quinta-feira, 11 de junho de 2015

IBM Watson aprendeu todo o conteúdo do TED e responde as suas perguntas mais complexas


E o Watson comeu o TED. Calma, calma, vou explicar.
O TED Talks é um manancial incrível de conteúdo onde pensadores, acadêmicos, personalidades, influenciadores e até pessoas comuns compartilham seu conhecimento, percepções e experiências sobre qualquer coisa, seja uma escalada ao Everest, um reflexão sobre o significado da felicidade ou os segredos da mente humana.  O desafio é que o conteúdo é tão rico e tão vasto, que existe uma dificuldade incrível de encontrarmos conteúdos específicos sobre determinados temas no meio de milhares de vídeos.

Por outro lado, o Watson é um sistema de computação cognitiva da IBM, o conceito mais avançado de inteligência artificial hoje existente, que não apenas atende comandos, mas aprende continuamente de forma cumulativa, sobre qualquer tema e em qualquer base. O Watson interage com as pessoas na linguagem delas, ou seja, na linguagem natural, sejam tweets, textos, artigos, estudos e relatórios, que somados compõe quase 80% de todos os dados existentes no mundo.

A novidade é que um time da IBM colocou o Watson para analisar o conteúdo de quase 2 mil vídeos do TED Talks. Tal trabalho gerou um protótipo de ferramenta que foi apresentado no evento World of Watson ocorrido em New York no dia 5 de maio.

O Watson "aprendeu" todo o conteúdo do TED Talks, "organizou-o mentalmente" e se tornou íntimo de cada speaker. O protótipo é capaz de responder perguntas e percorrer o conteúdo do TED Talks indicando trechos dos vídeos que sejam relevantes e que respondam à pergunta realizada. O resultado é uma sucessão contínua de trechos de palestras, um atrás do outro, como se fosse um "mashup" de apresentações do TED refletindo sobre a pergunta em questão.

A ferramenta também apresenta uma linha do tempo dos conceitos discutidos em cada palestra e a visualização dos dados que mapeiam a conexão de todas as conversas. Veja a demo abaixo para melhor entender o projeto. O programa está sendo testado por um grupo limitado de usuários e poderá ser oferecido publicamente nos próximos meses.


 
O projeto do Watson com o TED é uma pequena degustação do que veremos num futuro próximo. Sistemas de computação cognitiva mudarão a sociedade.

O vídeo abaixo de pouco mais de dois minutos sumariza bem o potencial dessa tecnologia.
 

 
Sistemas de computação cognitiva e inteligência artificial ajudarão a responder perguntas simples e complexas, serão importantes para a tomada de decisão nos mais diversos segmentos e permitirão o desenvolvimento do conhecimento humano de forma acelerada. Em alguns casos, tais sistemas atuarão como uma espécie de assistente virtual, provendo orientação, tirando dúvidas, nos ajudando a estudar ou conhecer e entender determinados temas. A fonte de pesquisa poderá ser a base do conhecimento gerada pela sociedade ao longo do tempo que hoje está dispersa pela internet na forma de textos, imagens, áudios, vídeos e outros formatos. Como falei, o projeto do TED é um exemplo aparentemente simples do que está por vir. A interação dos seres humanos com tais sistemas cognitivos poderá ser feita via smartphones, wearables ou qualquer dispositivo via internet das coisas. O impacto em nossas vidas será enorme. Solte a imaginação e descubra que estamos diante de um mundo completamente novo pela frente.

E aí? Quer participar do pré launch do projeto Watson para o TED?
Acesse  http://watson.ted.com/ e se inscreva

Veja o vídeo abaixo de apenas 10 minutos para conhecer um pouco mais profundamente sobre o Watson. É realmente imperdível !!!
 




Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...