sábado, 25 de outubro de 2008

As maiores redes sociais do mundo

De vez em quando eu tenho oportunidade de conversar sobre redes sociais com alguns colegas de trabalho dos EUA. Eles têm muita dificuldade de entender o sucesso do Orkut aqui no Brasil. Nas minhas conversas, eu sempre saio com a sensação que o Brasil é uma espécie de ovelha negra das grandes redes sociais globais.

Recentemente, o excelente blog inglês OXYWEB , publicou um mapa da popularidade das redes sociais no planeta. O mapa foi construído, e é atualizado mensalmente, a partir das informações disponibilizadas pelo Alexa, que é um serviço de internet que mede quantos usuários de Internet visitam um site da web. Abre parênteses: o dono do Alexa é a Amazon.

Voltando ao mapa, tenho que confessar que o mapa derrubou um mito que eu tinha na minha cabeça: que o Myspace e o Facebook dominavam o mundo das redes sociais no mundo. Não é não. Existem outras rede sociais pelo mundo. Vale a pena ver o mapa e descobrir que o Orkut não é só estrela no Brasil
. Aliás, Danah Boyd, em sua apresentação no Digital Age 2008, já havia falado sobre isso, mas sem evidenciar números.

O
mesmo blog também publica o mapa da popularidade das ferramentas de busca (também com base no Alexa). O Google lidera. Mas na Ásia, Rússia e parte da Oceania, a liderança é ocupada por outros serviços.

Por fim, se a curiosidade ainda continua ativa, dá um pulo no Alexa, exatamente aqui, e faça você mesmo suas consultas. É divertido.


Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mauro,

agora sou eu que não achei seu email.. rs Meu email é esse mesmo: marciaceschini@uol.com.br
meu msn: marciaceschini@hotmail.com

E sobre o video, corre o boato que Nizan pediu para tirar do youtube. Ahh, o poder.
Abraços

Anônimo disse...

Em tempo, eu já tinha visto a mudança do nome e atualizei dias atrás.

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...