Eu não conhecia este estudo, mas Patricia Meneses me mandou o link deste excelente estudo (obrigado, Patrícia!!). A blogosfera é sempre ótima para compartilhar conhecimento.
O documento chamado "Socializing your CEO: from (un)social to social", produzido pela Weber Shandwick, é muito interessante. As atividades publicamente visíveis dos CEOs das 50 maiores empresas do mundo foram analisadas e a conclusão confirma o que venho publicando nos meus últimos posts: a maioria dos CEOs estão distantes das redes sociais.
Eis alguns dados interessantes a respeito da "sociabilidade" dos CEOs pesquisados:
97% dos CEOs se comunicam através dos canais online e/ou canais tradicionais
64% deles não estão presentes nas mídias sociais
28% postam cartas ou mensagens nos websites oficiais das empresas
Apenas 18% têm vídeos ou podcasts incluidos nos websites corporativos ou nos canais oficiais das empresas no YouTube
Apenas 16% dos CEOs tem um perfil no Twitter(8%), Facebook (4%), MySpace (4%) ou LinkedIn (4%)
Olhando melhor a última informação, se considerarmos apenas Twitter e Facebook, apenas 12% dos CEOs estão lá.
Um dado interessante da pesquisa foi saber que os CEOs adeptos da rede adotam mais de um canal de mídia social: 72% são encontrados em mais de uma rede social. Em média, os CEOs participativos utilizam 1,8 canais. Ou seja, os que usam é porque querem ser "sociais" de verdade.
O estudo concluiu que os CEOs com mandatos novos (3 anos ou menos) têm menor participação online do que aqueles com mandatos médios (de 3 a 5 anos) ou mandatos longos (mais de 5 anos) – 30%, 38%, 43%, respectivamente. Mas será isso relevante? Não achei a diferença tão grande assim. Mas, enfim, é um "finding" do estudo.
Os números acima evidenciam que os CEOs ainda não estão "genuinamente" dentro das mídias sociais. Eles estão entrando nos ambientes mais controlados e monitorados pela tradicional máquina de comunicação das empresas, como os canais oficiais das empresas no You Tube ou seus próprios websites. Não posso deixar de pegar carona nessa onda e citar os meus últimos posts que afirmam que os CEOs não investem nas mídias sociais porque eles acham que têm coisas mais importantes para fazer. Portanto, não surpreende o resultado da pesquisa.
Acesse AQUI o estudo completo.
Uma curiosidade:
A Weber Shandwick falou com 60 CEOs de 50 empresas, sendo 20 nos Estados Unidos, 27 na Europa, 9 na Ásia/Pacífico e 4 na América Latina. Agora a curiosidade: por que 60 CEOs se são 50 empresas? É que 10 empresas tiveram múltiplos CEOs durante 2009... :)
A boa novidade é que a S2Publicom, que representa a Weber Shandwick no Brasil, já está conduzindo a mesma pesquisa com as 20 maiores empresas brasileiras. O resultado será divulgado ainda neste ano de 2011.
6 comentários:
Hey, Mauro! Não tem o que agradeçer.
Estou curiosa é pra ver o nível Brasil... ;)
Olá Mauro, tudo bem ? Me apresentei para vc na campus party, sou o @idegasperi. Aqui no Brasil, acredito que os números sejam um pouco maiores. Acredito que as pesquisas já mostraram que a internet é veiculo de massa, que as redes sociais se popularizaram demais e que os CEO´s daqui estão um pouco mais engajados. Agora, que fazem uso frequente, e que sabem efetivamente usar, acho que o número não é muito alto não...
Ai fica a pergunta, como investir e implantar na sua empresa, mídias sociais se voçê não usa, e acha que existem outras prioridades.
Grande abraço!
@idegasperi
Mauro, boa tarde.
SENSACIONAL!!!
Só esta palavra exprime a qualidade dos conteúdos deste site.
Desde que o descobri sempre venho "me abastecer aqui".
E nunca resisto à divulgar os conteúdos via E-mail, Facebook, Twitter e meus próprios Blogs.
Parabéns e obrigado por compartilhar.
--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero
__________________________________
http://twitter.com/prosperoclaudio
http://www.linkedin.com/in/cprospero
http://www.facebook.com/people/Claudio-Estevam-Prospero/1253621184
http://sinapsesgaia.blogspot.com/ (Blog: Sinapses de Gaia)
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://escoladeredes.ning.com/ (Escola de Redes [E = R])
http://romanticos-conspiradores.ning.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)
Puxa, Claudio.
Obrigado pelos elogios exagerados e por divulgar meu blog. Isso me ajuda muito. Agora vou descobrir seus blogs... acabei de ver a lista deles em seu perfil. Grande abraço. Mauro.
Mauro, vc viu o vídeo da Brastemp?! Acho que vale um post!rs...
Me cadastrei na vaga de MKT da IBM, vamos torcer :)
Abs!
Luciana
Olá, espero que a amostra da sondagem brasileira seja representativa. Assim como te chamou a atenção da divergência no nº de CEOs vs nº de respostas, esse item sempre me deixa com a pulga atrás da orelha. Mesmo tendências devem ter sólido embasamento em pesquisas e não em sondagens.
abs,
Postar um comentário