Mas meu objetivo aqui não é falar do evento e sim da presença de Rowan Gibson.
Rowan é um consultor conhecido no mundo empresarial e um aficcionado pelo estudo da inovação nas empresas. Tive a oportunidade única de assistir uma apresentação dele no evento, o que foi muito especial pois eu havia devorado, semanas antes, o livro dele chamado "INOVAÇÃO PRIORIDADE NÚMERO 1". Um livro muito bom e que joga minhocas na cabeça o tempo todo.
De tudo que ele disse, algumas coisas merecem ser citadas. A que mais gosto é quando ele diz que não basta a empresa investir em pesquisa e desenvolvimento quando se fala em inovação. A inovação está espalhada pela empresa. Existe um enorme conhecimento na cabeça dos funcionários que precisa ser explorado. E ele liga inovação com crescimento, quando diz que uma empresa nunca crescerá seus negócios de forma acelerada fazendo as coisas da maneira tradicional. Em resumo, usando as palavras dele: "onde não existe inovação, não existe crescimento a longo prazo".
Ele citou um caso conhecido do Walmart que perguntou a todos seus funcionários como a empresa poderia economizar energia. Em dois meses, através das ideias vindas de seus funcionários, a empresa economizou 38 milhões de dólares.
Rowan também afirmou que a inovação não está centrada somente em produtos e citou o caso da Hunday nos EUA. Contou que, quando o mercado de automóveis americano desabou no final do ano passado, a Hunday não se conformou e decidiu aproveitar a situação para ganhar participação de mercado. Ela fez uma pesquisa e descobriu que os consumidores não estavam comprando carros pois estavam com medo de perder o emprego e não ter dinheiro para pagar as prestações devidas do carro comprado. Então a Hunday lançou uma oferta onde dizia que se o comprador perdesse o emprego, ela, Hunday, aceitaria o carro de volta. No primeiro mês o volume de vendas da Hunday cresceu incríveis 50%. No segundo mês cresceu 30%. Isso tudo em plena crise e sem mudança no produto, no caso, o carro. Ou seja, a Hunday cresceu por entender o cliente e pensar diferente. A Hunday inovou.

Ele disse que existem três condiçoes para a inovação colaborativa acontecer nas empresas:
1- Tempo e Espaço
2- Diversidade de pensamento
3- Conexão e conversa
Os três são importantes, mas o mais difícil é o primeiro. As pessoas precisam de tempo para pensar, estruturar e registrar suas ideias, mas as empresas não costumam pensar muito nisso ao montarem os seus programas internos de incentivo a inovação. É claro que existem exceções. Talvez a mais conhecida, sempre citada nos livros, é o Google que incentiva os seus funcionários a gastarem 10% de seu tempo para trabalhar no que quiser. Foi dessa liberdade mental que surgiram vários dos produtos que hoje são campeões de audiência e uso do Google.
Rowan afirma que é super comum ver ideias excelentes serem engavetadas dentro das empresas. E isso acontece por dois motivos. O primeiro é que a maioria das empresas não tem um processo estruturado e formal para registrar essas novas ideias. As ideias ficam somente na cabeça do funcionario que não tem para onde apresentar e falar sobre elas. O segundo motivo é ainda mais matador que o primeiro: é o chefe. Quando o funcionário leva a ideia para o chefe, ele trata logo de fazer algumas perguntas que aniquilam qualquer proposta inovadora: "Qual será o retorno sobre o investimento?”; “O quanto essa oportunidade será lucrativa?”; "Qual será o investimento necessário? ". Em resumo, quase a totalidade das novas ideias morrem enterradas na sala do chefe.
Enfim, vale a pena ler mais sobre esse sujeito que vive em peregrinação pelo mundo compartilhando suas crenças, ideias e conceitos. Não deixe de ler o artigo da Época Negócios.
Se tiver tempo, convido a assistir um vídeo disponibilizado pela Harvard Business Review Brasil. Rowan Gibson deu uma excelente palestra em São Paulo no dia 18 de agosto. O vídeo está dividido em 6 partes de aproximadamente 15 minutos cada. Acesse todo o pacote AQUI ou assista somente a primeira parte abaixo, quem sabe ela motive você para ver as outras cinco?
Um comentário:
Excelente e muito inteligente a estratégia da Hyundai! Adorei.
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