domingo, 26 de julho de 2009

O Novo Líder

A Época Negócios (EN), edição de maio/09, publicou um longa matéria de capa chamada "Como os Líderes decidem". Quem me chamou a atenção para esse artigo foi Vinicius Feher. O material é realmente excelente e recomendo para todos aqueles que se interessam e estudam o que é liderança empresarial. Acesse AQUI.

Recorrentemente, os livros e revistas acabam caindo na vala comum de usarem CEOs de grandes empresas como exemplos positivos ou negativos de liderança. Acho isso legal, válido, mas a verdadeira liderança é aquela existente nos diversos níveis dentro das empresas. É o chefe da divisão, é o gerente de um projeto que trabalha com um time multi-funcional ou um funcionário que absorve uma tarefa importante e estratégica para empresa e consegue movimentar/alinhar os parcos recursos disponíveis para fazer acontecer. Mas também é aquele que não lidera um projeto portentoso, mas que influencia e inspira as pessoas. Esses são os verdadeiros líderes e heróis dentro das empresas.

A matéria da EN gera alguns bons "insights", como por exemplo a citação de Jean-Marc Laouchez, consultor do Hay Group: "Nas empresas com equipes de liderança efetivas, a crise ajuda a potencializar o melhor de cada um, e do próprio time. Nas demais, infelizmente muitas, a crise exarceba as tensões e as divisões. Como consequência, o CEO enfrenta um dilema: ou ser mais autoritário, de forma a tomar rapidamente as decisões exigidas pelo contexto, ou ser mais dirigente, aproveitando as pressões externas para construir uma equipe mais coesa e colaborativa, assumindo possivelmente riscos de curto prazo".

De maneira simplista, eu vejo a liderança sob 3 prismas:

INSPIRAÇÃO
O verdadeiro líder é aquele que sabe equilibrar realidade e sonho. É aquele que sabe fazer as pessoas suspirarem, quando estão todos enterrados na realidade do dia a dia. É fazer as pessoas imaginarem uma situação ou ambiente diferente, ou melhor, fazer as pessoas buscarem a construção de uma realidade diferente. É motivar as pessoas a realizarem um sonho.

CAPACIDADE DE EXECUÇÃO
Eu falei que o líder é aquele que faz as pessoas sonharem, mas de nada vale sonhar se ele não apontar o caminho. O líder é aquele que sabe "como chegar lá". É saber transformar sonhos em metas factíveis, é transformar decisões em ações concretas, e ser obstinado em realizá-las, além de ter uma capacidade incrível de remover os obstáculos. É saber equilibrar o curto prazo com o longo prazo. O líder é um obstinado por resultados.

TRABALHO EM EQUIPE
O líder gosta de pessoas. É saber que as pessoas são diferentes, tem personalidades e aspirações distintas. É saber usar o melhor de cada um e que essa pluraridade é que cria uma equipe. É adorar compartilhar e dividir responsabilidades. É fazer com que todos andem na mesma direção, orientados pelo mesmo objetivo. É fazer com que cada um entenda como o seu trabalho cotidiano colabora para a realização das metas e dos sonhos. Enfim, é fazer do trabalho em equipe um mantra.

Um antigo executivo, com quem trabalhei, me disse uma coisa que eu nunca esqueci: "contrate gente melhor que você, gente que conhece o que você não domina". Esse é um dos conselhos que carrego comigo até hoje e é um paradigma para as pessoas que buscam desenvolver sua liderança. Saber conviver com essa ansiedade e ousadia, de ter pessoas melhores que você sob seu comando, ainda é um paradigma na cabeça de muitos gestores.

Mas se eu tivesse que resumir tudo isso numa única palavra, eu seguiria o que Jean Paul Jacob vem falando quando perguntam para ele a respeito do futuro. Eu acho que nesse caso o futuro e a liderança se convergem. A palavra é COLABORAÇÃO.

CO de fazer junto. LABOR de trabalho. AÇÃO de fazer já.

No mundo empresarial, são cada vez mais raros os sonhos solitários e individuais. É época dos sonhos coletivos. É época de colaboração.


Digite seu email

Um serviço do

6 comentários:

Dienes disse...

Parabéns, um artigo fantástico!
e para quem desejar saber mais de liderança, recomendo o livro: "Paixão por vencer" de Jack Welch.

parabéns mais uma vez e obrigado.

Vinicius Feher disse...

Mauro,
Excelente post. Obrigado pela gentileza.

Um bom líder deve sempre buscar entender os anseios e as necessidades de sua equipe, além de tentar motivar constantemente a sua equipe. Você explorou bem o tema. Minha vontade é ler e reler este post por mais algumas vezes.

Um forte abraço,

Vinicius Feher

Mauro Segura disse...

Oi Vinicius. Eu é que tenho que agradecer pois você me chamou a atenção para uma matéria muito legal. Depois procurei ler mais a respeito, busquei outras fontes, ou seja, você me despertou para um tema muito bom. Demorei para escrever pois a minha agenda anda meio louca. Abração e obrigado por prestigiar o blog. Mauro.

Danilo Vivan disse...

Muito bom, Mauro!
Teus textos são tão bacanas que inclui seu blog como referência no meu.

Teteu disse...

Pincei do material da Época Negócios: “O líder é pago para formar uma boa equipe, ter a estratégia certa e enfrentar crises”. Creio que isso resuma o papel do líder. Mas como citado no post "mas a verdadeira liderança é aquela existente nos diversos níveis dentro das empresas", pois hoje todos tomam decisões, ou deveriam tomar, a toda hora e se as ações se tornarem centralizadoras muitas oportunidades se perdem.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Diego Caldeira Marques disse...

parabéns ao dono do blog, sensacionou as idéias, tem me ajudado muito em meu dia a dia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...