terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um exemplo do uso do Twitter na Administração Pública

Eu conheci Claudia Costin no ano passado, na solenidade de inauguração da Exposição Einstein em São Paulo. Seu nome é conhecido pois ela atuou como ministra no governo de FHC. Tive chance de bater um papo com ela e fiquei impressionado com sua simplicidade, valores e interesses. Em tudo que conversávamos ela via uma aplicação social, e sempre com uma visão de país, nada atrelado a causas pequenas. Tenho que confessar que ela me encantou.

Fiquei super-feliz quando Eduardo Paes, prefeito nomeado do Rio de Janeiro, anunciou que Claudia seria a "dona" da Secretaria de Educação do Governo Municipal. Fiquei entusiasmado, com a certeza que a cidade do Rio teria uma líder técnica, consciente do que deveria ser feito, e uma altiva batalhadora pela renovação e inovação num pasta que precisa de muita liderança e criatividade.

Por que estou contando tudo isso?

Porque Claudia já descobriu que a internet pode levá-la para cada canto do município e criar um canal direto de comunicação com cada colaborador da área de educação do Rio.

Primeiro ela divulgou abertamente seu email para professores e funcionários. Alegando que seu email da prefeitura tinha um nome longo e difícil de memorizar, ela divulgou o seu email pessoal. Ela diz que recebe um número enorme de emails diariamente e que responde todos eles. O seu foco é a conversa com os professores.

O email dela é claudia@claudiacostin.com.br , o que denuncia que ela também tem um site próprio, que não está tão atualizado assim, mas está lá. Não sei se ela está dando outro email para os professores do Rio, mas este eu sei que funciona.

No início de julho ela entrou a fundo no Twitter. Hoje, exatamente no minuto que publico esse post, ela tem 849 seguidores. O twitter deu uma nova dimensão na sua comunicação com a comunidade da secretaria de educação.

Percorrer o twitter de Claudia mostra como ela está usando a ferramenta. Muito interessante. O seu terceito post no twitter, em 4 de julho, às 11 da noite, diz que ela estava respondendo 450 emails de professores. Em agosto, tem um momento que ela está numa coletiva de imprensa falando sobre um possível adiamento do início das aulas por conta da gripe H1N1. Fica evidente a sua preocupação de antecipar a informação para os professores antes da divulgação pela imprensa. Mas ela também usa o Twitter para contar um pouco de sua vida pessoal.

A ferramenta, sem dúvida nenhuma, cria um nível de relacionamento sem precendentes da secretária com os milhares de professores que compõe a rede pública. Aliás, ela também tem conta no Twitpic onde publica fotos.

http://twitter.com/Claudiacostin


Com as crianças on Twitpic

A postura da Claudia é surpreendente. Ela quer conversar e se envolver. Tratando-se de um cargo público e de grande visibilidade, é louvável sua conduta e vontade de fazer diferente. A obstinação de dialogar e criar canais de comunicação é um exemplo para que essa conduta se repita em outras esferas do governo, inclusive federal. A sociedade vive um momento de colaboração intensa via redes sociais. Uma nova geração de políticos certamente vai enxergar isso e tirar partido dessa nova era. Claudia é um exemplo disso.

O título desse post certamente não é o mais adequado, afinal a iniciativa do uso do twitter não foi uma decisão do governo. Isso tudo aconteceu por conta de uma iniciativa pessoal, de alguém que acredita no diálogo, na transparência e no poder do coletivo. Seria maravilhoso se pudéssemos ter mais "Claudias" na administração pública.

Expandindo um pouco mais o tema de política e web 2.0, eu recomendo uma visitinha no Interney para ver um excelente post chamado Política e Mídias Sociais: o que vem pela frente? Muito bom, vale ler. Sabemos que existem muitos exemplos negativos, mas também existe muita gente na política experimentando e tentando entrar no mundo virtual. Quer conhecer mais? Entra no interessante Politweets. Veja os políticos que estão usando Twitter. Veja como eles usam a ferramenta. Este é mundo em transformação. Não posso deixar de mencionar o José Serra tuitando sério, com regularidade e conteúdo relevante. Acesse AQUI.

