Ontem, eu participei de um painel de redes sociais no CIAB (quem deseja saber um resumo do que rolou no painel, pode acessar AQUI e AQUI). Na saída do evento, ainda sob o calor da discussão, uma pessoa me fez a pergunta acima. Achei a pergunta ótima e juro que não tive uma resposta pronta para a pergunta. Só me lembrei daquela do "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?".
O fato é que existe a crença de que as redes sociais nas empresas podem aumentar a colaboração e mudar a cultura organizacional. Eu até acredito nisso, mas desde que a implementação destas redes venha atrelada a outras ações. Se for uma ação isolada, as redes sociais vão refletir somente a cultura vigente da organização. Caso estejamos falando de uma empresa mais fechada, existe o risco potencial de ocorrer o que chamo de "a síndrome do elefante indiano", ou seja, da rede ou do blog ficar sem leitores ou participação, simplesmente porque assim é a cultura organizacional existente. É quase um tiro no pé.
Se a empresa busca uma transformação na cultura organizacional, a introdução de ferramentas sociais nas empresas pode fazer parte de um projeto maior, onde atividades de maior colaboração e compartilhamento de conhecimento devem estar no centro das atenções. As áreas de Recursos Humanos e Comunicação têm papel fundamental nesta transformação, enquanto que os executivos e o corpo gerencial da empresa devem liderar esta jornada.
O resumo de tudo: as redes sociais, isoladamente, não mudam a cultura de uma empresa, mas são ferramentas poderosas quando inseridas num programa maior. Se aplicadas isoladamente, elas vão refletir a cultura vigente da organização, podendo até gerar frustrações em vez de benefícios.
Recomendo fortemente que leia o excelente post "Mídias sociais: imprescindíveis, porém não curam todos os males", escrito por Hélio Teixeira no Blog Chapa Branca. Ele explora muito bem este tema.
O título deste meu post bem que podia ser: As redes sociais mudam a cultura das empresas ou a cultura das empresas é que determina o sucesso das redes sociais?
4 comentários:
Rubronegro Mauro, creio que o conteúdo das mídias sociais podem influenciar na mudança cultural das Empresas, mas não creio que tenham o mesmo peso da cultura que muda de dentro para fora através dos seus funcionários, bem como, de fora para dentro através dos seus Clientes.
Oi Mauro
Concordo em gênero, número e grau com o seu argumento. Como bem disse o Hélio no post referenciado por você, quem determina a cultura de uma Organização são as pessoas que nela trabalham, não os instrumentos que elas utilizam.
Por falar no Hélio Teixeira, gostaria de recomendar também a leitura de uma das suas (invariavelmente excelentes!) apresentações onde ele trata dos aspectos práticos envolvidos nesse tema.
Estou me referindo a apresentação que tem como título "Web 2.0 Collaboration – Using digital tools for redesigning governance", onde ele aborda com muita precisão, os desafios e as possibilidades que as novas tecnologias digitais estão criando para a reconficuração dos espaços colaborativos e regimes de governança dentro das organizações. Vocês podem acessar a apresentação em http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=11460
Grande abraço
João N. Mourão
Com certeza a cultura que determina, até pq as redes/mídias sociais estão em um departamento (muitas vezes não estratégico e somente operacional dentro da empresa) e não estão alinhadas aos objetivos estratégicos.
Mandei email sobre Santa Cruz do Sul. Aguardo retorno.
Um abraço Mauro
Só depois fui ler o texto do Hélio Teixeira no Blog Chapa Branca e ele concorda comigo hehehehe olha o que ele escreveu > "A empresa encarou o desafio como uma questão meramente operacional."
Mateus
Postar um comentário