terça-feira, 27 de julho de 2010

Quando parece que o problema é de comunicação interna, mas não é

Veja o caso que tomei conhecimento recentemente. Este foi contado por um colega.

Ele foi visitar um cliente, que é uma empresa que vem crescendo de forma acelerada e contratando milhares de novos funcionários. Cada novo funcionário, ao completar 3 meses de trabalho, tem que preencher uma pesquisa falando sobre sua experiência de entrada na empresa: o que aprendeu, suas primeiras percepções, se já entende a organização, se conhece as principais estratégias da empresa, os seus valores, etc.

Após 1 ano de aplicação desta pesquisa aos novos funcionários, a empresa decidiu fazer uma análise e a conclusão foi que havia um sério problema de comunicação interna, a principal razão é que os novos funcionários mostravam desconhecer informações básicas da empresa. Suas respostas evidenciavam que eles não estavam à vontade no trabalho e que tinham dificuldades de entender quem era quem na empresa.

Aí não deu outra. Logo que saiu o resultado desta análise, o líder de comunicação da empresa recebeu um pedido: "Precisamos melhorar urgente a comunicação interna para o novo funcionário". O diagnóstico mostrava que a solução estava na comunicação interna.

A primeira reação do gestor de comunicação foi reformular todo o processo de comunicação interna. Ela já havia até pensado em mudar alguns veículos internos, gerar mais conteúdo, etc. Mas ele ficou confuso ao analisar com mais cuidado o que a área de comunicação interna produzia, o trabalho do pessoal parecia ser muito bom. Daí resolveu investigar.

Não satisfeito com a pesquisa que tinha em mãos, ele decidiu procurar alguns ex-novos funcionários para conversar. Foi a luta e colecionou alguns comentários realmente intrigantes:
- "Os primeiros dias foram difíceis porque eu nem tinha cadeira para sentar";
- "Nunca ninguém me apresentou para os meus novos colegas de trabalho. Eu fui me apresentando sozinho";
- "A dificuldade não foi saber a organização, isso a gente recebeu por escrito, o difícil foi descobrir como funcionam as coisas, entender a cultura da empresa, etc";
- "Nos primeiros 3 meses o meu gerente nunca me chamou para a reunião de departamento. Aliás, a gente se falou muito pouco. Continua assim até hoje".

A conclusão foi que o problema não era exatamente da comunicação. O que estava acontecendo é que os gerentes não estavam preparados para receber os novos funcionários. Eles não dedicavam o devido tempo para os novatos, não tinham tempo para conversar e compartilhar um pouco da cultura corporativa. A maioria dos novos funcionários disseram que se sentiram órfãos nos primeiros meses.

O gestor de comunicação apresentou suas conclusões para Recursos Humanos. Apesar da reação inicial, eles montaram um grupo de trabalho e concluíram que o problema não era realmente de comunicação para o novo funcionário, mas sim de comunicação para os gerentes!!!! A empresa conseguiu amenizar os problemas trabalhando com afinco numa comunicação e educação direcionada para os gerentes, quando tudo indicava outra causa.

Tirei três aprendizados deste caso:

1- Nunca acredite totalmente nas pesquisas. Ou, se preferir, estude e questione muito a pesquisa antes de tirar qualquer conclusão. Entenda como ela foi feita e se ela fez as perguntas certas;

2- Tenha a mente sempre aberta quando o assunto for comunicação interna nas empresas. Muitas vezes o problema é atribuído à comunicação indevidamente. Aliás, quase sempre;

3- Pense sempre em fazer comunicação direcionada para os gerentes, especialmente nas grandes empresas. Na maioria da vezes ela vai resolver problemas ou desafios que não parecem estar relacionados aos gerentes.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post Mauro! Eu vivo isso diariamente, nosso problema de comunicação é da gerencia para baixo e não da comunicação interna em si!

Luciana

Unknown disse...

Além do que,a Comunicação Interna não é só de responsabilidade da área de mesmo nome. O bom fluxo de informações dentro de uma empresa deve ser abraçado principalmente pelos Gestores. Eles devem entender que Comunicação representa, ao menos, 50% da sua gestão, que ele também é um comunicador. Na empresa onde trabalho, o nosso esforço maior é em envolver e fazer mostrar que a Comunicação é de responsabilidade de todos e que nós atuamos como suporte e direcionamento. Obrigado pelo post.

Fábio Viana - Fortaleza/CE
@fabio_viana

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse...

Há muito tempo não vejo um artigo tão interessante que trate da comunicação na empresa.
O foco está sempre nos funcionários, nos subordinados e esquecem-se da chefia.
Este exemplo é perfeito!

Mauro Segura disse...

Silvia. Obrigado pelo feedback. A maioria das empresas tem essa miopia sim. Quer me ajudar? Divulga o blog para seus amigos e colegas. Abraços. Mauro.

Mauro Segura disse...

Excelente Fábio, é isso mesmo. Comunicação é missão e responsabilidade de todos. Vai desde o "bom dia", passa pelo cafezinho e termina no "até amanhã". Abraços e obrigado por visitar o meu blog. Divulga para eles aí nesta terra maravilhosa. Abraços. Mauro.

Alexandre disse...

Parabéns pelo texto!
Essa é uma realidade que acontece Brasil afora. Uma boa reflexão para os gerentes das empresas.

Janaina Machado disse...

Mauro,

Como senti diariamente este problema na pele qdo trabalhei na empresa, na área de comunicação interna. Quantas vezes falava destes três problemas e ouvia que era maluca.
Comunicação não é só feita pela Comunicação Interna, mas também pelos gestores que devem compartilhar informações. Eles também tem papel de comunicadores e este trabalho sempre deve ser feito em conjunto para que a informação possa chegar por todos os meios. Sabemos que a comunicação não é mais de cima para baixo. Mas, os gestores devem entender que é muito importante passar a informação para a sua equipe. Infelizmente algumas empresas ainda pensam desta forma. Não é mais unidirecional.
Foi um esforço muito grande. Deixei minha palavra, minhas ideias e opiniões, mas acredito que os erros ainda são cometidos em várias empresas. Uma pena!

Êmili Souza disse...

Olá, meu nome Êmili Souza, estudo no UNIFIEO, sou aluna da Professora Solange Ferrari. Ela falou super bem do Sr. e disse para o meu grupo que nós íamos te encontrar aqui. Eu estou fazendo um trabalho sobre Redes Sociais internas. Mauro Segura, o Sr. poderia me passar alguma informação ou fazer algum comentário sobre o tema? Eu e meu grupo poderíamos fazer uma entrevista com o Sr.? E quem sabe até nos fazer uma visita? Estou no aguardo.
Atenciosamente.

Mauro Segura disse...

Oi Êmili. Tudo bem? Me informa o seu email pois eu entro em contato. Assim a gente conversa. Abraços. Mauro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...