sábado, 19 de setembro de 2009

Métricas em Mídias Sociais - Parte 2

Complementando o último post sobre Métricas em Mídias Sociais, quero compartilhar a dica enviada por Mari num comentário passado. Obrigado Mari!!

O IAB publicou em maio um bom documento para quem procura pela definição de métricas em mídias sociais. Vale dizer que o IAB é o Interactive Advertising Bureau, uma associação americana que contempla quase 400 empresas de mídia e tecnologia. Segundo dados deles, 86% da mídia online negociada nos EUA passa pelas empresas associadas ao bureau. Como consequência, o foco do documento é mirar as mídias sociais como canal de "advertising".

Tenho escrito no blog como as novas midias podem ser importantes para a inovação colaborativa e a transformação cultural nas empresas, e esse tipo de abordagem o documento do IAB não faz. Aliás, as novas mídias também servem para um monte de outras coisas, como campanhas eleitorais, movimentos populares, falar mal do vizinho, enfim, o conjunto das mídias sociais é o bombril digital moderno, serve prá quase tudo. Essa pluralidade de aplicações sugere que devemos pensar em diferentes formas de medição, não é mesmo?

Voltando aos trilhos...
O IAB tem dois objetivos ao criar e divulgar esse documento. O primeiro é estimular a discussão a respeito das métricas. Mas o mais importante é tentar estabelecer uma padronização de métricas em mídias sociais. O IAB atende às agências de advertising online americanas, a pressão em busca de padronização de métricas é muito grande, os próprios clientes das agências estão pressionando por isso, portanto nada mais razoável do que tentar alinhar as ideias e visões. Publicar um documento como este significa dar um norte para a discussão. Enfim, estamos todos aprendendo.

As mídias sociais estão estabelecendo uma nova forma dos consumidores interagirem com suas marcas. Antes a comunicação publicitária era "one way", ou seja, eu falo e você me escuta, só escuta. A TV, revistas e jornais são os melhores exemplos disso. A própria publicidade na internet, até poucos anos atrás, também era somente "one way" através dos banners e suas variações. As mídias sociais mudaram isso, entrou um elemento participativo, onde o indivíduo não apenas recebe informações, mas tem a capacidade de participar na criação e na distribuição de conteúdo. Além disso, esses novos canais permitiram um diálogo e de descoberta em torno deste conteúdo. É a combinação desses aspectos únicos e atraentes que redefine a publicidade no mundo das mídias sociais. Ou seja, a web 2.0 acrescentou uma nova camada de valor na relação entre empresas e clientes. Aliás, em março desse ano eu publiquei um post sobre esta "nova publicidade". Acesse AQUI.

Mas vamos acabar com lero-lero. O documento divide e define mídias sociais em três categorias distintas:
- Redes Sociais
- Blogs
- Widgets e Aplicações de Redes Sociais

Daí ele define as métricas específicas para cada um. Este é mais um bom "paper" para servir de consulta e aprendizado. Acesse AQUI o documento do IAB.

Se você quer buscar mais informações a respeito de métricas, mas em português, eu sugiro visitar o Social Media Club. É excelente. Tem muuuitos bons insights lá. Vale a pena gastar tempo fuçando tudo que Mario Soma publica. Sugiro acessar este post AQUI, tem um material bem objetivo e simples sobre métricas.

Em resumo, todo mundo está estudando este assunto. Se digitar "Métricas em Midias Sociais" no Google, você vai receber aproximadamente 73 mil entradas.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Anônimo disse...

Mauro,

Obrigado pela referência. Acredito que a minha contribuição para mídia social seja narrar meus tombos, descobertas e sucessos. Em todo negócio é assim, mas nessa arena, confesso, está sendo muito mais árduo.

Ocappuccino.com disse...

Medir e depois saber o que fazer com os resultados é muito importante. Li teu texto no HSM '10 razões para adotar redes sociais nas empresas' pra variar demais.

Abraços, mateus

Mauro Segura disse...

Mario. Não tem que agradecer não. O seu blog é muito bom. Aprendo muito. Eu é que tenho que agradecer. Abraços. Mauro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...