Uma das palestras mais interessantes foi a de Malcolm Gladwell, pensador, jornalista e autor de livros como Blink e The tipping Point. Ele falou sobre inovação, seus paradoxos, contou muitas histórias interessantes e defendeu veemente que ser o terceiro é bem melhor do que ser o primeiro. Gladwell disse que, para inovar, você precisa estar esfomeado e desesperado e que as empresas que passam por crises imensas são as que mais têm chances de criar algo diferente. "Abundância de recursos e de cérebros nem sempre ajuda a inovação, muitas vezes até atrapalha". Gladwell também disse que as empresas têm ansiedade de serem as primeiras (especialmente no lançamento de produtos e serviços inovadores), mas isso não garante o sucesso. "Você não precisa ser rápido, precisa ser brilhante", falou Gladwell apontando o dedo para platéia em tom professoral. E citou vários exemplos para justificar sua tese. O "Garfunkel" (sim, sim, ele parece o Garfunkel!!) mandou bem. Polêmica é sempre bom.
A apresentação de Mark Holden, Diretor de Estratégia e Planejamento da agência PHD, foi bem impactante. Ele desfilou várias tecnologias que ainda estão nos laboratórios e que irão para o mercado em breve, a maioria até 2016. Falou em TVs inteligentes, as telas com NUI (Natural User Interface - lembra do filme Minority Report onde Tom Cruise interage fazendo movimentos e tem reconhecimento facial?? Isso é o NUI), telas OLED transparentes e flexíveis, Graphene (que vai permitir smart devices flexíveis - imagine você enrolar ou dobrar o seu tablet e coloca-lo no bolso), voice recognition, NFC (Near Field Communication), novas baterias (que vão durar 400 vezes mais do que hoje) e um monte de outras novidades. Eu, que gosto de tecnologia, saí entorpecido com tudo que vem pela frente ainda nessa década. Tudo isso vai transformar completamente a publicidade, o marketing e a comunicação como conhecemos hoje. Pelo visto o número de gadgets vai aumentar muito.
Cheguei cedo para ocupar uma posição estratégica no auditório para ver Arianna Huffington, idealizadora e gestora do Hunffington Post (chamado de HuffPo) até o início desse ano (o Huffpo Foi comprado pela AOL). Ver mais AQUI. Fico triste ao dizer que Arianna não foi toda a Coca-cola que eu esperava. Faltou presença de palco e entusiasmo. Ela foi menos brilhante no microfone do que na gestão do HuffPo. Mas, enfim, já coloquei no currículo que assisti Arianna ao vivo, afinal acompanho o projeto do HuffPo há vários anos.
A apresentação Smart TV feita pela Sansumg me chamou a atenção. A empresa mostrou a TV do futuro, integrada à internet e a todos os gadgets à sua volta. Achei interessante e saí convencido de que a TV não vai desaparecer, é até capaz dela sair fortalecida de toda essa transformação que o mundo da tecnologia está passando. Definitivamente a antiga cena da família reunida no sofá vendo TV não será mais realidade. Assistir a TV do futuro será, antes de tudo, uma experiência individual, o equipamento vai estar customizado para cada indivíduo. Pelo jeito teremos várias delas dentro de nossas casas, em todos cômodos, nos mais diversos tamanhos e com objetivos diversos. O conteúdo da apresentação foi muito bom e fiquei imaginando aquela apresentação sendo feita pelo Steve Jobs. Definitivamente os asiáticos não são bons de palco. Apesar de eu ter gostado, teve gente que não gostou tanto, como a resenha publicada no excelente blog @marketingweek.
Além de assistir as palestras, circular pelo Palais é uma atividade indispensável. Existem espaços de exposição onde os participantes podem ver os trabalhos selecionados, interagir com alguns expositores e receber o material impresso que diariamente é distribuído. Aliás, o pessoal das agências e empresas não perde a chance de fazer propaganda nem aqui, ao longo do festival. Durante todos os dias eles distribuem folders e "santinhos" propagandeando as palestras e apresentações. No final do dia você sai cheio de papéis nas mãos. Juntei alguns e tirei a foto abaixo. São todos "santinhos" tentando cativar você para as palestras. Nem precisava, os auditórios ficaram lotados todos o tempo. Clica na foto para ver melhor.
Em breve eu publico o último post da série #Cannes .
Nenhum comentário:
Postar um comentário