quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Métricas em Mídias Sociais

Falar em medição das mídias sociais é sempre polêmico. E é polêmico por um motivo muito simples: ninguém conhece esse assunto muito bem. Todos nós somos aprendizes de feiticeiro. Portanto, mente aberta e positiva é pré-requisito para início de qualquer conversa sobre o tema.

Ontem, ao ler o sempre excelente IDGNow, eu descobri um post interessante chamado "Como medir as mídias sociais? ". Acesse AQUI.

O interessante neste post é o vídeo apresentado, chamado "Measuring Social Media", onde é apresentada uma proposta de medição para mídia social. É uma espécie de combinação entre quantidade e qualidade. Como sumariza o IDGNow, a fórmula é simples: Page views vezes visitas, mais tempo gasto, somado ao sentimento e ao ecossistema tem como resultado o ROI das redes sociais. E leia-se ROI como "Return on Influence" e não como "Return on Investment".

Enfim, é uma proposta interessante pois tem conceitos interessantes. Convido você a ver o vídeo (em inglês).


Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

4 comentários:

Mari disse...

Oi Mauro, bacana lançar esse tema para discussão... como as midias sociais estão servindo hj em dia também para promoção e venda, nada mais natural que se fale sobre measurements e retorno. Esse vídeo da Amy Martin é interessante pois tenta, de uma maneira simples, ensinar um "passo a passo" para medição. Particularmente acho que devemos ter um pouco de receio em seguir "passo a passos" e guias do tipo "10 maneiras para ser feliz" sem antes pensar com carinho na proposta. No caso dessa fórmula proposta pela Amy, achei super válida pois como é um assunto novo, é uma sugestão de caminho para explorarmos (e isso já ajuda batante ne?). Só teve um ponto que fiquei encucada... não entendi muito bem como fazer a medição de sentimento e ecossistema... vou ter que dar uma pesquisa mais a fundo nisso (até porque medir sentimento é coisa delicada e não é para qquer um rs). Esses dias achei na internet um material criado pela IAB (Interactive Advertising Bureau), que vale a leitura também: Social Media Ad Metrics Definitions (em inglês). Segue o link para quem quiser explorar: http://www.iab.net/iab_products_and_industry_services/508676/801817/socialmetrics
Abraços.

Juliana Guerra disse...

Achei esta a melhor mensuração de redes até o momento. São tantas opções, tantas fórmulas, que esta me parece a mais sensata. Pretendo testar em breve!

Mauro Segura disse...

Juliana. Ótimo saber que você pretende testar. Você pode me contar depois? Quem sabe você escreve um pouco de sua experiência e eu publico aqui no blog? Tenho certeza que isso será muito útil e valioso para todos que se aventuram nas mídias sociais. Um beijo e obrigado por visitar meu blog. Aliás, eu visitei os seus. Mauro Segura.

Mauro Segura disse...

Mari.
Tenho que confessar que também não sei como medir conhecimento e ecossistema... principalmente sentimento. Esse é um bom papo. Gostei da dica do IAB. Eu já conheci o site, mas não conhecia o material que você indicou. Isso merece um post pois o material é bom. Vou dar uma olhadinha com mais calma. Bjs e obrigado por visitar o blog. Mauro Segura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...