sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aniversário de 5 anos de blog

Quando criança eu escolhi o 5 como o meu número da sorte. Não lembro o motivo, mas provavelmente eu devo ter sido bastante influenciado pelo Mach 5 do Speed Racer. Eu era fã (ainda sou!!) do Speed. Desde então, tudo que leva o número 5 tem a minha preferência.

Enfim, hoje é um dia especial. É o dia do 5. Exatamente hoje o blog A Quinta Onda completa 5 anos de vida! :)

Foram mais de 400 posts e mais de 1600 comentários. Em alguns momentos o blog alcançou mais de 2 mil visitantes únicos por dia. Boa marca, né?

O blog começou como uma aventura com data marcada para terminar. Minha expectativa era que seria algo com vida curta e pouco interessante, algo entre 5 e 6 meses. O objetivo por trás dele era conhecer a blogosfera, desenferrujar a minha escrita e me forçar a separar um tempo diário para aprender coisas novas. Eu não sou escritor, nunca ousei sequer pensar em escrever um livro, mas achei que um blog poderia ser uma boa tentativa para desenferrujar meus dedos. A verdade é que depois de 5 meses eu já estava fascinado pelas redes sociais e pelo network que montei em tão pouco tempo.

Publiquei os primeiros posts, mas fiquei quietinho. Falei do blog para poucas pessoas. Eu estava inseguro de escrever minha opinião sobre temas do ambiente de trabalho, até porque minha percepção era de que eu não teria coisas tão interessantes para falar. Simultaneamente, comecei a separar um tempo para navegar aleatoriamente na blogosfera, procurando blogs que falavam de temas similares aos meus. A surpresa não tardou a acontecer. Descobri que alguns blogueiros estavam colocando links para meus posts, ao mesmo tempo em que eu colocava links para os deles. Comecei também a receber alguns comentários de desconhecidos em meus posts. O interesse aumentava a medida que publicava posts sobre temas polêmicos, especialmente quando eu fazia perguntas ou contava casos. Nestas situações ocorria do meu blog ser bastante referenciado por outros blogs, surgiam blogueiros comentando meus links e abordagens. Eu fazia igual. Descobri que alguns blogueiros eram muito bons e me ajudavam a responder a determinadas perguntas onde eu não tinha uma clara resposta ou ponto de vista. Sem me dar conta, eu já estava desenvolvendo uma conversa e já tinha uma rede de relacionamentos estabelecida, que crescia dia a dia. Eram conversas esparsas, onde a dimensão do tempo e da distância física eram irrelevantes, mas conversas riquíssimas com pontos de vista diferentes, muitas vezes até conflitantes, com pessoas de diferentes formações, interesses e conhecimento.

Este ambiente, aparentemente caótico de troca de conhecimento, me fascinou e eu descobri que já estava absolutamente contaminado e viciado pela blogosfera. O termo “caótico” é muito pertinente, pois a sensação é esta mesma; todos podem falar como e quando quiser, e todos podem ouvir o que quiser, quando quiser. Com apenas seis meses de blog, eu já estava encantado com tudo aquilo. A blogosfera é maravilhosa pois as pessoas se organizam em torno interesses comuns. As redes sociais me parecem um passo além dos blogs, mas minha visão é que a rede de links e referências existentes em blogs interconectados formam uma verdadeira rede social.

Enfim, se você é frequentador do blog, eu agradeço o seu tempo e interesse, é isso que me motivou a manter o projeto e compartilhar opiniões pessoais. Se é a primeira vez que chega aqui, então aprecie e vasculhe bastante. Tem coisas bem legais escritas meses e anos atrás que continuam super atuais e relevantes. Obrigado pelo carinho.



Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

17 comentários:

Anônimo disse...

Mauro, parabéns por essa conquista!
Poucas pessoas conseguem manter um blog por tanto tempo com conteúdo tão relevante e interessante! Que venham muitos anos pela frente! Fabi Galetol

Wanderley Augusto disse...

Mauro, parabéns pelo blog, já está nos favoritos faz tempo. Seja direto no blog, seja pelo Facebook.

E o número 5 também é meu preferido, assim como seus múltiplos ... e coincidência, o número que tenho que digitar abaixo para postar o comentário é 25 ! Parabéns !

