quarta-feira, 24 de junho de 2009

Blogs do Irã viram manchete no Jornal da Globo

Eu estou cansado de ouvir que os blogs, de maneira geral, não sobreviveriam sem o conteúdo publicado pela imprensa. Entendo e concordo em parte (depende do blog, né?). No entanto, fico incomodado quando alguns menosprezam o poder, alcance e a vida própria das novas mídias. Ou então, quando não entendem que estamos vivendo uma mudança profunda na sociedade, onde as mídias sociais desempenham um papel importante nessa transformação. Infelizmente, como citado no meu post anterior, a imprensa tem sido uma das áreas onde as novas mídias geram discussões acaloradas e reativas, muitas vezes pouco racionais.

Por isso tudo, eu já havia ficado muito contente com a capa da Época dessa semana, com o título "Irã 2.0 - Como a rebelião pela internet e pelo Twitter começou a transformar a república islâmica", e com a matéria "Rebelião 2.0 em Teerã" (acesse AQUI um pequeno trecho. O que vale é ler a revista pois a matéria é excelente). Mas tenho que confessar que minha felicidade foi aos céus ao ver uma matéria do Jornal da Globo, de ontem, sobre o uso da internet pelos Iranianos para driblar a censura. Foi sensacional. Desta vez, foi o conteúdo dos blogs, do twitter e das redes sociais que alimentaram a imprensa. E não foi qualquer imprensa não. Foi a TV. Foi a Globo.

Vale ver. Estamos num momento de mudanças profundas na forma como a sociedade se comunica e se relaciona. Viver esse momento é uma experiência única, especialmente sendo um profissional de comunicação.


Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

6 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Que loucura essa revoluçao digital social no Irã. E a imensa repercussão. Como citou é uma experiência unica acompanhar estes acontecimentos.

A globo, principalmente o jornal da globo vem dando grande enfase às novas tecnologias, principalmente na coluna Conecte do jornal, sempre acompanho.

Abraços Mauro,
Mateus d'Ocappuccino

Thales Paoliello disse...

Mauro, te enviei o email novamente. Vê se você recebeu por favor. Abraços.
Thales Paoliello

Unknown disse...

Mauro, gosto tanto do seu blog, que já o "anunciei" no "meu" Twitter. Quem é da comunicação não pode deixar de ler o que vc escreve. Oportuníssimo esse seu novo post. E lembrando que a mesma coisa ocorreu com a escocesa Susan Boyle, participante do Britans Got Talent, que estourou na web ainda de aparecer nas TVs brasileiras.
abs,
Beth Guaraldo

Fabio Procópio disse...

É muito importante este trabalho que o Jornal da Globo vem dando ao assunto tecnologia. Recentemente transmitiram uma reportagem sobre realidade aumentada muito interessante, e agora sobre os conflitos e a participação através da Internet no Irã.

ótimo o seu blog, e já faz parte dos links do meu blog.

Abraço

Mauro Segura disse...

Oi, Beth. Obrigado pelas palavras carinhosas, porém exageradas. Obrigado por visitar meu blog. Abçs. Mauro.

Mauro Segura disse...

Oi, Fabio. Obrigado por "linkar" meu blog. Que bom que gostou. Abçs. Mauro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...