terça-feira, 25 de agosto de 2009

O que os Executivos pensam a respeito das Mídias Sociais nas Empresas

Um whitepaper chamado “Social Media: Embracing the Opportunities, Averting the Risks” acaba de ser publicado nos EUA. O reporte foi produzido pela Russel Herder e pelo Ethos Business Law, a partir de 438 entrevistas online realizadas em julho deste ano com executivos de empresas dos EUA.

Os dados mais surpreendentes aparecem logo no sumário executivo do documento. É dito que 8 em 10 executivos estão preocupados com os riscos de segurança e de danos à reputação da empresa que a mídia social pode causar. Apenas 1/3 dos entrevistados dizem ter implementado políticas de mídia social.

O relatório também evidencia uma grande preocupação dos executivos com a produtividade dos funcionários. Ironicamente, apesar de todo esse "medo", os mesmos executivos declararam que as redes sociais são importantes para melhorar a comunicação da empresa, interna e externa, para a construção da imagem e reputação da marca, e para melhorar o relacionamento da empresa com os clientes. Também falam em benefícios para o moral interno dos funcionários. Enfim, a maioria dos executivos parece reconhecer benefícios nas redes sociais.

Foi bom constatar que 72% dos executivos visitam sites de mídia social pelo menos uma vez por semana, mas a má notícia é que a maioria age de maneira reativa, com maior foco em saber o que os clientes estão falando a respeito da empresa ou monitorar a concorrência. O relatório dá mais detalhes a respeito.

Agora olha a surpresa: 40% das companhias pesquisadas bloqueiam o acesso de seus funcionários às redes sociais. Eu sinceramente esperava um número mais a favor das mídias sociais.

E um susto: apenas 13% dos executivos pesquisados disseram que seus planos de comunicação para crises incluem as redes sociais. Achei incrível esse dado. Tenho a impressão que as empresas estão despreparadas para crises no mundo atual.

Enfim, vale a pena ler todo o relatório. Não preciso ficar aqui resumindo o que documento mostra.

De tudo que é dito no white paper, tem uma coisa que me incomodou muito. É a velha questão de que as mídias sociais causam dispersão e distração na força de trabalho. Como venho dizendo em posts anteriores, acho isso uma balela. Minha experiência pessoal mostra exatamente o contrário. Mas não sou só eu que afirmo isso. Já publiquei um post anterior a respeito de um estudo que comprova que o acesso aumenta a produtividade. Acesse AQUI.

O documento também lista 10 importantes elementos para uma boa política de mídia social nas empresas. É um valioso material. Nesta questão eu aproveito para compartilhar o IBM Social Computing Guidelines da IBM, que pode ser um boa referência de estudo. Acesse AQUI.

No MediaPost Blogs você encontra um bom resumo do reporte. Acesse AQUI. Porém, acho que nada substitui uma boa leitura do reporte completo (ele é curto, são só 9 páginas). Sugiro imprimir para ler melhor. Acesse AQUI.
Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Mariana disse...

Acredito que a maioria das empresas ainda demore para ver as mídias sociais como aliada. Provavelmente, eles tem medo de perder o controle do conteúdo divulgado e queda na produção.

Anônimo disse...

Boa Noite Mauro Segura,

Gostaria de poder entrar em contato para apresentar um site que desenvolvi - uma Rede Social Empresarial. Através desse portal as empresas podem ter um canal de relacionamento para realização de negócios.
Um sistema totalmente voltado para relacionamento empresarial.

meu e-mail para maiores informações:
sergioricardo@fecom.com.br

Meu site:
www.fecom.com.br

Até mais.

Stelleo Tolda disse...

Mauro,

Excelente tema a ser levantado.

Apesar da necessidade de participar das redes sociais, seja monitorando ou efetivamente interagindo, os executivos tem medo de prejudicar a reputação e imagem de suas corporações. É preciso perder a mentalidade de controle absoluto da marca e abrir-se para um novo paradigma: de diálogo, de conversação, de ouvir o que a audiência tem a dizer sobre sua marca,produto, serviço.

Abraços,
Stelleo Tolda
WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...