Wanderley Augusto

Suzie Clavery disse...

Parabéns, Mauro! O blog é muito bom e eu já era leitora assídua mesmo antes de ser IBMista. Depois de te conhecer pessoalmente e ver que você além de um ótimo profissional é humilde, respeita opiniões, tem vontade de aprender e muito a ensinar, me deixou ainda mais feliz de saber que pessoalmente você também é uma pessoa admirável, assim como profissionalmente. Que venham mais 5, 10, 15, 20 anos de blog ou qualquer outra mídia que surja das novas tecnologias e que te permita expor suas ideias e pensamentos para trocar experiências com outros profissionais do mercado. Parabéns! Um grande abraço, Suzie Clavery.

Unknown disse...

Mauro, parabéns!! 5 anos é um tempo de boa maturidade para um blog :-) Os temas são sempre pertinentes e esse diálogo qeu você comenta é uma das coisas que mais gosto na blogosfera tb.

Foi incrível ler que você teve dúvidas se teria coisas interessantes para falar. Juro que pensei, como assim? você?? hahahaha
Bem, está claro que tem e muita. E talvez essa dúvida que ajude, pois você pondera e pesquisa.
E que venham vários anos para o blog!

Isabel Campos disse...

Parabéns, Mauro, pelos 5 anos!!! Para quem trabalha com comunicação, seu blog é leitura indispensável!! abs, Isabel Campos - In Press/Brodeur

Anônimo disse...

Mauro, nota 10 para você. Não, nota 5... já que é o seu número da sorte :)
Que venham mais 5... e mais 5... e mais 5... e que tenha muitas inspirações (e inquietudes) para continuar chacoalhando seus leitores com seus comentários!
Sucesso, bjs!
Mari

Fábio Gandour disse...

Caro Mauro,

Não há outra forma adequada de começar este comentário a não ser te dando os parabéns ! Pela dedicação, paciência e sobretudo persistência. Eu mesmo abri um blog que teve um só post, o primeiro. E nunca mais escrevi nada. Ao longo deste tempo, refleti bastante sobre a minha atitute, já que não sou de fugir dos desafios e de gostar de escrever. Pego uma carona na comemoração dos seus 5 anos de resistente blogação e divido com os seus leitores um pouco das minhas conclusões. Algumas conclusões são, de fato, reclamações porque... ando meio reclamão.
Começo dizendo que não abri o blog porque queria abrir um blog. Não sentia aquele querer do verbo "tô muito a fim !". Abri o blog porque pediram e insistiram para eu fazê-lo. E este foi certamente, o primeiro erro.
Depois, nunca consegui conviver confortavelmente neste mundo de "snack culture", onde mesmo que você passe horas para criar um conteúdo, o máximo que vai ter de volta são dissílabos desconectados de uma língua exótica, que pretende parecer Inglês. Bem, como disse aí atrás, ando meio reclamão...

E de carona no seu 5o. aniversário, aproveito para evocar uma questão futura, de uma época em que eu não estarei mais enfeitando a superficie do planeta. Assim: em um contexto onde conteúdo é cada vez mais importante, a quem pertence o conteúdo do AQO ? A você ? Aos seus descendentes ? A um repositório único de toda a cultura universal ? Pois é meu caro, nenhuma destas 3 instâncias anteriores são proprietárias do conteúdo que você criou ! Mas ele segue lá, em uma infra-estrutura que custa algum dinheiro para alguém. E se alguém paga, alguém recebe o pagamento. Já pensou nisto ?

Sucesso nos próximos 50 anos !
Você merece.

Mauro Segura disse...

Obrigado Fabi pelo carinho e pela mensagem. Este é um projeto que trato com carinho, mas confesso que cada vez é mais dificil mantê-lo. Abcs.

Mauro Segura disse...

Valeu Wanderley. Não sabia que o número 5 também era o seu favorito. Obrigado pelo incentivo e por me acompanhar nas redes sociais. Abcs.

Mauro Segura disse...

