
Na minha visão, o melhor exemplo que temos atualmente a respeito do que pode ser o jornalismo do futuro é o "The Huffington Post". Chamado carinhosamente de "HuffPo", este jornal online já ultrapassou alguns gigantes nos EUA e, hoje, está atrás apenas do "New York Times". O modelo criado pelo "HuffPo" é bem diferente do tradicional. O "velho New York Times" tem aproximadamente 1 mil jornalistas, enquanto que o "The Huffington Post" opera com apenas 70 jornalistas, a grande maioria jovens com muita liberdade para ousar e criar.
O "The Huffginton Post" foi fundado em maio de 2005, centrando sua estratégia no jornalismo online e interativo, onde o debate está no centro de tudo. Aliás, o editor-executivo do jornal, Jay Stingh, sempre cita uma frase que acho emblemática e que coloquei no início deste post: "Num jornal, o ciclo da notícia termina quando ela é publicada. Para nós, é aí que ela começa".
O "The Hunffginton Post" conta com a participação de 6 mil blogueiros, que escrevem de graça, postando notícias com agilidade, criatividade e muita interatividade. Os resultados mostram dezenas de milhões de visitantes únicos por mês. Segundo a comScore, empresa que monitora audiência online, o "HuffPo" obteve quase 24 milhões de visitantes únicos no mês de julho de 2010.

Imagine este mesmo conceito de jornalismo interativo e colaborativo dentro das empresas, que ainda fazem comunicação interna no estilo "eu falo e você escuta". Temos aí uma fonte de inspiração para as áreas de comunicação das empresas.
Acesse o Huffington Post AQUI para conhecer um pouco do que pode ser o jornal do futuro. Escarafuncha mesmo. Você vai descobrir coisas interessantes. E veja alguns números que mostram que o projeto é de gente grande.
Fundação: 9 de maio de 2005
Investimento inicial: U$ 4 Milhões
Investimento total em 5 anos: U$ 37 Milhões
Acessos: 23,8 milhões de usuários únicos em julho (dado da comScore)
Blogueiros: 6 mil
Jornalistas: 70
Funcionários: 178
Faturamente previsto para 2010: U$ 30 Milhões
2 comentários:
Olá Mauro!
Obrigado pela dica. Não conhecia o "the Huffington Post". Acompanho o seu blog. Acho o mesmo fantástico, leitura indispensável para qualquer profissional de diferentes áreas.
Tenho um blog sobre segurança de medicamentos
(http://www.farmacovigilanciablog.com). Encontrei um ótimo artigo no "huffpo" que é a influência da internet sobre a automedicação. Vou escrever algo a respeito no meu blog.
Abraços e parabéns pelo "A Quinta Onda"!
Francielle.
Obrigado pelo elogio exagerado. Visitei seu blog e gostei. Já aprendi algumas coisas que não fazia ideia. Abraços. Mauro.
Postar um comentário