Por fim, voltando a Claudia Costin, quer conhecê-la um pouco mais? Entra no blog dela.
http://www.claudiacostin.com.br/wordpress/

Para ilustrar um pouco mais como ela usa o twitter, tomei a liberdade de fazer um "copy and paste" de alguns posts. Veja abaixo:

Muita desinformação sobre gripe H1N1. Resolvemos, Hans e eu, fazer uma reunião às 15:00 e tomar uma decisão sobre adiamento ou não das aulas
10:18 AM Jul 29th from web

Estou pensando em capacitar os professores em como identificar a gripe e lidar com as crianças que chegam com sintomas na escola. São 30.000
11:22 AM Jul 29th from web


Decidimos adiar o retorno às aulas para o dia 10, no caso do Ensino Fundamental e 17, para as creches
4:29 PM Jul 29th from web


Dia intenso. Tivemos a aula sobre gripe suína e o adiamento do retorno às aulas. A rede recebeu bem, no geral, ansiedade sobre reposição.
7:45 PM Aug 5th from web


De manhã, assinatura de convênio com a PUC-Rio para estágio com várias áreas. Em seguida, Vargem Grande, favela da Cascatinha visitar creche
1:20 PM Aug 7th from web


Professores perguntam no meu email se é necessária a reposição no caso de creches e pré-escolar. Não, pois não há calendário obrigatório.
6:06 PM Aug 7th from web

Falei com o Controlador sobre preços pagos na merenda. Ele diz que diferença é porque militares fazem eles mesmos o transporte do alimento.
10:06 AM Aug 10th from web

Assinei resolução que torna a Educação Física obrigatória para alunos de 4o e 5o em realfabetização no contraturno. Sai amanhã no DO.
2:10 PM Aug 11th from web

Hoje 15:00 horas coletiva de imprensa anunciando a posição da prefeitura sobre volta às aulas. Prometo postar decisão assim que acabarmos.
12:03 PM Aug 12th from web

Coletiva de Imprensa- alunos de 4o a 9o anos (55% do total)voltam dia17. Grávidas em licença até dia 31. Leite distribuído nas creches 2a f.
3:57 PM Aug 12th from web

Coletiva de Imprensa II- pequenos ficam em casa até dia 24, junto com os alunos do ciclo. Diretores terão canal específico Disk-Saúde.
4:03 PM Aug 12th from web

Na frente da Creche Maria da Conceição, aguardando o inicio do evento... http://twitpic.com/gfl2j
11:55 AM Sep 4th from TwitterFon

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

10 comentários:

Leandro Medeiros disse...

Parabéns pelo post, Mário. E parabéns ainda maior para a Claudia Costin, pois sua atitude é muita digna perante o povo. Muito bom saber que existem pessoas de caráter no setor público, bem diferente do que vimos nos noticiários.

Rafael Marconi disse...

Mauro,
É uma iniciativa e tanto, também fiquei espantado quando descobri que o Ministério da Saúde estava usando o twitter para divulgar informações sobre a H1N1 : http://twitter.com/minsaude
É muito bom ver que algumas pessoas conseguem levar novas idéias para a iniciativa pública

Ocappuccino.com disse...

ola mauro. legal está iniciativa da secretária, mas haja tempo, responder 450 emails num unico dia. sobre uso de twitter por politicos indico post do alex primo (http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2009/08/25/politicos_brasileiros_sonham_em_ser_obam/) que aborda o outro lado da moeda.

e tu não vai criar um twitter?

mateus

Ocappuccino.com disse...

agora que vi, ja estou seguindo

mateus

Thaís Verena disse...

Na minha opinião esse é um claro exemplo de relacionamento com total transparência. Algo que RPs e demais profissionais da comunicação têm buscado alcançar com suas estratégias "mirabolantes". Taí uma amostra de algo simples e que funciona.

Zee Lima disse...

Li. Visitei. Adicionei!

Gostei muito disso!

Stelleo Tolda disse...

A internet, nesse caso as ferramentas colaborativas contribuem para que a gente saia do campo das idéias e parta para a ação. Um exemplo disso, apesar de não ter resultado em ação concreta, foi o movimento #forasarney, no Twitter. E mais: o engajamento político é ajudado pelo Twitter, pela internet e por qualquer outra ferramenta de comunicação, mas sempre e quando há envolvimento e aglutinação dos participantes de verdade.
Falei sobre isso também no MLOG: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/09/23/twitter-para-politicos/.
Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Bernardete disse...

Não a conheço pessoalmente, mas através do twitter percebe-se que é uma pessoa especial. Torço p/ que consiga transfromar, de fato, a educação do Rio!

shop music marketing disse...

Parabéns por este artigo muito relevante!

plays no souncloud disse...

ExcelentE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...