Puxa Suzie, que mensagem carinhosa. Obrigado pelo elogio exagerado. O blog tem sido uma experiência admirável e com incentivos como este é que consigo levá-lo pra frente. O blog já me deu um aprendizado enorme e me permitiu conhecer pessoas incríveis. Abraços.

Mauro Segura disse...

Paula. Obrigado pelo carinho. O maior valor do blog é o diálogo e as pessoas incríveis que você conhece no mundo virtual. É isso que me faz manter o blog e não o conteúdo que eu escrevo. Confesso que aprendo mais do que eu compartilho. Muito obrigado pelo incentivo. Abcs.

Mauro Segura disse...

Isabel. Puxa, será que é leitura indispensável mesmo? O maior valor no mundo dos blogs é você encontrar aqueles que realmente compartilham experiencias, percepcoes pessoais, visão única sobre alguma coisa e que estejam dispostos desenvolver novas relações. Essa é a essência com este blog. Procuro sempre não ser passivo, e sim ativo colocando minha visão e minhas opiniões. Obrigado pelo carinho. Abcs.

Mauro Segura disse...

Que bom, Mari. Preciso sempre de incentivo pois o projeto do blog está dificil de levar. Falta tempo. Por outro lado ele é essencial para que eu continue desenvolvendo um network de valor e que continue aprendendo coisas novas e diferentes do meu circulo profissional tradicional. Esse é o pulo do gato do blog.
Obrigado pelo carinho. Abcs.

Mauro Segura disse...

Grande Fabio. Lembro bem de seu blog... você tem razão em suas reflexões sobre o seu e o meu blog. Mas quero registrar aqui que o meu blog surgiu e tem sido mantido com base em algumas verdadeiras inspirações. Vocé é uma delas. Não estou falando apenas de conteúdo, mas de comportamento, estilo, forma de se expressar e comunicar, presença pública e no palco. Cuidado, hein? Você está sendo filmado, ôpa! observado. Agradeço muito o seu incentivo e aconselhamentos, o que sempre busco nos momentos de necessidade e você me atende com atenção total. Um grande abraço por tudo.

Best US$ 30 Wine disse...

Oi Mauro,

Parabéns pelos 5 anos! Me lembro até hoje que ao chegar ao time de marketing entre as primeiras perguntas que você me fez foi: você tem um blog? E claro a resposta foi não - e mais que imediatamente ao invés de questionar o "porquê não?!" você disse: cria um! de forma desafiadora. Eu fiquei receoso como me aventurar neste mundo, sobretudo pois não tinha a mínima ideia sobre o que falar. Troquei ideias com algumas pessoas do time outra série de iterações com você e por fim surgiu o Best US$30 Wine (http://bestus30wine.blogspot.com.br/). Resultado, nos primeiros 3 meses (2010) foram 22 posts. Em 2011, peguei o gosto e foram 103! O ano de 2012, foi desafiador e caiu para 48...e 2013 estou com minguados 3 posts! Parece que estou parando, mas ao contrário estou amadurecendo! Antes eu postava sobre detalhes tão específicos de um vinho como forma de ser minha memória mas isto me abriu portas para participar de degustações de vinhos, conhecer importadores e claro virar uma referência em vinhos. A verdade é que eu continuo a tomar vinho, apenas não faço tantos posts.

O que aprendi com a AQO? Blogs são uma plataforma de colaboração caótica onde tão importante quanto postar (ser seguido) é ler posts (ser seguidor). Ainda continuo com os vinhos de US$30 Wine mas agora com a experiência de como usar os blogs a meu favor para fins profissionais.

Obrigado pelo ensinamento, e que venham outros 5!!!!

Abs
LE

Mauro Segura disse...

Valeu LE. Eu confesso que acompanhava o seu blog, mas com a performance de 2013 a coisa foi parando :) A questão não é manter um blog, mas sim experimentar a aprender com isso. Isso sim é que vale!! Abraços e obrigado pela mensagem pessoal e muito carinhosa. Mauro.

Daniela Palladino disse...

Sou recém chegada à IBM e gostei muito da idéia de ter um blog onde eu possa ler (e comentar) e me inteirar no ambiente! Parabéns pelos 5 anos e que venham mais 5, 10, 15 e tantos múltiplos! Sucesso!
Daniela Palladino.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...