sábado, 20 de dezembro de 2008

IBM , Google e Microsoft

Em várias das reuniões externas que participo, quando as pessoas descobrem que eu trabalho na IBM, logo começam a fazer perguntas centradas na comparação entre IBM, Google e Microsoft. As pessoas tendem a achar que as três são concorrentes, mas a realidade é que as três atuam em áreas bem distintas.

A Google, a empresa que parece dominar o mundo, tem somente 10 aninhos de idade. Ela fez aniversário no dia sete de setembro passado. Apesar de “novinha”, ela já é uma das marcas mais fortes do mundo.

Na sexta eu brinquei com um amigo meu dizendo que...

A IBM inventou o PC;
A Microsoft inventou o que colocar dentro do PC inventado pela IBM;
A Google inventou uma forma de achar as coisas perdidas no Windows da Microsoft que roda no PC da IBM.

A Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes PhD de Stanford em 1998. A empresa surgiu com o objetivo de oferecer a melhor opção de busca na Internet e cresceu com base no produto de mesmo nome.

Já a Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. A empresa começou desenvolvendo e comercializando interpretadores da linguagem BASIC, mas foi com o produto Windows que ele realmente cresceu. O primeiro Windows foi lançado em 1981.
O Windows 3.0 foi o primeiro sucesso amplo da Microsoft e foi lançado em 22 de Maio de 1990. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo e considerado o primeiro sistema gráfico da empresa.

A IBM foi fundada por um senhor chamado Thomas Watson, em 1911, naquela época já com “velhos” 37 anos. Ele não tinha sido um estudante brilhante, aliás, havia estudado pouco e tido uma formação educacional básica, mas era um brilhante vendedor e empreendedor.
A IBM teve origem na junção de 3 empresas: a International Time Recording Company (de registradores mecânicos de tempo), a Computing Scale Company (de instrumentos de aferição de peso - balanças) e a Tabulating Machine Company. As 3 juntas formaram uma empresa chamada Computing Tabulating Recording Company – CTR. Somente em 1924 a CTR mudou seu nome para IBM - International Business Machines.
Os primeiros produtos comerciais da IBM foram cortadores de frios, balanças e relógios de ponto. Foi na década de 50 que a IBM deu uma guinada e resolveu investir tudo que tinha nas máquinas que mais tarde iriam ser conhecidas como computadores. Já nos anos 60, sob o comando do filho Thomas Watson Junior, a IBM cresceu vertiginosamente com o lançamento dos mainframes System/360. Estava lançado o computador empresarial. Em 1981, a IBM lançou o Personal Computer. Em 2002, a IBM vendeu toda a linha de PCs para Lenovo e parou de vender produtos para pessoa física. A empresa se centrou no mercado corporativo.

Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que designa o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google pretendia refletir a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web. Tenho a impressão que ninguém sabe disso... mas a palavra é bacana.

Microsoft significa micro software, ou seja, software para micros, delineando claramente a missão da empresa. Já a palavra Windows, em inglês “janelas”, mostra uma clara alusão ao espírito do software que permite ao usuário trabalhar através de janelas.

IBM, como já dito antes, significa International Business Machines. Um nome ousado para época de 1924, já que ninguém sabia muito bem o que significava máquinas de negócios ou para negócios. O International ficou por conta de Thomas Watson, que quando lançou o nome, disse para todos que sonhava em tornar aquela empresa puramente americana numa empresa internacional. Na época, a empresa era quase toda concentrada no estado de Nova Iorque.

A IBM, hoje, comercializa soluções (combinação de consultoria, serviços, hardware e software) para o mercado corporativo, ou seja, vende para empresas.
A Microsoft está centrada na venda de software para pessoa física e mercado corporativo.
A Google vende serviços inovadores centrados na internet.

O faturamento da Google é de U$ 16bi e tem quase 20 mil funcionários no mundo (dados de 2007).

Já a receita da Microsoft é de U$ 51bi , com um pouco menos de 90 mil empregados (dados de 2007).

Já a IBM faturou U$ 99bi (em 2007) e tem hoje mais de 380 mil funcionários no mundo.

Uma curiosidade:
A Google tem 200 funcionários no Brasil, com média de idade de 29 anos.
Já a Microsoft Brasil tem algo em torno de 400 empregados.
A IBM Brasil tem mais de 13 mil funcionários diretos, com média de idade de 32 anos, e contrata uma média de 200 novos funcionários por mês. Ou seja, contrata uma Google Brasil por mês!!!

Em 2011:
- a IBM fará 100 anos de idade,
- a Microsoft completará 36 anos e...
- a Google terá apenas 13 aninhos.

Enfim, pra resumir, podemos dizer que...

A IBM é um vovô moderninho... a Microsoft é meio tiozão... já a Google é o netinho descolado.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

2 comentários:

Fernando Chagas disse...

Muito interessante o seu blog, Mauro.
Ganhou um leitor, que já era seu fã por outros motivos. favoritado.
forte abraço.

Mauro Segura disse...

Grande Fernando. É uma honra vê-lo visitando meu blog. Que bom que gostou. Alguns amigos da Embratel já tinham achado meu blog, mas fique a vontade de passar para outros ex-colegas. Virei um blogólatra pois acho que é uma forma ótima de compartilhar idéias, percepções e experiência. Grande abraço. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...