E se alguém chamasse você para comandar a área de comunicação externa e interna do Walmart?
O Walmart divulgou os resultados do seu último ano fiscal. Os números sempre me surpreendem. As vendas totais do Walmart em 2009 foram de US$ 405 bilhões. A divisão internacional do grupo (onde se inclui o Brasil) terminou o ano fiscal com vendas de US$ 100 bilhões. Ou seja, o Walmart é a maior empresa privada do planeta.
Olha o abacaxi!! Em 2009, pela primeira vez em sua história, o Walmart obteve queda nas vendas trimestrais nos USA. Por outro lado, a empresa apresentou bom crescimento fora do país no mesmo período.
O Walmart tem mais de 8 mil lojas no mundo, opera com 53 marcas diferentes, em 15 países. Para operar essa máquina, a empresa é o maior empregador do mundo. Tem 2,1 milhões de funcionários. Espera, espera, pois vou repetir: O Walmart tem mais de 2 milhões de funcionários !!!!!!!
A marca Walmart é a marca de maior valor do planeta, segundo reporte publicado dias atrás pela Brand Finance.
Falando de Brasil...
No país, o Walmart tem mais de 80 mil associados (é assim que eles chamam os funcionários), distribuídos em mais de 400 lojas, em mais de 100 cidades brasileiras e em 4 regiões: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mais de 60% dos funcionários têm menos de 30 anos e com uma grande diversidade cultural em função da dispersão geográfica por todo país. O Walmart trabalha com 9 bandeiras diferentes: Wal-Mart, Sams Club, Bompreço, Big, Hiper, Mercadorama, Nacional, Maxxi e Todo Dia.
Em 2009, o grupo inaugurou 91 novas lojas, de vários formatos, somente no Brasil!!
O presidente do Walmart Brasil anunciou um plano agressivo de investimento no país. Disse que vai investir acima de R$ 2 bilhões em 2010, que pretende abrir mais de 100 lojas e que vai contratar 10 mil pessoas. Isso dá 1 loja aberta a cada 3 dias!!! E quase 30 funcionários novos contratados por dia!!!! Incluindo sábado e domingo.
A questão é que a maior empresa do planeta também deve ter os maiores desafios de comunicação. Imagine o número de problemas que eles têm que lidar no dia a dia.
Veja esse exemplo. No ano passado, dois jovens americanos criaram um blog despretencioso chamado People of Walmart (www.peopleofwalmart.com). O propósito era publicar fotos de pessoas "estranhas" que frequentam as lojas do grupo nos USA. A brincadeira bizarra virou febre no país e o site se tornou um dos sites mais acessados. O número de pessoas colaborando aumenta todo dia. Veja mais detalhes no blog CoffeeBreak e acesse o site People of Walmart, é divertido, quase que não dá para parar de navegar.
E então? Como o Walmart deve lidar com essa situação? Difícil, né? Certamente este tipo de desafio não é um caso isolado. Tal situação faz parte das novas regras de jogo no mundo da comunicação corporativa.
E então?? Dá para encarar a comunicação da maior empresa privada do planeta, que tem a maior força de trabalho e a marca mais valiosa do mundo???
9 comentários:
Como sempre bons posts.
Desde quando falei para a minha gerente que queria sair da empresa para procurar estágio eu venho pensando em como seria trabalhar com comunicação organizacional em uma empresa grande, acredito que vou gostar.
Neste caso no Wal Mart você me colocou para pensar o quanto deve ser difícil de empresa para empresa essa comunicação.
Mas o desafio deve ser gratificante.
Eu ainda não me vejo no comando de uma empresa, nem tenho como te responder a primeira pergunta.
Porém, gostaria de retornar ela para vc.
E se alguém chamasse vc para comandar a área de comunicaçaõ externa e interna do Walmart?
Abraços,
Belle
@blogabordo
Puxa, Belle. Trabalhar na comunicação interna e externa do Walmart seria um desafio e tanto. Minha impressão é que ninguém deve se sentir preparado para trabalhar numa empresa desse porte. O tamanho e complexidade assustam muito. Eu já me sinto altamente desafiado no dia a dia trabalhando na IBM, que é uma das maiores empresas do mundo, que vem crescendo muito e a cada dia que passa se torna mais complexa. Enfim, Já estou satisfeito com meu desafio. Abraços. Mauro.
E bota desafio Mauro....
Tbm acredito que uma pessoa olhar pra isso e dizer "nossa mas é exatamente o que eu estou preparado para fazer" me soa como afirmação de filme de ação dos anos 80...
O grau de complexidade, as nuances, as diferenças de linguagem de cada pais... caramba! Pode ser algo maravilhoso, ou uma dantesca arapuca!
Tudo depende, como sempre, das equipes envolvidas e o tamanho das politicas internas.
Mas sem dúvida, um trabalho bem feito nesse nível, é algo memorável!
Abraços!
Excelente blog,parabéns aqui tem um conteúdo de grande aproveitamento!
Aproveito para convida-lo a v~e meu blog também.
www.juventudebm.blgspot.com
Abraços
www.juventudebm.blogspot.com
Olá Mauro!
Que desafio!!! Mas creio que seria bastante interessante, gosto muito de comunicação organizacional e muito mais de desafio, então com um pouco mais de estudo dá certo. Como sabemos Comunicação é uma área muito dinâmica de criar planos de comunicação sejam eles interno ou externo para Walmart não deve ser tarefa muito facil. Gosto do seu blog por isso, sempre nos fazemos pensar...Parabéns...
Abraço,
Sim, gostaria de um e-mail para li passar a pesquisa que havia falado anteriormente.
Até mais...
Washington.
Obrigado pelas palavras elogiosas. Deixe aqui o seu email que eu entro em contato. Abraços. Mauro.
OK!!!
wsalesmkt@gmail.com
Até logo...
Deve ser um desafio grande estar a frente da comunicação de uma grande empresa como o Walmart. Mas, ao mesmo tempo, deve ser motivante também. Acredito que rotina não deve existir num caso como esse... rs
Pelo tamanho e apesar de haver comunicados oficiais, acredito que a comunicação deve ser feita de forma regionalizada, respeitando/estimulando as características/individualidades dos "associados" de cada região e as marcas nas quais estes trabalham. Além disso, o target também muda dependendo de sua localização – o que deve ser levado em conta.
Ainda não trabalho com comunicação corporativa, mas acredito que deve ser assim. rs Daí o desafio de se pensar múltiplas formas de se comunicar efetivamente com seus colaboradores e público-alvo.
Como é fazer esse tipo de trabalho, Mauro? Quais são os maiores desafios da comunicação corporativa aqui no Brasil?
Parabéns pelo blog!
Abs.,
Diogo
Diogo. Concordo com sua observação a respeito da comunicação regionalizada. Isso deve acontecer e é importante. No entanto, uma comunicação geral e comum para toda a organização é fundamental, para manter unidade e garantir que a empresa é única e integrada. O real desafio não é apenas comunicar, mas sim engajar e criar um senso de cumplicidade na organização, é fazer com que cada funcionário entenda o seu papel na organização e como o trabalho dele ajuda na estratégia e na busca dos objetivos da empresa. Esse é um desafio e tanto. E, quanto maior a empresa, maior parece o tamanho dessa montanha. Abraços e obrigado por colaborar com o blog. Mauro.
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