domingo, 27 de dezembro de 2015

Quem vale a pena seguir no Facebook?



Um dos grandes lances do Facebook é permitir você seguir pessoas que ajudem, de alguma forma, a você se tornar um ser humano melhor. Não estou falando daquelas pessoas que publicam fotos do café da manhã ou que meramente reproduzem o que leem no jornal ou vídeos engraçados do YouTube. Estou falando de pessoas interessantes, que contam histórias legais, que colocam minhoca na sua cabeça, que compartilham pontos de vista diferentes, que provocam reflexão, às vezes até desconforto, e que geram valor. Saber selecionar essas pessoas tornará o uso do Facebook uma experiência melhor e mais prazerosa.

Na minha jornada nas mídias sociais aprendi que vale a pena seguir pessoas que pensam diferente de mim. Isso é diversidade na veia. Gera incômodo, mas me transforma num indivíduo melhor, desafiando meus preconceitos e até algumas crenças. Um dos melhores exemplos pessoais que tive, e tenho, foi com Tico Santa Cruz. Certamente somos muito diferentes, não concordo com a maioria do que ele fala e como se posiciona, mas segui-lo no Facebook é um exercício de aprendizado contínuo, mesmo que seja para discordar integralmente de tudo que ele publica.

Para provocar você a buscar novos interlocutores, compartilho aqui nove personalidades que merecem ser seguidas por você no Facebook. Faça um test drive. Eu sei que você terá vontade de chutar a canela de alguns deles.

Ricardo Boechat
É uma delícia seguir o Boechat. Ele mistura a sua rotina pessoal com a profissional, de forma divertida e muito genuína. Conta algumas confidências. Sai da postura de âncora excepcional para a posição de um ser humano como a gente, com virtudes, manias, dificuldades e diversão. É divertido ver as fotos de suas filhas no balcão do jornal da Band.

Tico Santa Cruz
Ele conversa sobre suas posições e pontos de vista a respeito de vários temas, especialmente sobre a situação do País. É sincero, tem posição, participa dos diálogos e sabe argumentar. Não é por acaso que tem quase dois milhões de seguidores. Sigo ele mesmo não concordando com tudo que escreve. A linha de comentários dele muitas vezes se transforma num campo de batalha.

Luciano Pires
Está sempre nos fazendo pensar. É muito atuante no Facebook, comanda o famoso podcast Café Brasil e gosta de provocar as pessoas. Ele costuma compartilhar notícias da atualidade agregando os seus pontos de vista. É mandatório segui-lo, mesmo que você não concorde com ele em tudo.

Mentor Neto
É um fenômeno recente. É uma delícia segui-lo, parece estar conversando no pé de ouvido com você. Escreve textos belíssimos, divertidos, misturando realidade com ficção. Mas, cuidado, ele não tem piedade em bloquear gente chata.


Cora Ronai
É imperdível. Suas reflexões, algumas profundas, misturadas com pitadas do cotidiano, são sempre valiosas. Ela ainda oferece um bônus para seus seguidores publicando os textos de sua coluna do jornal. Adoro a cobertura de suas viagens. Não perca as fotos e os gatos. Vale segui-la também no Instagram.

Ethevaldo Siqueira
Pitadas de alta tecnologia, sempre bem escritas e com um nível de profundidade na medida certa. É mandatório para quem gosta de estar por dentro das novidades tecnológicas, especialmente sobre o espaço sideral. É apaixonado por música clássica.

Carlos Osório
Ele é Secretário de Transportes do Estado do Rio. Sabemos que sua presença no Facebook tem um viés político, mas é legal como ele descreve o seu dia a dia, parece estar sempre prestando contas para a população. Sempre publica fotos do cotidiano (tiradas por alguém, raramente por ele próprio), quase sempre numa atividade com alguém do povo. Só não gosto do tom sempre otimista, mas é um exemplo de um político que utiliza bem o meio, mesmo sabendo que ele tem uma assessoria por trás fazendo o serviço.

Romário
Você pode não gostar dele. Sim, ele é polêmico, muuuuito polêmico, mas ele se posiciona no Facebook, às vezes com ironia, mas é um político que adotou as mídias sociais como um meio de comunicação com o seu eleitorado e sabe usar muito bem.


Flavio Gikovate
Estar no divã com Gikovate é interessante, mesmo que de vez em quando o devaneio vá além do nosso entendimento. Ele compartilha reflexões e pequenas pílulas do comportamento da sociedade atual. Vale seguir.



E você? Quais são as personalidades que segue nas mídias sociais? Compartilha comigo.


Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...