quarta-feira, 1 de agosto de 2012

70% dos Presidentes de Empresas tem presença ZERO nas redes sociais

Confesso que o estudo 2012 Fortune 500 Social CEO Index, publicado no CEO.com, me amedontrou. Esse índice foi criado para medir o quanto que os líderes empresariais estão usando as mídias sociais.

O método de trabalho da pesquisa foi bem simples. Eles mapearam os Presidentes (CEOs) das 500 Top Companies da Fortune e buscaram pela presença de cada um deles nas principais redes sociais. Basicamente eles olharam Twitter, Facebook, linkedIn, Google+, Pinterest, Wikipedia e blogs.

O resultado mostrou alguns números interessantes:

70,3% dos CEOs não tem NENHUMA presença nas redes sociais.

29,7% dos CEOs tem presença em pelo menos 1 rede social.

57,2% dos CEOs que tem PRESENÇA em pelo menos uma rede social contribui para um BLOG ou tem sua própria entrada na Wikipedia.

Apenas 19 dos 500 CEOs (ou seja, 3,8%) têm perfil no Twitter. Enquanto 9 deles são ativos no Twitter (emitiram 1 tweet nos últimos 100 dias), 5 outros nunca emitiram um único tweet.

38 dos 500 CEOs
(7,6%) estão no Facebook. Enquanto 25 deles têm menos de 100 Amigos no FB, apenas 2 CEOs têm mais de 500 Amigos.

129 CEOs (25,9%) têm perfil criado no LinkedIn. Surpreendentemente 36 CEOs tem zero ou apenas 1 conexão no LinkedIn. Por outro lado, 10 CEOs têm mais de 500 conexões no LinkedIn.

Nenhum CEO tem perfil no Pinterest

183 CEOs (36,7%) têm seu próprio perfil criado na Wikipedia.

6 CEOs (1,2%) contribuem para blogs

Os mais notáveis CEOs em termos de PRESENÇA SOCIAL são: Rupert Murdoch, Michael Dell e Warren Buffet.

Os números incomodam pois evidenciam que os líderes das maiores empresas ainda não entenderam a relevância e o potencial das redes sociais nos dias de hoje.

Num post que publiquei em 2011, eu comentei a respeito de um estudo chamado "Socializing your CEO: from (un)social to social", produzido pela Weber Shandwick. Esse estudo analisou as atividades dos CEOs das 50 maiores empresas do mundo e concluiu que a grande maioria dos CEOs estão muito distantes das redes sociais.

Existem razões evidentes para os executivos não blogarem. Um dos posts mais acessados que já escrevi chamado "10 motivos por que os executivos não blogam" aborda essa questão. Mas, no fundo, lá no fundo mesmo, os executivos pensam que eles têm coisas mais importantes para fazer do que estar pendurado nas redes sociais. Em suas mentes existe uma sensação de perda de tempo quando se fala em redes sociais. Reconheço que os blogs e as redes sociais têm um enorme poder de causar distração, mas não podemos negligenciar o poder de comunicação, relacionamento e engajamento que tais mídias oferecem. O estudo citado cima da Weber Shandwick apresenta 6 regras básicas para que os CEOs melhorem sua reputação social. Vale a pena ver.

Enfim, veja abaixo mais detalhes da excelente e surpreendente pesquisa do CEO.COM:



Texto publicado no blog da CRN

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Gustavo Chaves disse...

Mais um post muito interessante... obrigado!

Posso fazer um meta-comentário? Não sobre o post, mas sobre o blog?

Notei que as páginas dos posts ficaram muito mais "pesadas" recentemente. Com uma conexão razoavelmente rápida chega a levar mais de 10 segundos para terminar a renderização completa. Creio que a coluna da direita poderia ser enxugada, pois há tanta informação lá que eu me sinto intimidado. Fica como sugestão.

Mauro Segura disse...

Gustavo. Essa é uma boa dica. Mas vou explorar você. Que tipo de informação devo retirar... ou devo deixar... do lado direito? Sou um devorador de conteúdo e gosto de tudo, mas gostaria de ouvir suas recomendações aqui. A página está muito pesada mesmo. Abraços e obrigado por qq ajuda que possa me dar. Mauro.

Gustavo Chaves disse...

Ooops. Desculpe-me, mas só hoje voltei a essa página e li sua resposta.

Bem, como eu não leio a coluna da direita, não tenho sugestões na ponta da lingua. :-)

Mas, dando uma olhada com atenção agora, eu sugeriria o seguinte:

* Remover os blocos com imagens e links para posts antigos, já que você já tem blocos com listas para os posts mais recentes e para os recomendados.

* A lista dos posts mais lidos é interessante, mas podia ser igual as outras, i.e., só com título, sem imagem e sem trecho inicial.

* Os outros blocos com informações sobre seus blogs favoritos, internacionais, food for thought e fontes de pesquisa poderiam ficar em uma página à parte. Você poderia dar um destaque a ela através de um link bem no topo. Talvez na barra vermelha.

Acho que isso deixaria as informações mais relevantes diretamente acessíveis nos posts e tornaria as páginas bem mais leves.

São sugestões de um fã. Esperar 10 segundos pra ler cada post não é um custo muito alto pra quem já sabe o que esperar dos seus posts. :-)

Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...