quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Embratel e Intelig - Inimigos mas iguais na criação

Hoje eu vi na TV um comercial da Embratel que me chamou a atenção, pois ele segue o mesmo conceito criativo de uma propaganda da Intelig veiculada intensamente anos atrás.

No ano 2000, quando a Intelig veiculou esse filme na TV, a briga com a Embratel foi parar no CONAR. A Embratel fez de tudo para tirar o filme do ar pois a pegadinha do "21" na tela a incomodou bastante. O fato é que o taxímetro antigo dos táxis (aqueles ainda analógicos... a geração Y não conhece essa quinquilharia) tinha as bandeiras, daí a expressão bandeira 2, e a Intelig se aproveitou disso para montar a tal pegadinha. Veja o filme abaixo e entenda o motivo da ira da Embratel. Preste atenção para a bandeira 2 no canto esquerdo embaixo. Veja que ela forma o número 21, dando uma mensagem subliminar de quem era mais cara.



A briga Embratel x Intelig no CONAR foi dura, mas o filme acabou não saindo do ar e virou um dos mais veiculados na TV no ano 2000. Só prá lembrar, naquele ano, a Intelig ganhou o prêmio Caboré como o anunciante do ano.

Agora, novembro de 2008, a Embratel entra no ar com um filme publicitário que, ironicamente, segue o mesmo conceito do filme produzido pela Intelig há 8 anos. Não acho que houve cópia. O que ocorreu foi uma grande coincidência criativa, que acaba colocando os dois filmes em patamares muito parecidos. Veja abaixo o filme da Embratel.




Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Mauro!
Costumo acompanhar as campanhas desde de sempre...(adooro!) e me lembro bem dessa!
Sou capaz de apostar que não foi cópia da Embratel, apesar do filme ter exatamente o mesmo conceito criativo, que, aliás, é muito bom e mereceu o Caboré!

Recorrentemente, observo que existe uma grande similaridade entre as peças publicitárias de tempos em tempos. Mas esse caso, especificamente, me pareceu muito mais uma busca do publicitário aos alfarrábios do que "tendência" publicitária (Coloco tendência entre aspas, porque acho terrível assistir filmes que remetem claramente à outras campanhas no ar com a desculpa de que é uma tendência.)

De qlr forma, conscidência ou não, me diverti à beça!

p.s.: Parabéns pelo blog... Esbarrei nele por acaso ao buscar infos sobre comunicação interna/blogs nas corporações e me surpreendi ao identificar o autor. Já fuxiquei um pouco, mas já vi que tem bastante coisa interessante prá ler.

Um beijo, Cris

Mauro Segura disse...

Oi, Cris. É muito muito muito (vários muitos)legal ter você visitando meu blog. É uma honra. Sou entusiasta das novas mídias sociais (como blogs) nas empresas. É um caminho sem volta. Quem entrar primeiro, certamente vai colher os frutos mais cedo. Beijos enooormes. Visita mais meu blog, rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Claro que eu visito! Eu já ia visitar, mas com esses (vaaários muitos), só vou querer saber do seu BLOG! rsrsrs...

A honra é que é minha. Muita coisa boa por aqui, hein. Mais uma vez, Parabéns!

Me conta tudo? Que vc tá na IBM eu já sei...

Muitos beijos, Cris.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...