Em abril desse ano a Accenture publicou uma pesquisa chamada "Consumers of all ages are going over-the-top - Results of the 2011 Video-Over-Internet Consumer Usage Survey". Guardei o documento para estudá-lo e somente agora decidi escrever a respeito.
Antes de mais nada, esqueça o press-release e as matérias publicadas na web. Entre AQUI para acessar o PDF da pesquisa. É nesse documento que você encontrará detalhes importantes. É aí que os profissionais da área de marketing e comunicação devem investir tempo.
O estudo sinaliza tendências no modo como o consumidor "consome" vídeos e assiste TV. Têm muita coisa mudando. Tem um elefante passando no meio do campo fértil do mercado publicitário... e pisando na graminha.
Foram mais de 6.500 pessoas pesquisadas nas principais regiões do mundo, como USA, UK, Austrália, Alemanha, Itália, Espanha e Brasil. O resultado mostrou que a grande maioria dos entrevistados, em todas as regiões, já estão acessando e interagindo com vídeos em seus computadores (sejam eles notebooks ou desktops), TV ligadas à internet, smartphones, tablets, etc. E não é coisa da geração Y não. A pesquisa mostra que o fenômeno ocorre em todas as idades. Todas mesmo!
E o Brasil? Como fica o Brasil na pesquisa?
Vale a pena passar os olhos no estudo somente para analisar os gráficos e ver onde se posiciona o nosso país. Definitivamente o nosso povo é o que mais assiste vídeos e TV na internet. O Brasil deveria ser um laboratório e tanto para os publicitários de todo o mundo.
A pesquisa afirma que 81% das pessoas manuseiam algum equipamento enquanto assistem TV. Essa atividade multi-tarefa fica ainda mais intensa durante os tradicionais comerciais de 30 segundos.
Quase 50% das pessoas usam um notebook enquanto assistem TV,
41% estão com um equipamento móvel nas mãos, como um smartphone por exemplo, e 28% estão usando um desktop.
A fartura de conteúdo interessante que temos em nossas mãos (via gadgets e computadores ligados à web) está mudando radicalmente o nosso comportamento diante da TV. Não existe mais a possibilidade de resgatarmos a imagem da família reunida, sentada no sofá, assistindo e consumindo TV. Já era...
Aproximadamente 1/3 dos entrevistados disseram que lêem livros ou jornais enquanto assistem TV.
Os publicitários precisam colocar a barba de molho. Estamos nos tornando cada vez mais seres multitarefa.
O documento evidencia que as pessoas já estão prontas e desejam consumir vídeos em múltiplos dispositivos. Algo muito além da simples replicação da TV tradicional num smartphone ou na tela do notebook. As pessoas querem novas experiências no consumo de vídeo, com conteúdos diferenciados, de alta qualidade, com personalização de serviço, com interatividade e conveniência. As empresas precisam entender e abraçar esse novo comportamento de consumo. O meio publicitário passará por grandes transformações nos próximos anos e precisará incorporar cada vez mais uma expressão que li ao longo do documento: "Content is king".
Não deixe de ver essa pesquisa. É bem interessante.
Se estiver com preguiça vá AQUI nesse bom resumo feito pelo Convergência Digital ou no press-release publicado. Mas nada é melhor do que ver o PDF.
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3 comentários:
Vou ler. Interessante os resultados da pesquisa. De fato, corresponde à nossa realidade. Eu, por exemplo, vim conferir este post - no tablet - quando vi o email da atualização do blog - no smartphone - enquanto assistia tv. Ou seja, estava com "atenção" em três aparelhos ao mesmo tempo. Fiquei até assustada...
tendência. Por outro lado, precisam ser vistos com cuidado pois, provavelmente, a amostra de lares pesquisados no Brasil foi pequena.
Abs
Thiago de Assis
nice blog.
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