quarta-feira, 26 de março de 2014

Vem aí a escova de dentes conectada

Muito se fala que nossas vidas estão sendo drenadas pela internet. Estamos o tempo todo conectados às mídias sociais, com os smartphones nas mãos e pendurados em qualquer dispositivo ligado à internet, mas esta é apenas a parte visível do iceberg. Estamos no início da era da internet das coisas, onde objetos e dispositivos a nossa volta estarão conversando entre si através da internet e conectados a grande bases de dados, redes e sistemas. Tais dispositivos estarão funcionando com vida própria, tomando decisões e muitas vezes agindo sem a interferência humana. O intenso nível de miniaturização e da nanotecnologia está permitindo que cada vez mais pequenos objetos possam interagir e se conectar. Carros conectados, roupas inteligentes, eletrodomésticos que se interagem, etc. Tudo começa a se tornar realidade.

A novidade que vem por aí é a escova de dentes conectada à internet. Criada pela P&G para a Oral-B, a nova escova cibernética usará bluetooth para se conectar a um aplicativo que estará rodando no smartphone. O seu dentista ajudará você a programar adequadamente o aplicativo para que você tenha a escovação mais adequada, atendendo áreas de sua boca que precisam de mais atenção. E, melhor, a escova orienta em "real time" a sua escovação, provendo conselhos customizados para você a cada escovação, como sugerindo ao usuário a escovar mais determinadas partes da boca ou diminuir a pressão da escova sobre os dentes se você estiver exagerando na força. Você também poderá competir com sua família para ver quem escova melhor. Testes mostraram que a escova aumentou a escovação de menos de 1 minuto de duração para mais de 2 minutos. Veja a foto reproduzida do daymail.co.uk que resume bem as capacidades do dispositivo.

Será que precisamos mesmo disso? Será que precisamos ter aparelhos a nossa volta nos monitorando e dizendo o que fazer, para onde ir e vir? O Waze nos diz o caminho, o Whatsapp nos interrompe no melhor do almoço e o Tinder diz com quem devemos estar. Daqui a pouco estaremos todos usando Google Glass, iWatch, Galaxy Gear, computadores de orelha e, até quem sabe, Smarty Ring. Poderemos chegar num ponto em que não teremos mais vida própria e livre arbítrio, porque sempre teremos algo para nos orientar o que fazer, sempre com recomendações racionais e baseadas em fatos e dados coletados. Viver pode ficar mais chato e burocrático.

Enfim, está interessado no novo brinquedinho para botar na boca? O preço ainda não está definido, mas a nova escova deverá custar entre 200 e 300 dóláres. Sorriso bonito sempre custou caro, mas conectado a web é muuuuuito mais caro.



Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...