O sentimento de realização é uma das coisas mais formidáveis que existe. É a sensação da conquista e da superação. Eu não costumo escrever o tipo de post abaixo, mas hoje vou abrir uma exceção por conta de duas conquistas minhas recentes.
A primeira é o blog AQO.
São 3 anos de blog. Um exercício constante de pensar diferente, de encontrar sentido e tirar aprendizado das pequenas coisas e do cotidiano, especialmente para quem enfrenta o dia a dia do trabalho, suas mazelas e transformações, e mais ainda especialmente para quem trabalha com marketing e comunicação, que é sobre o que mais gosto de escrever. A novidade é que o AQO virou livro. Mas isso é algo que vou escrever depois.
A segunda conquista foi ontem.
Junto com uma equipe fantástica, nós planejamos e realizamos o maior evento da IBM da América Latina, o IBM Fórum. Essa foi a 5a. e maior edição do evento, que é realizado em São Paulo, dois dias de duração, com 2 mil participantes e alta tecnologia. Não pretendo descrever aqui o conteúdo e a complexidade de um projeto desse tamanho, mas sim registrar a sensação de satisfação e torpor que acontece depois de tudo. Deve ser uma sensação muito parecida com aquela pessoa que cruza a linha de chegada ao final de uma maratona. Longos meses de planejamento e tudo se concentra ali, na pista, naquela hora da verdade.
Num blog onde escrevo sobre comunicação e comportamento nos novos tempos, não dá para não falar de algo que fez toda a diferença: trabalhar com uma equipe jovem, altamente energizada, conectada, otimista, irreverente, alegre, competente, responsável, ousada e flexível.
Quer conhecer a cabeça e comportamento da geração Y sob pressão, com responsabilidades definidas, planejamento amarrado e um projeto dependente de alto espírito de time e camaradagem? Então faça um projeto desse tipo. Ali, no campo de batalha, é que a gente conhece a geração Y. Dali emerge o iceberg. É quando os imprevistos acontecem, quando fatos não planejados exigem improvisações e quando a gente precisa daquele "pouquinho a mais". Trabalhar com essa geração muda meu comportamento, eu fico um pouco mais parecido com eles, mas de forma genuína, nada forçado. Trabalhar com a geração Y é energia pura, inspiração e desafio.
O inesquecível projeto IBM Forum 2011 só foi possível por conta dessa turma Y aí embaixo e muitos outros Y que não estão na fotografia. Um projeto completo e complexo de marketing, relacionamento, comunicação e cidadania.
Ys da IBM, obrigado por receberem bem o velhinho...
5 comentários:
muito orgulho de ser uma Y da IBM e de poder ajudar a contar essa história ;) lindo post, mauro!
Mauro, já saí da faixa dos Y, mas posso me considerar parte dela no entusiasmo, né??
Parabéns a todos pelo IBM Forum, foi lindo!
Orgulho de ser representante da primeira "leva" de Ys do mundo!! Adorei o "velhinho", mas vc é Y por afinidade, Mauro!
Através de você e da Regi eu me interessei em ir mais fundo no conhecimento dessa geração Y e passei a admirá-la. Percebi com mais clareza de que não adianta estagnar em conceitos que já não ditam características atuais, conceitos que foram por nós aprendidos, apreendidos e vivenciados na nossa juventude. Isso me fez entender e aceitar melhor fatos que até então brigava com e até ignorava.
Adorei esse post e parabéns pelo trabalho junto a essa nova geração e por não ter estagnado no tempo e no espaço.
Ah adorei o blog ter virado livro! Estarei lá e quero um autógrafo.
beijocas
Hilzia. Adorei o seu comentário aqui no blog. Obrigado pelo prestígio. :)
Quer conhecer um blog formidável sobre geração Y ?
Vai no blog Foco em Gerações. É o melhor blog sobre reflexões dessa nova sociedade e dos nossos filhos.
http://www.focoemgeracoes.com.br/
Beijos
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