quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Menezes: O caçador dos usuários de redes sociais na empresa
Menezes, gerente da XYZ, ainda não estava convencido sobre aquele história de liberar o uso das mídias sociais dentro da empresa. Isso tinha acontecido havia alguns meses e, desde então, ele passou a ser um caçador implacável de possíveis desvios. Sendo uma empresa B2B, ele não entendia o motivo da XYZ permitir os funcionários de usarem as redes sociais.
Num belo dia, no seu tradicional estilo, ele entra na sala e começa a ver o que o pessoal estava acessando em seus computadores. Como gerente de vendas, ele entra no salão e pega 4 vendedores navegando em redes sociais.
-- E aí Luis? O que você está fazendo aí olhando o twitter? - perguntou Menezes.
O jovem vendedor vira para o Menezes e responde:
-- Você não viu o anúncio de hoje? Acabamos de lançar um produto espetacular. Estou postando aqui no twitter um post apontando para o nosso site. Quero que todos os meus seguidores saibam da novidade.
Menezes vira o rosto e encara um outro vendedor acessando o YouTube. De imediato ele responde:
-- Menezes, é esse produto aqui ó! Você não viu o filme? A empresa já publicou isso no YouTube ontem.
Frustrado, Menezes se vira para o outro lado onde um dos vendedores está com o Facebook aberto.
-- Aqui Menezes, veja só, estou mandando uma mensagem de Natal para um cliente que é meu amigo no Facebook. Acho mais bacana do que mandar um email. Tenho certeza que ele vai gostar e vai me retornar.
Num giro de 360o, Menezes descobre um outro vendedor com o Facebook aberto.
-- Estou mandando uma mensagem para minha mulher dizendo que vou chegar mais tarde em casa. Tenho que trabalhar numa proposta hoje que vai dar muito trabalho. Pelo facebook é mais fácil. Eu não preciso de ficar de conversa pelo telefone, ganho tempo, e ainda não gasto telefone da empresa.
Decepcionado consigo mesmo, Menezes dá de costas e vai embora. Definitivamente ele ainda não entende essa nova realidade...
Categorias:
casos,
comportamento,
cultura corporativa,
mídias sociais,
redes sociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Muito bom gostei, tem muitas empresas com seus Menezes, anos atrás trabalhei numa grande multinacional no departamento de Inovação e Desing e mais incrível que tudo que era ligado há mídias digitais era bloqueados, anos depois fiquei sabendo que a mesma perdeu mercado pela demora para entrar em determinadas redes, mais as vezes o que empresa demora uma ano para liberar pode demorar eternidades para voltar ao mesmo patamar.
I’m no longer sure where you are getting your info, however good topic.
I must spend some time studying much more or working out more.
Thank you for excellent information I was searching for this info for my mission.
I would like to say that this write-up very pressured me to take a look at and do it!
Your writing style has been amazed me.
Postar um comentário