Em dezembro de 2010, a McKinsey publicou um documento chamado "The rise of the networked enterprise: Web 2.0 finds its payday". O que mais me agradou foi saber que a maioria das empresas pesquisadas afirmou que consegue medir os resultados no uso e aplicação das mídias sociais aos seus negócios e operação. Isso é muito legal, especialmente se considerarmos que a falta de clareza e o retorno do investimento é o tradicional dilema das empresas. Falar em benefícios mensuráveis quando conversamos sobre o uso das novas mídias é sempre um desafio, o achômetro sempre funciona nessas horas.
A pesquisa contemplou respostas de 3.249 executivos de várias regiões, indústrias e áreas funcionais (o estudo não cita mais detalhes a respeito do perfil dos entrevistados... senti falta disso!). Dois terços dos pesquisados afirmaram que usam web 2.0 em suas organizações. O estudo comprova algo que todos nós achamos que está ocorrendo: o uso de blogs e mídias sociais pelas empresas vem crescendo a galope.
Nove entre cada dez executivos pesquisados conseguiram listar pelo menos um benefício tangível.
Veja abaixo alguns números apresentados no estudo.
Das empresas que usam web 2.0 e mídias sociais internamente:
77% aumentaram a velocidade de acesso ao conhecimento;
60% reduziram os custos com comunicação;
52% reduziram o tempo para acessar especialistas;
44% reduziram os custos com viagens;
41% aumentaram a satisfação dos funcionários;
40% reduziram custos operacionais.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais para interações com clientes:
63% aumentaram a efetividade de marketing (conhecimento, consideração, conversão e lealdade a marca);
50% aumentaram a satisfação de seus clientes;
45% reduziram custos de marketing;
35% reduziram custos de suporte.
Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais na interação com parceiros e fornecedores:
57% aumentaram a velocidade de acesso ao conhecimento;
53% reduziram os custos com comunicação;
45% aumentaram a satisfação de fornecedores, parceiros e especialistas externos;
40% aumentaram a velocidade de acesso a especialistas externos.
A pesquisa mostrou que existem empresas que usam web 2.0 apenas internamente, outras apenas externamente (com foco na interação com cliente), e existe uma pequena gama delas que usam de maneira ampla, abrangente, dentro e fora da organização. O documento chama essa elite de empresas de "Organizações totalmente conectadas", que formam apenas 3% do total que adotaram web 2.0. São empresas que estão usando tais tecnologias de forma revolucionária, alcançando benefícios extraordinários nas interações com seus funcionários, clientes e parceiros. Respondentes dessas empresas reportaram benefícios significativos, mostrando que o uso intenso e aberto, tanto interno quanto externo, potencializa o ganho para a empresa. Nessa especial lista de organizações, existe uma forte integração da web 2.0 às atividades diárias, além de maiores níveis de colaboração e quebra de barreira organizacional.
O estudo conclui dizendo que as empresas cometem um erro enorme ao não incentivar a criação de redes sociais internas e externas. Os executivos deveriam pressionar as suas organizações para se tornarem "Organizações completamente conectadas", ou, como aparece no documento, "Fully networked enterprises" (adorei isso!!).
O documento sugere os seguintes passos:
1- Integrar o uso da web 2.0 nas atividades diárias dos funcionários;
2- Forçar continuamente a adoção e uso;
3- Quebrar as barreiras para uma mudança da organização, através de mais colaboração, fluidez de informação, decisão distribuída e menor rigidez na hierarquia organizacional;
4- Aplicar as tecnologias de web 2.0 nas interações com clientes, parceiros de negócios e funcionários.
O documento vale muito ser lido. Acesse AQUI.
3 comentários:
A Quinta Onda realmente é a conecção em tempo real 2.0 web. As redes sociais é a midia do momento e algumas empresas já estão tirando vantageem a tecnologia.
Sem dúvidas que as redes socias estão em alta!
Adoramos o artigo e os dados!
parabéns!
Silvestrin
Soluções em RH
www.silvestrin.com.br
Olá Mauro,
Os resultados desta pesquisa são realmente interessantes. A consultoria E-Consulting Corp. realizou um estudo semelhanete (mas voltado ao público brasileiro) e chegou a conclusões semelhanetes (embora com valores distintos).
Abs
Thiago de Assis Silva
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