terça-feira, 13 de outubro de 2009

A síndrome do elefante indiano

Na Índia, o elefante é um animal sagrado. Muitos deles vivem livres, mas muitos outros são criados em cativeiro. Quando bebê, o elefantinho é amarrado a uma árvore com uma corda forte. Ele tenta de todas as maneiras se livrar da corda, o que é muito natural pois os elefantes são animais para viverem livres. Mas como ele ainda não é tão forte para romper a corda, ele se acostuma a ficar preso e ao longo do tempo desiste de tentar escapar. Inconscientemente, o elefantinho assume que a corda sempre será mais forte do que ele.

O elefante bebê cresce, fica forte e gigantesco, mas nunca mais vai tentar se livrar da corda. Ele pode até ser amarrado a uma árvore pequena, com uma corda fina, porque ele não vai mais tentar sair. A ironia é que o elefante poderia facilmente libertar-se arrancando a árvore ou rompendo a corda, mas sua mente foi condicionada por suas experiências anteriores quando bebê e não faz mais a menor tentativa de se libertar. Ou seja, o gigantesco e poderoso animal limitou sua capacidade de seguir os seus instintos. Os elefantes dos circos passam pela mesma experiência, são domesticados dessa forma e muitas vezes vivem presos com uma simples e frágil corda amarrada em suas pernas.

Essa história é a metáfora do que acontece com as empresas quando resolvem abrir as redes sociais para os empregados. A maior parte das experiências mostra uma inibição inicial e um "vamos esperar para ver o que acontece" dos colaboradores, o que sugere uma espécie de escudo invisível que faz com que eles não participem e não se arrisquem a colaborar e a opinar. Isto acontece repetitivamente em empresas com cultura mais conservadora. Afinal, como fazer os empregados falarem abertamente se eles passaram anos sendo treinados para não falar?

A maioria das empresas sofre desta "síndrome", quebrar esse paradigma é um processo lento, de aprendizado e de transformação cultural. Algumas empresas esperam uma transformação mágica e imediata, e muitas se frustam quando se deparam com essa barreira mental dos empregados.

Enfim, considere a "síndrome do elefante indiano" se estiver planejando projetos de mídias sociais para sua empresa. Libertar os seus empregados da cordinha não será tão fácil quanto você imagina.

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

6 comentários:

Giulia disse...

Adorei a analogia, Mauro! Viajando pra um pouco mais longe, é quase como a alegoria do sensacional livro Admirável Mundo Novo, no qual as crianças (sem mães, sem pais) são condicionadas ainda quando bebês a aceitar e adorar a sua casta imposta, e a não ter vontade de mais nada além disso.

Para mim, pior do que o costume de não explorar mídias sociais é justamente essa falta de vontade de utilizá-las. Pessoas que não conseguem enxergar a riqueza de experiências que o mundo 2.0 proporciona, e que nunca vão querer soltar a cordinha...

Acho que a única maneira de driblar essa síndrome é nunca desistir de informar. Martelar na cabeça dos elefantinhos que eles podem se libertar, dar sempre o caminho, mostrar exemplos de outros elefantinhos que já se libertaram e tiveram uma vida bem feliz e bacana...

Acredito muito em dar o exemplo, em contar histórias. Se eu tivesse que apontar uma coisa pela qual todo o mundo se interesse, eu diria que é a vida das outras pessoas.

Às vezes, sinto que é só por esse interesse intrínseco e inegável do ser humano por outro ser humano que a gente consegue disparar nos elefantinhos mais acomodados aquela faísca que dá início a todo o processo. Essa é, afinal, a primeira razão pela qual me formei jornalista: poder contar essas histórias. :)

Porque a luta pelo fim das cordinhas (as muitas cordinhas que nos impedem de abrir a cabeça em muitos sentidos) é essa nossa luta de todos os dias. E é bom demais quando a gente vence uma batalhinha!

Beijos e obrigada pela inspiração.

Ocappuccino.com disse...

pois e Mauro, o desafio é exatamente esse, fazer a rede social ser realmente socializada para a empresa retirar vantagens dessa interação,

por isso, como qqr outro projeto de comunicação, os projetos que tem como meio a web tb devem ser muito bem planejados, e não serem feitos apenas por fazer, com o motivo de estar no ciberespaço é obrigação ja que a concorrência esta na rede

abraço
Mano Delazeri
www.ocappuccino.com

Mari disse...

Oi Mauro, adorei o artigo! Ainda bem que nós, diferentemente dos animais, podemos mudar nosso comportamento e lutar contra a cordinha sempre que quisermos, não precisamos de um adestrador para isso... a grande questão é ter coragem. Bjos!

Comunidade RP Brasil disse...

Excelente post Mauro!

Cultura Organizacional é ponto chave para auxiliar no sucesso em processos de comunicação.

Abraço!

Danielly.

Zee Lima disse...

Quebrar o vínculo psicossomático é um trabalho mítico! Entretanto extremamente prazeiroso.

Um exemplo de como isso pode ser feito, e as consequências de ser livre em nossa sociedade pode ser visto no filme, Instinto com Anthony Hopkings...

Somente voltando-se para seu interior e buscando seu âmago, é que alguém pode quebrar estes vínculos...

Todos os pensadores e escritores que falaram sobre isso falam a mesma coisa. Seja atravéz do sexo como ato político de Orwell, ou o retorno aos instintos da Ilha do Dr Mureau, ou ainda o despertar do amor profundo e verdadeiro do Blade Runner Deckard pela andróide.

Só assim podemos romper esses grilhões e enfim viver sem culpa de estar vivendo.

Forte Abraço a todos!

Reinaldo Italiano Yocida disse...

Mauro, excelente artigo ! Mudar hábitos e atitudes só pode ser feito por estímulo e exemplo. Infelizmente o ser humano, como todo animal, tende a gravar os extremos das sensações, sejam elas de prazer ou de castigo. Na dúvida, ficam na zona de conforto, sem se expor para não correr riscos.

A forma de mudar é ter pessoas que inspirem e motivem a conhecer o novo, a ter atitudes construtivas, mesmo assumindo alguns riscos.

Seu blog é um desses exemplos. Parabéns pelo que tem escrito e inspirado, principalmente para as gerações anteriores à geração "Y" (seriam da geração "X"?), ou seja, pessoas da nossa geração, que viram a primeira versão do Sítio do Pica Pau Amarelo e Vila Sésamo com Sônia Braga e Armando Bógus.

Pelo menos para mim tem funcionado. Virei fã de seu blog, ainda mais após a postagem do Nacional Kid :-)

Grande abraço, Reinaldo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...