, recentemente nomeada minha chefe. Ela olhou fixamente nos meus olhos. Eu gelei. Ela disse sem mexer um músculo da face: "Esse é o pior plano que já vi na minha vida. Falta ousadia. Falta criatividade. Não tem nada que eu possa aproveitar daqui". Pegou o documento e jogou no lixo exclamando: "Decepcionante". E deu as costas.

SITUAÇÃO 2
O presidente olhou o plano de marketing de lançamento de um produto e exclamou: : "Você está louco. Você acha que eu vou aprovar isso? É a proposta mais maluca que eu já vi na minha vida. A gente não faz isso aqui. O risco é enorme. O dinheiro que vocês estão pedindo é impossível. Vocês fumaram o que para fazer isso? Pode esquecer, o conselho nunca vai aprovar". Poucos dias depois a proposta foi aprovada quase na íntegra e deu super certo, tendo a empresa alcançado resultados surpreendentes.

SITUAÇÃO 3
O diretor quase subiu na mesa exclamando: "Sua ideia é boa, mas tem muito risco. Eu não banco. Eu nunca teria coragem de propor isso e por a empresa em risco. Você sabe como é. O sucesso tem muitos sócios, mas o fracasso tem sempre e, precisa ter, um culpado. Nesse caso será você. Eu não vou suportar isso". A proposta foi implementada e teve grande sucesso e repercussão. No ano seguinte o projeto ganhou prêmios de mercado como caso referência.

SITUAÇÃO 4
O diretor virou pra mim e disse: "Recolhe tudo". Eram centenas de cartazes espalhados pelo prédio. "Como você pode ter feito isso sem a minha aprovação? Olhe essa imagem. É chocante, de profundo mal gosto. Ofende os funcionários." No cartaz aparecia a imagem de um rinoceronte visto por trás, seu traseiro ocupava todo o espaço da peça de 60 por 80 cm, onde se lia: Vai encarar? Era uma campanha de desbucratização interna que acabava de ser lançada na empresa. Todas as peças foram recolhidas e jogadas no lixo.

São quatro experiências reais da minha vida... em quatro momentos bem diferentes, com chefes bem diferentes. Foram duas situações positivas e duas negativas. De todas elas eu saí com cicatrizes e aprendizados. Em todas eu tentei ser ousado, tentei esticar a corda ao máximo que pude e, em algumas delas, por falta de "ência" (competência, experiência e paciência), eu cometi erros básicos. Como posso lançar algo considerado ousado sem ter aprovado antes com meu chefe ou conseguir parceiros na aprovação do projeto?

Mas a maior lição que carrego na minha vida é a ousadia. Profissionais de Marketing e Comunicação precisam ser ousados, desafiar a organização, andar no fio da navalha, testar seus limites e resiliência. Qualquer organização espera isso de um profissional da área. Em marketing e comunicação é muito comum que o número de "não" e "talvez" seja maior que o de "sim". Faça você mesmo esse teste. Quantos "nãos" e quantos "sim" você recebe por semana? O sucesso, a sua capacidade de inovar e ser diferente tem a ver com essa pequena matemática.Link

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6 comentários:

Marcelo de Andrade (Mandrade) disse...

Mauro, eu te compreendo.

Poucos bancam a ousadia.

Poucos ousados têm resiliência.

E muitos perdem com esses dois comportamentos.

Um abraço,

Marcelo de Andrade (Mandrade)

Marcelo de Andrade (Mandrade) disse...

Mauro, eu tentendo.

Pousoc bancam a ousadia.

Poucos ousados cultivam resiliência.

Muitos perdem com essas duas deficiências.

Marcelo de Andrade (Mandrade,jornalista e cartunista)

Vivian disse...

Mauro, eu ficaria horas a fio escutando suas histórias. Sua experiência e seu conhecimento me encantam.

Cicero Freitas disse...

É preciso inovar sempre, mais muitos não querem, tem medo ou às vezes acham que isso pode ofuscar seu brilho, por ele ser o superior, há muito isso ainda.

Mais outras vezes aquela nossa ideia que temos há anos mais nunca ousamos expor por acharmos simples tem e um resultado maior do que esperávamos.

Acho que temos que arriscar sempre.

Bruna Gomes disse...

Adorei o texto, vai entrar nos meus favoritos na pasta "sim, as minhas referências também erram!," junto com o da Malu Weber sobre a placa para o presidente que veio com uma palavra errada. Um dia ainda tomo coragem e conto uma boa sobre um relatório que chegou ao CEO menos que perfeito e o que ouvi de um bom líder nesse momento (sorte a minha).

Esses "causos" também fizeram com que eu lembrasse de uma colega de profissão que dizia que "a área de comunicação é uma vidraça, a gente se expõe muito". Fiquei inspirada - vou escrever sobre isso no blog de CI! Abraços!

Mari disse...

Mauro, concordo muito. E acho que a grande questão é ter sensibilidade p/ entender o perfil do chefe e propor uma ousadia de maneira sábia! E, claro, ter uma sincera certeza de que acredita realmente naquilo. Adorei! Bjs, Mari

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