domingo, 7 de junho de 2009

Blog da Petrobras esquenta as relações da empresa com a mídia

Sob holofotes de uma CPI que parece um vagalume, vai e não vai, a Petrobras resolveu abrir um canal direto de comunicação com o público. A empresa lançou um blog, dias atrás, após ter sido bombardeada intensamente pelos principais jornais do país, com claro destaque da Folha, do Estadão e do Globo. O nome do blog denuncia seu objetivo: Dados e Fatos. A empresa diz que esse canal vai publicar fatos e dados recentes da Petrobras e seu posicionamento sobre as questões relativas à CPI.

No dia 31 de maio, os jornais publicaram longas matérias negativas sobre a Petrobras, muitas delas ocupando várias páginas. O Globo estampou o título "Muita política e ainda pouca transparência", afirmando que a Petrobras "faz 80% das compras sem licitação". No dia seguinte, dia 1 de junho, a Petrobras publicou um comunicado de 1/2 página, no mesmo jornal, esclarecendo as afirmações publicadas no dia anterior. O comunicado me surpreendeu pela veemência e pelo tom emocional. Veja AQUI.

No dia 3 de junho entrou no ar o blog Dados e Fatos. Acesse AQUI. O primeiro post foi suave, mas já do dia 4/6 em diante o blog começou a responder aos jornais. Foi o Globo, a Folha, o Correio Braziliense e até o Programa do Jô. Vale a pena percorrer os posts e ver os comentários.

Existe um evidente clima negativo entre a Petrobras e os jornais. Hoje, o GLOBO publicou uma matéria dizendo que: "nos últimos dias, o blog quebrou a confidencialidade de perguntas enviadas à assessoria de imprensa da estatal por jornalistas dos principais veículos de imprensa do país". Leia AQUI. É difícil prever os próximos capítulos desse caso, mas não é razoável que exista esse tipo de clima entre a imprensa e Petrobras, que é a sétima maior empresa de petróleo do mundo. Esse ciclo de insinuações e acusações não é bom prá ninguém.

Por fim, nesta segunda-feira, dia 8/6, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estará no programa Roda Viva. Com certeza vão surgir perguntas sobre o relacionamento da empresa com os jornais. É bem provável que se fale também a respeito do blog. A entrevista será transmitida ao vivo na IPTVCultura – www.iptvcultura.com.br -, canal exclusivo da Cultura para exibição na web, a partir das 18h30, e exibida pela TV Cultura, às 22h10, sem qualquer corte ou edição.

(Incluído em 08/06/09)
Faz a gente pensar o que o Idelber escreveu no blog Trezentos num post chamado "O Blog da Petrobras e o desespero da mídia". Ele disse: "a inauguração do blog tem sido tratada, pela grande maioria, como uma verdadeira revolução e, por uma minoria ligada à mídia, como uma espécie de trapaça, de alteração das regras do jogo. Se a Petrobras agora publica a íntegra das perguntas que recebe, junto com suas respostas, os jornalões vão fazer o quê? Como vão esconder a fábrica de linguiças?" ... "o blog da Petrobras é um marco".

Interessante também o post "O fim da era das perguntas em off" publicado no Luis Nassif Online. Fala que o blog da Petrobras "encerra a era das informações seletivas para compor reportagens".

Enfim, a inciativa da Petrobras é louvável e abala a tradicional estrutura de relacionamento empresas e imprensa. Agora é acompanhar para ver no que dá.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Rodrigo Cogo disse...

Clima de hostilidade com a imprensa realmente não faz bem a nenhum tipo de organização, mas cá pra nós achei uma idéia ousada e interessante do blog da Petrobras. Talvez alguns pequenos ajustes, como levar as perguntas e respostas "ao ar" somente no mesmo dia da publicação efetiva pelo veículo originalmente demandante (respeitando a primazia pela suposta inteligência que vem antes da pergunta em si), mas de resto é algo que vai marcar de alguma maneira a interface entre corporações e meios de comunicação, área que de fato precisava de uma renovação.

Mauro Segura disse...

Eu concordo muitíssimo com você Rodrigo. Acho que essa ação da Petrobrás vai dar uma chacoalhada mais do que conveniente nessa relação das empresas com os meios de comunicação. Gostei muito do que o Idelber escreveu no blog Trezentos. Ele disse: "a inauguração do blog tem sido tratada, pela grande maioria, como uma verdadeira revolução e, por uma minoria ligada à mídia, como uma espécie de trapaça, de alteração das regras do jogo. Se a Petrobras agora publica a íntegra das perguntas que recebe, junto com suas respostas, os jornalões vão fazer o quê? Como vão esconder a fábrica de linguiças?" ... "o blog da Petrobras é um marco".
Gostei tanto dessa colocação que eu vou fazer uma coisa que nunca faço. Vou acrescentar essa citação no post original.
Rodrigo. Obrigado por visitar meu blog. Leio muito seus textos e comentários na blogosfera. Abraços. Mauro.

Ocappuccino.com disse...

Repito aqui o meu comentário escrito no blog Pérolas da AIs.

'Briga de titãs, de um lado Petrobas, de outra a imprensa tradicional brasileira. O blog é com certeza para gerar buzz, muito mais barulho do que postar os textos, os dados e os fatos numa aba do site. Também é nitída a intenção de desviar a atenção da empresa (que vai de vento em poupa) com o inquérito atual. Considero inteligente a ação e desproporcinal a atitude dos jornalistas e meios de comunicação. O que temem?

E se a ação vira moda hein, seria no minímo legal observar esta briga.'

Abraços,
Mateus d’Ocappuccino

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...