Texto meu publicado no blog Foco em Gerações que reproduzo abaixo.
Uma das evidentes características da geração Y é a vontade de registrar tudo que acontece em suas vidas. É fotografia digital, podcast, redes sociais, blogs, twitter, etc, etc, etc. Enfim, todos os segundos são documentados de alguma forma e compartilhado. Esse novo comportamento já começa a provocar mudanças significativas nas relações humanas.
O caso que vou narrar ocorreu poucos meses atrás. Soube dessa história no mês passado e acho que ela ilustra como a tecnologia vem mudando as coisas e a sociedade, além de ser divertida, apesar de trágica.
Em maio de 2009, um dormitório da New York University pegou fogo durante uma festa de adolescentes. A polícia de New York descobriu a origem do incêndio após analisar as evidências contidas em 25 iPhones, 15 Blackberries. 10 câmeras de vídeo e 40 câmeras digitais. Todos esses equipamentos foram obtidos com os estudantes que participaram da "festinha". Com esse acervo nas mãos, a polícia reconstruiu todo o evento a partir das mais de 40 mil fotos (e filmes) encontradas nos dispositivos eletrônicos. Um adolescente "maria fumaça", de 22 anos, chamado Danny Gordon foi o causador do incêndio. O cara fumou a noite toda e aí... bem, veja o filme e descubra o mistério desse evento.
Preste atenção no vídeo. Veja a seriedade com o que o detetive narra os acontecimentos versus o clima da festa. Fique atento quando o detetive comenta o número de fotos em que o jovem incendiário aparece portando o cigarro nas mãos.
Por favor, não deixe de ir até o final do vídeo. Entre na festinha. Sinta o clima da "party". Veja a reação da rapaziada ao saber que estava rolando um incêndio. A festa foi da pesada. Pena que eu estava no Rio nessa noite.
Police Slog Through 40,000 Insipid Party Pics To Find Cause Of Dorm Fire
5 comentários:
Mauro, desculpe a ingenuidade, mas fiquei na dúvida: você sabe que a notícia, assim como tudo nesse site Onions News Network, é fake, né? è um site só de sátiras com o jornalismo.
Não duvido que esse tipo de investigação já seja possível, mas acho que de verdade mesmo algo assim ainda não aconteceu.
Mauro, não acho que esse história seja verdadeira. O Onion News Network (ONN) é um site que faz vídeos no estilo pegadinhas, mas com uma aparência de profissionalismo que parece ser verdade.
Pedro e Ricardo.
Eu também tenho a impressão que essa notícia é falsa. Deixa eu contar como eu cheguei até aqui.
Eu recebi o link para essa história algumas semanas atrás. Ela veio de duas fontes diferentes, ambos amigos meus. Os dois me informaram não saber se a notícia era verdadeira pois também receberam de outras fontes. Eu fiz uma pesquisa na web para tentar encontrar referências do caso e só encontrei repercussões do fato em outros blogs, quase todos internacionais. Também não encontrei referência em fontes jornalísticas confiáveis. Apesar dessas evidências, eu continuei ainda na dúvida se o caso era verdadeiro ou falso.
O fato é que eu achei a história tão divertida que resolvi colocar a notícia como verdadeira para ver no que dá. Ou seja, resolvi embarcar na onda da Onions News Network com a expectativa de alguém levantar a lebre da veracidade da história. Enfim, vocês foram os primeiros a me retornar questionando tudo isso. A ONN realmente faz muitas pegadinhas jornalísticas, mas não sei se tudo que está lá é 100% fake. Tenho que confessar que não tenho admiração por esse site.
Muito bom receber esses comentários de vocês. Obrigado por visitar o blog. Abraços. Mauro.
Adorei a "P e g a d i n h a" perdida no texto :)
Almiro. Eu acho que você foi o primeiro que viu a tal "pegadinha" no texto. Abraços e obrigado por visitar o blog. Mauro.
Postar um comentário